Notas Várias

>> terça-feira, 16 de março de 2010

Não consigo compreender porque os quatro candidatos à liderança do PSD não se pronunciaram durante o Congresso, relativamente, à alteração estatutária que prevê sanção para quem publicamente ataque o líder do partido em vésperas de eleições. Tiveram oportunidade e nada disseram. Mais, se qualquer um deles, em especial Rangel ou Passos Coelho tivesse indicado que considerava que a proposta deveria ser recusada, quase que garanto, que a proposta não passaria porque muitos delegados votariam de acordo com a indicação dada pelo seu candidato. É mais uma artimanha do PS, para se desviar as atenções, nomeadamente, do aumento de impostos (de forma mascarada) com o novo PEC. Os candidatos não deveriam contribuir com lenha para essa fogueira.

Greve dos Enfermeiros no final do mês. Da mesma maneira que critiquei a greve dos pilotos, critico agora a Greve dos Enfermeiros. Por razões diferentes. Não se pode comparar as condições salariais dos pilotos, relativamente, aos enfermeiros. Nem a lógica de, uma empresa em dificuldades não poder suportar os prejuízos astronómicos de uma greve como é a greve dos pilotos da TAP, se adequa aqui. Acho bem que os Enfermeiros se manifestem pelas suas causas (embora eu possa discordar das mesmas). Se consideram que a Greve é o melhor caminho, que a façam. Agora, estamos a falar da Saúde e da vida das pessoas. Escolher a Greve para a altura da Páscoa, com o intuito de fazer maior moça prejudicando assim, de forma directa, as pessoas e, inerentemente, a sua saúde e própria vida, é macabro e não condiz com a condição que a classe apregoa. Uma coisa, é uma greve na recolha do lixo, que deixa o Lixo por recolher durante dois dias, ou uma greve nos CTT que provoca que as cartas não cheguem aos destinatários nos dias acertados ou numa qualquer empresa, provocando-se prejuízos económicos. Outra coisa, é fazer Greve na Área da Saúde onde o prejuízo é a vida e a saúde das pessoas. Faze-lo, nos dias em que existe maior “movimento” é surreal.

Quanto ao Futebol, no fim-de-semana, todos ganharam. O Porto, ganhou por 1-2 frente à Académica, num jogo onde voltou a passar muitíssimas dificuldades. O Braga, com o habitual golinho, somou mais três pontos e faz com que o próximo Benfica – Braga seja absolutamente decisivo. O Benfica, tinha um jogo complicadíssimo na Choupana e apesar da penalidade desperdiçada conseguiu importantíssimos pontos para jogar com outra tranquilidade ante o Braga. O Sporting, após 20 minutos demolidores ganhou 3-1 ao Guimarães. Paulo Sérgio fala de penalty’s não assinalados, mas não vi o resumo. Vi os golos do Sporting, o primeiro é escandalosamente ilegal, mas, em compensação, o Sporting quando estava a ganhar 2-0 marca um golo que é, igualmente, escandalosamente anulado. Com este resultado, acho que o 4ºlugar já não fugirá ao Sporting. Jornada Europeia em Perspectiva: Sporting, com claras hipóteses, jogando no seu terreno, favorito até. Benfica, em maus lençóis, ante um poderoso Marselha e com necessidade de marcar. E marcar cedo, digo eu. Final da Taça da Liga no Domingo, Porto na máxima força, Benfica com necessidade de gerir plantel. Por isso, Porto favorito. Vamos ver o que é o Benfica pode fazer!

5 comentários:

SD 17 de março de 2010 às 10:13  

Passos Coelho podia ter votado contra mas absteve-se, sendo que toda a gente viu pela televisão que os seus maiores apoiantes votaram a favor. É um registo. Nada bate certo nesse senhor, jamais votaria nele.
Rangel disse logo que não proporia, não votou e é coerente!
O PSD com Passos Coelho vai oferecer ao país um outro Sócrates pior do que Sócrates...

Tiago Mendonça 17 de março de 2010 às 14:32  

Rangel, só foi o primeiro a dizer que era contra, porque foi o primeiro a ser entrevistado cá fora, após o terminus dos trabalhos.

Para além disso, Rangel, tal como Aguiar Branco, poderiam-se ter pronunciado sobre a temática nas duas intervenções.

De qualquer forma, acho que é um assunto esgotado.

Não subscrevo, obviamente que Passos Coelho seja pior que Sócrates. Considero que qualquer um dos três candidatos são melhores que Sócrates. Respeito todos e valorizo o serviço que todos prestaram ao partido.

António Lopes da Costa 17 de março de 2010 às 14:55  

Tendo em conta a situação política actual, qualquer candidato é melhor que Sócrates.
Sobre a lei da rolha, creio que não foi feita em tempo oportuno, mas, no meu entendimento, sem oportunismo, tem vantagens, na medida em que o foco, a dois meses das eleições não pode continuar a incidir em afirmações pouco éticas de militantes, como aconteceu nestas últimas eleições e nas penúltimas.
É a minha opinião.

Tiago Mendonça 17 de março de 2010 às 15:35  

Concordo António, qualquer candidato é melhor que Sócrates.

Sobre a alteração estatutária, também a considero boa. Escreverei a minha opinião sobre a pretensa inconstitucionalidade, daqui a uns dias.

António Lopes da Costa 17 de março de 2010 às 17:02  

Esperarei mais uns dias para a ler com atenção.

Um abraço