Análise da Jornada.

>> segunda-feira, 1 de março de 2010

O Braga ganhou por 3-1, ao Olhanense e colocou pressão no Benfica, que era obrigado a vencer um jogo teoricamente muito complicado para assegurar a liderança. Foi isso que sucedeu, com uma goleada sobre o Leixões no Estádio do Mar por quatro bolas a zero, na melhor exibição de Di Maria desde que chegou ao Benfica. O Argentino, se fizer um excelente mundial poderá sair para um grande europeu por verbas bem superiores aos 40 milhões que têm sido falados.

O jogo grande da Jornada, opunha o Sporting, galvanizado por uma vitória imposta ao Everton ante o Futebol Clube do Porto. O jogo era absolutamente decisivo para um Porto, demasiado pequeno para tamanho desafio. Foi goleado pelo Sporting e absolutamente vulgarizado. Ficou a 9 pontos do Benfica, ficando com muito menos hipóteses de chegar ao título.

Na próxima jornada, o Sporting tem condições para soma nova vitória, deslocando-se ao reduto do Belenenses. O Porto ganhará, certamente, em casa frente ao Olhanense de Jorge Costa. O Braga, terá uma deslocação ao aflito Setúbal, que não sendo o jogo mais fácil do mundo, constitui um obstáculo transponível para a equipa de Domingos. O Benfica terá pela frente o complicadíssimo Paços de Ferreira que está a ser uma das sensações da época, discutindo os lugares Europeus. O Benfica está obrigado a ganhar.

Como já disse aqui, o Benfica tem que ganhar todos os jogos em casa se quiser ser campeão, o que significa ganhar ao Braga e ao Sporting. Feito isto, e não perdendo mais pontos fora de casa, poderá até perder no Dragão. O Benfica terá como grande oponente o Sporting de Braga. Quem acompanha todos os jogos e faz o somatório de todos os erros, chega à conclusão que o campeonato poderia estar entregue ao Benfica. Não pelos erros em beneficio do Porto, que este ano se assemelham aos erros em prejuízo, mas pela forma como o Sporting de Braga, foi, escandalosamente, levado ao golo durante a primeira volta, só o deixando de ser, quando o Porto voltou a ter algumas hipóteses e passou a ter o Braga como adversário directo. Com o Porto mais longe do título temo que se volte a esse triste espectáculo.

Quanto a figura da semana, claramente Izmailov. Optou pelo Sporting e dentro do campo é de longe o melhor jogador dos Leões. Por outro lado, embora se fale do Sporting nesta semana, relembro que o Benfica marcou 8 golos e não sofreu nenhum nos últimos dois jogos, embora Hertha e Leixões configurem um pacote mais acessível do que Everton e Futebol Clube do Porto.

Em suma, esta semana, ganhou Lisboa. E continuará a ganhar, Lisboa, no desporto e não só. Com calma.

0 comentários: