David e a sua ONGA

>> quarta-feira, 10 de março de 2010

São raras as vezes que “uso da palavra” para falar de pessoas aqui no Laranja Choque. Prefiro sobretudo falar de ideias, e abro hoje uma excepção, porque considero justo reconhecer o mérito e a qualidade das pessoas. Para além disso, cumpre dar nota de uma grande ideia, pelo que, dessa forma, não me afasto da linha “editorial” que digo aqui no Laranja Choque.

O David Silva é militante da JSD/Oeiras e é, indubitavelmente, a pessoa que milita na JSD que mais ideias exprime e mais obra concretiza em matéria de Ambiente. O Ambiente, bandeira política, que tantas vezes é tida como uma bandeira de esquerda, é uma causa transversal a toda a sociedade, pelo que, inerentemente, é também uma causa importante para a juventude Portuguesa.

O David é especialista em matérias ambientais, e agora que iniciou a sua formação superior, procura aprofundar ainda mais esses conhecimentos. E precisamente o exemplo de militante, ou seja, quando tantas vezes falo do que deve ser a postura na JSD, poderia dar o nome do David como exemplo: Alguém extremamente qualificado, que empresta um contributo fundamental à JSD. É este o percurso: Qualificação máxima e trazer conhecimento à JSD. O Inverso é de repudiar.

Quando em Setembro, apresentei o programa “Ganhar uma Geração”, perguntaram-me, se seria capaz, se um dia fosse candidato à Distrital, de inverter as lógicas de negociação e de poder pelo poder, convidando os melhores a fazerem parte da Distrital. Elegantemente, respondo desde Setembro o mesmo. Que me ficaria pessimamente falar de lugares, mas que, evidentemente, se um dia tiver essa oportunidade, mudarei totalmente o conceito de como se faz política. E essa mudança passa por aí. Mas a título de exemplo, nessa iniciativa e em outros fóruns, fui dando o nome do David. O David, de certeza absoluta, que terá que ter responsabilidades muito importantes numa próxima Distrital, onde deve ser chamado a chefiar uma equipa que se preocupe com estas questões ambientais. Era o que faltava, que uma pessoa deste calibre não fosse chamado a exercer funções. Precisamos de 10 David’s, especializados em áreas diferentes. É assim que se constrói uma grande estrutura. Temos que chamar os melhores, nas suas áreas, os mais aptos, aqueles que, mais decisivamente, podem dar um contributo importante no objectivo de…Ganhar Esta Geração!

A última grande ideia do David, foi a formação de uma ONGA, organização não governamental de índole ambiental. É um gesto fantástico, revelador de enorme maturidade. É importantíssimo que a sociedade civil se una em torno desta causa, perceba que o problema ambiental existe verdadeiramente e que é absolutamente urgente adoptar uma política ambiental que objective o combate dos grandes problemas ambientais que hoje se colocam a esta geração e, ainda com maior incidência, as gerações futuras. É importante este tipo de iniciativas, onde a sociedade civil se organiza, e faz emergir este tipo de organizações que defendem causas importantes, património de todos.

Fica aqui a justa a homenagem a um grande quadro política da JSD, proveniente de uma secção conhecida pela actividade fantástica que realiza e, sobretudo, fica o alerta para o problema ambiental. Vejam: otuneldeoeiras.blogs.sapo.pt, e acompanhem o processo de formação desta ONGA e outros trabalhos do David, precisamente em matéria de Ambiente.

1 comentários:

Ana Santos 11 de março de 2010 às 20:13  

Os meus mais sinceros parabéns ao David pelo seu trabalho, e por esta ideia da ONGA!