Bênção das Fitas

>> sábado, 15 de maio de 2010

Excelente momento. 7.000 finalistas, num cerimónia cheia de cor, alegria e sentimento de dever cumprido. Quanto a mim, a parte que mais gosto é ler as fitas. É uma boa oportunidade para termos uma ainda melhor percepção do impacto que provocamos nos outros e quais os traços de personalidade que mais ressaltam em nós. Na esmagadora maioria das fitas, existiram dois que foram repetidos. Capacidade de Trabalho e uma correcção e verticalidade muito grandes. É fantástico, ser reconhecido pelas pessoas, como alguém de bem, sério. É igualmente uma enorme responsabilidade que tenho, para não defraudar essas expectativas.

Não há satisfação maior, do que sermos considerados por todas as pessoas, ou uma maioria imensa delas, como pessoas sérias de carácter e com valores. Isso vale muito mais do que uma eleição ganha ou outras tretas do género. E portanto, nenhuma hesitação deve existir quando somos confrontados a fazer uma escolha desse género.

Porém, ainda faltam alguns meses para concluir o curso. Todo um período de exames, melhorias, recurso se for necessário. Uma batalha complicada, em torno de um objectivo difícil, mas com a ajuda de Deus, alcançável. No fim, então sim, total sentimento de dever cumprido. Agora, até ao final, finalzinho, vários momentos vão assinalando o fim de um percurso, de uma etapa e de um ciclo. A Viagem de Finalistas, agora a Bênção. Para a semana o Baile. Na outra, a última mítica festa da Cerveja enquanto aluno daquela casa. Mais tarde, o diploma. Foram quatro anos absolutamente fantásticos, numa casa a que devo muito. Ensinou-me muito e deu um contributo fundamental para ser o homem que hoje sou.

E palavra para todos os seres humanos fantásticos que me apoiaram e incentivaram nesta luta. Desde os meus pais que tiveram importância tremenda na escolha do meu curso, uma das melhores decisões que tomei em toda a minha vida, aos vários familiares e amigos que sempre foram apoiando. E palavra também para aqueles que duvidaram. Até para os que criticaram. Todos foram importantes e me deram força para conseguir chegar e estar em condições de concluir de forma brilhante o curso.

É uma sorte rodear-me também de pessoas com imensos valores. E, daqui a pouco tempo, daremos provas disso, noutras coisas, noutros lugares. De correcção, desprendimento. Sou absolutamente obcecado pelos valores. Pela honestidade. E disso, não abdico.

Mas hoje é dia de festa! Festejemos.

6 comentários:

Ana Mendonça 16 de maio de 2010 às 22:33  

É de facto uma benção! Benção poder ver o menino de calção branco e camisa aos quadradinhos que um dia foi para a escola com um olhar confiante e a determinação de quem queria aprender a lêr sózinho os livros da Rua Sésamo,hoje poder, com orgulho, colocar a capa negra sobre os ombros e gritar FDL! Já tive oportunidade de te dizer mas volto a repetir que é para mim um enorme orgulho ser mãe de um filho como tu!
Parabéns por uma mais um apeadeiro, o comboio esta prestes a chegar à estação. Foste, e és um excelente maquinista,soubeste sempre conduzir por carris direitos e paralelos. Paralelos com os valores e principios que tem pautado a tua vida é por isso que não podia deixar de te dizer:
"não mudes nunca, com pessoas assim o mundo gira melhor"

Tiago Mendonça 17 de maio de 2010 às 17:16  

Jorge,

Simplesmente, obrigado! :)

Mummy,

Muito obrigado pelas palavras. É também um orgulho muito grande ter uma mãe como tu. Quanto aos valores, os mesmos foram incutidos na educação que tive, precisamente, quando não conseguia ler os livros da Rua Sésamo sozinho :)

Pedro Mendonça 18 de maio de 2010 às 17:31  

FILHO QUERIDO. Nunca me enganaram ;)

Tiago Mendonça 18 de maio de 2010 às 19:28  

AH AH AH !!!! Nem pensar...Pedrinho é que é o nome mais bonito do mundo ;)

Pedro Mendonça 18 de maio de 2010 às 21:23  

Desculpe senhor deputado, mas isso não está correcto. Se estiver atento às últimas declarações percebe que está errado. Está completamente enganado (TOMA TOMA TOMA)