Os assuntos do momento

>> sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago. Falece um dos grandes escritores portugueses do século XX. Prémio Nobel da Literatura, autor de grandes obras que continuarão a ser estudadas nas nossas escolas. Que Descanse em Paz.

Mundial. França a definhar, como eu já tinha previsto. Espanha sem confirmar as melhores expectativas, como também já tinha afiançado. Desilusão verdadeira a Inglaterra. O empate italiano, julgo que se relaciona mais com o pragmatismo inerente ao futebol italiano do que com uma putativa desilusão. Brasil vence sem convencer. Argentina pratica o melhor futebol do mundial. Alemanha perdeu o Gás. Holanda longe da laranja mecânica a que nos habituou. Portugal, no mesmo registo da fase de qualificação.

Ainda a Greve dos Enfermeiros. Dá vontade de dizer o que é querem? Todos os estudantes de todos os cursos quando começam a trabalhar iniciam a sua carreira ganhando pouco. Os licenciados em Direito, para dar o exemplo de um curso cuja exigência é superior ao curso de enfermagem, começam a sua carreira a ganhar por vezes menos do que aquilo que é reivindicado pelos enfermeiros. Conheço pessoas que foram os melhores nos seus cursos e mestrados, na área de económicas, que recebem cerca de 1000 euros. Começa a soar a arrogância esta greve. Mais, soa a uma total insensibilidade. Tenho conhecimento de casos, em hospitais públicos, de recusa em dar informações por parte de enfermeiros, derivado a esta greve estapafúrdia. Isto, depois da intenção de se fazer greve na altura da Páscoa, para “causar mais prejuízos” dá vontade de tabelar os ordenados num valor ainda mais reduzido. Felizmente, acredito que apenas uma parte pense desta forma. Aliás, a greve teve cerca de 45% de pessoas que não aderiram, o que mostra alguma sensatez no meio de tudo isto.

Passar do 8º para o 10ºano. Apenas 13 alunos a tentarem esta opção. Já se sabia que iriam ser muito poucos. Neste ponto, acho francamente que se está a dar mais importância ao assunto do que aquele que ele realmente tem. Não se trata de passar alunos do 8º para o 10º ano arbitrariamente. Estamos a falar de pessoas que já fizeram 5 anos de ensino Básico (no mínimo) e que têm que se sujeitar a uma bateria de exames. Para mim a solução até pode ser admissível, mas se os alunos forem aprovados em exames com matéria do 9ºano. Da mesma maneira que um aluno na Universidade pode não ir a nenhuma aula de um ano mas fazer os exames e passar. A mim preocupa-me muito mais que em exames do 4º ou 6º ano se peça aos alunos para fazer contas de somar. O nível de exigência é baixíssimo. Claro que esta solução também não é boa. Não concordo com ela. Simplesmente é dentro de um sistema de educação que pelo menos até ao 12ºano deixa muito a desejar, um mal menor e que irá ter pouca implicação prática.

JSD. Muito boa iniciativa da CPN, relativamente à Formação Sub-18. Tem sido um trabalho importantíssimo, que revela sensatez e uma acção política abrangente. Vimos em Cascais, Passos Coelho a participar dessa acção de formação, numa política de proximidade com os jovens. Parabéns à CPN.

Nota Musical. Hoje ouvi Valete, um artista português. Está nos antípodas da minha “onda” musical, que é mais Jazz como vocês sabem. Mas gostei. Várias das músicas, com um intuito pedagógico. Uma, Roleta Russa, tem uma mensagem muito importante para os jovens, acerca das doenças sexualmente transmissíveis. Não temos que passar as mensagens importantes só com discursos polidos e folhetos coloridos. Temos, essencialmente, é de passar a mensagem.

0 comentários: