JSD/Lisboa

>> domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um fim-de-semana particularmente interessante no que à JSD/Lisboa diz respeito. Salienta-se, na Sexta-Feira, a eleição do Nuno Firmo e da sua equipa que desta forma assumem um compromisso para os próximos dois anos com os militantes da Secção I de Lisboa, apresentando aos companheiros daquela secção de Lisboa uma equipa motivada e com energia para enfrentar os grandes desafios da secção nos próximos dois anos, num contexto pós-autárquico onde a secção I conseguiu excelentes resultados que culminaram na atribuição de responsabilidades públicas a vários dos seus elementos.

Hoje um excelente Conselho Distrital sobre Habitação. Defendo há muito tempo a existência de Conselhos Distritais Temáticos e Descentralizados. Ou seja, momentos de reflexão e produção de ideias e propostas sobre temas relevantes para os nossos jovens, que contribuam decisivamente para marcar uma agenda de causas verdadeiramente representativa dos seus anseios e objectivos e, ao mesmo tempo, que essas assembleias sejam descentralizadas, isto é, devemos procurar levar o Conselho Distrital aos vários Concelhos do Distrito e não apenas ao Concelho de Lisboa, procurando envolver, desta forma, as secções e os próprios jovens dos vários Concelhos que constituem a área de acção da JSD/Lisboa.

Discutiram-se algumas ideias importantes e tive oportunidade de me pronunciar sobre o problema do arrendamento, nomeadamente sobre o escalonamento que esse regime prevê. Não faz, quanto a mim, qualquer sentido que se penalize os jovens pelo simples facto de conseguirem ter mais algum rendimento fruto do seu investimento em capital humano e da sua eficiência que é compensada por um salário superior.

A maior parte das Conselheiras e dos Conselheiros Distritais discutiram ideias sobre a questão da Habitação. Não obstante, houve ainda espaço para que alguns companheiros se pronunciassem sobre assuntos afins, quanto a mim de menor importância. Tive oportunidade de apresentar o Programa Ganhar uma Geração, precisamente há 5 meses atrás. Tentei discutir ideias e mostrar as minhas divergências com parte das políticas levadas a cabo por esta Distrital. Julgo que sempre o fiz de forma enérgica mas responsável e dignificante do debate político. Como considero que escolhi o melhor caminho, não tenciono, afastar-me um milímetro desse mesmo caminho. Em breve entraremos num novo momento. Com muita calma.

Termino com uma frase que é um cliché, mas que se aplica na perfeição:

“Grandes Mentes discutem ideias. Mentes Medianas discutem eventos. Mentes Pequenas discutem pessoas.”

0 comentários: