Futebol - Contas e Comentários.

>> domingo, 17 de janeiro de 2010

Ainda antes dos jogos, importantes, entre Académica e Braga e Marítimo e Benfica, cumpre deixar aqui algumas notas sobre o resto do campeonato, já com os resultados do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal.

O Sporting, tem vindo a melhorar a qualidade do seu futebol. Joga um futebol mais aberto, usufrui da subida de forma de Miguel Veloso, que quando está bem é um excelente jogador, e beneficiou hoje do levezinho Liedson. De regresso, em grande estilo. O Sporting tem vindo a ter resultados positivos, vitórias, mas está ainda longe de exibir um nível que inspire a máxima confiança aos seus adeptos e simpatizantes. Terá um grande teste, para a semana em Braga. Em caso de vitória, temos Sporting. E, talvez, ainda tenhamos Sporting para lutar com o Porto qualquer coisa nesta Liga. E não esquecer, que os leões estão ainda na Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa, com possibilidades reais, de, pelo menos, ganhar as duas primeiras competições.

O Porto, nunca descolou neste campeonato. Não consegue evidenciar o futebol de outros tempos, acusa, e muito, as saídas de Lisandro e sobretudo de Lucho Gonzalez. Hoje, foi prejudicado. O golo de Falcão é limpo. Salienta-se, a postura de Bruno Alves. É um jogador agressivo, duro. Mas é um grande central, o substituto natural de Ricardo Carvalho na selecção e um garante de solidez em qualquer defesa. Para além disso, já é a segunda ou terceira flash interview que vejo, em que Bruno Alves participa, e demonstra bastante fair Play, educação e racionalidade na abordagem que faz ao jogo. Ao contrário de outros. A começar pelo seu treinador.

O Braga, tem agora dois testes difíceis. O primeiro na Académica, um terreno complicado. Depois, recebe o Sporting em crescendo de forma. Julgo que o Braga, até pela saída do influente João Pereira, terá uma segunda volta pior que a primeira, e dificilmente terá condições para lutar sequer pelo pódio. Vamos ver se me engano. Espero, obviamente, que não.

O Benfica, terá um dos jogos mais decisivos da época, daqui a bocado. O terreno do Marítimo é complicadíssimo. Ainda não perdeu com os grandes e melhorou imenso desde a saída de Carvalhal. É neste tipo de jogos que se ganham campeonatos. Em caso de vitória, deixa Porto a 6 pontos e Sporting a 12. Com o jogo entre Braga – Sporting e a deslocação do Porto ao Nacional na próxima jornada, jogando o Benfica em casa, onde tem obrigação, sequer ser campeão, de ganhar todos os jogos, o Benfica poderá, no final deste par de jornadas, ter o título quase assegurado. Precisa de ganhar os dois jogos. E o de logo à noite não vai ser fácil…nada mesmo. Nota muito positiva para a manutenção no plantel de Nuno Gomes, muitíssimo influente no plantel e decisivo quando joga. Bem ao recusar algumas propostas, como é o caso de Saviola. Acertadas as contratações. De futuro.

Amanhã – ou melhor daqui a bocado – ficam aqueles que seriam os meus 23 convocados para o Mundial da África do Sul. Com algumas surpresas. Agora sim, uma vista de olhos pelas referidas páginas pendentes.

1 comentários:

Tiago Mendonça 17 de janeiro de 2010 às 15:52  

Cumpre fazer uma correcção.

Quando me pronunciei sobre o jogo do Porto, apenas analisei a reportagem da Sport Tv. Considerei aqui que o Porto tinha sido objectivamente prejudicado e até o comentei com alguns amigos afectos ao Porto.

Hoje, detectei, que existe um jogador do Paços de Ferreira expulso de forma inacreditável, após um erro clamoroso do árbitro Rui Costa. O golo do Porto, parece-me limpo, mas existia dúvidas sobre se terá sido marcado com a mão. E o fora de jogo, sem linhas tortas, é de menos de meio metro. Dificil de ajuizar portanto. Assim, golo mal anulado do Porto, mas arbitragem dentro do "normal"...