Os meus 23 para o Mundial da África do Sul

>> domingo, 17 de janeiro de 2010

GR – Quim - Benfica
GR – Rui Patrício - Sporting
GR – Eduardo - Braga

DD – Bosingwa – Chelsea
DD – Paulo Ferreira – Chelsea
DE – César Peixoto - Benfica
DE – Duda – Málaga
DC – Pepe – Real Madrid
DC – Ricardo Carvalho – Chelsea
DC – Bruno Alves – Porto
DC/MDC – Fernando Meira – Zenit

MC – Miguel Veloso - Sporting
MC – João Moutinho - Sporting
MC – Raul Meireles - Porto
MAC – Deco – Chelsea
MAC/MAE – Hugo Viana – Braga

MAD – Cristiano Ronaldo – Real Madrid
MAD – Nani – Manchester United
MAE – Simão – Atlético Madrid
MAE – Fábio Coentrão - Benfica
PL – Liedson - Sporting
PL – Nuno Gomes – Benfica
PL – Makukula – Kayserispor

Notas:

Em primeiro lugar, dizer que me baseei na táctica do Professor Carlos Queiroz, um 4-3-3, com um meio campo robusto, dois extremos e uma ponta de lança.

Quanto ao lote dos guarda-redes, julgo não existir grandes dúvidas que são os actuais três melhores guarda-redes portugueses. Para mim naquela ordem.

Na defesa, tinha duvidas entre Paulo Ferreira e João Pereira. Acho no entanto que Paulo Ferreira é um jogador mais experiente, que pode dar jeito numa selecção tão renovada. Para além disso faz de forma suficiente, tanto o lado direito como o lado esquerdo. Na esquerda, Duda tem feito quase a qualificação toda e César Peixoto é um jogador que dá garantias tanto do lado esquerdo da defesa como pode também fazer de médio esquerdo se for necessário. Pela rotina competitiva, ao mais alto nível e pela experiencia ganhou a corrida sobre Antunes, e naquela posição, pela regularidade, ganhou a Coentrão. Quanto aos centrais, nada de novo, Meira importante porque pode jogar um pouco mais à frente.

No meio – campo, Moutinho, Deco e Meireles são intocáveis, Hugo Viana está a fazer uma excelente época, para render Deco, e pode ainda cair mais à esquerda se Queiroz quiser abrir menos e jogar mais pelo meio. A dúvida era entre Veloso e Tiago, mas julgo que Veloso dá uma dimensão defensiva muito maior, o que no caso é mais valorizado porque existem menos jogadores de índole mais defensiva. Para além disso também faz de forma suficiente a lateral esquerda.

Nas alas, sem dúvida, Ronaldo, Nani e Simão. No ataque Liedson e Nuno Gomes parecem-me intocáveis. Makukula está a fazer um campeonato turco fantástico, e é um jogador alto, uma torre, bom no jogo aéreo, eficaz em situações de jogo directo. Acho-o melhor que Hugo Almeida. A dúvida era se este entrava, ou se lançava mais um extremo. Pelo campeonato que está a fazer, e pela capacidade ofensiva que pode trazer, os rasgos que pode imprimir, julgo que Coentrão merece a chamada.

0 comentários: