Futebol - O regresso.

>> quarta-feira, 5 de agosto de 2009

á muitas semanas que nada aqui escrevia sobre Futebol. E também não me irei alongar muito, apenas um pequeno retracto sobre o que vai acontecendo, a cerca de 20 dias do arranque da época futebolística, pelo menos, em termos nacionais.

O Porto, aparece como o grande favorito para a Conquista do Próximo Campeonato. Pela simples razão de que é o campeão em titulo. Para além disso, ganhou a alguns adversários de renome, embora eu considere, que é um erro perder Cissokho, Lisandro e Lucho, todos na mesma época. Aliás, isso não tem sido apanágio na gestão dos dragões, ao longo dos anos. Para além disso, fala-se ainda na eventual saída de Bruno Alves e Hulk, o que a suceder, julgo eu, seria o enterrar de muitas das hipóteses do Porto para esta época. Joga a seu favor a continuidade de Jesualdo Ferreira.

O Sporting, parece ser o pior dos três grandes. Uma equipa a jogar um futebol muitíssimo mau, Matias Fernandez vai desiludindo, vitórias só perante o Cacém e relativa euforia após dois empates, um deles milagrosos, perante um adversário de menor nomeada que permitiu ao Sporting o acesso a uma mera possibilidade de entrar na Champions. A certeza é a de que caso o Sporting não recupere rapidamente e não comece a jogar futebol, dificilmente conseguirá entrar na liga milionária e lutar pelo campeonato, porque, mesmo que lá para a frente recupere um mau arranque poderá ser decisivo quanto às aspirações dos leões. Por outro lado, como pontos positivos, a continuidade de Paulo Bento, a relativa estabilidade na direcção leonina, a manutenção de Liedson e os 2 milhões já encaixados com o empate na Holanda.

O Benfica, joga como nunca o vi jogar em toda a minha vida. Nesta década, apenas se aproxima a melhor fase do Benfica de Fernando Santos. Vitórias fáceis, jogo bonito, toque de bola que entusiasma, jogadores numa forma física e com um nível de entrosamento assinaláveis, Saviola de outra galáxia, Aimar e Di Maria a explodirem, Javi Garcia a grande nível, várias soluções para a defesa, Cardozo a facturar 7 golos, resultados de grande amplitude contra adversários de renome. Agora peço calma. O Benfica não deve ser visto como favorito nem pressão deve ser feita. Com calma e tranquilidade, julgo que é possível ser o ano do Benfica. Mas veremos. Como disse, Porto e Sporting, que acabaram à frente do Benfica, são naturalmente favoritos em relação ao clube da luz.

A anotação para o Braga, é apenas para a triste subserviência deste grande clube a um outro clube. A novela Jesus, agora a novela Peixoto representam tudo o que de mau existe no futebol português. Há coisas que não mudam. Mesmo. Quanto a Domingos Paciência, ex goleador do Porto, afirmou que Jesus fez pouco no Braga. Fica, portanto, a obrigação de fazer melhor.

E sobre futebol é tudo o que tenho para vos dizer. Contando, só regressar ao tema daqui a umas semanas, a menos que se justifique fazer alusão à Supertaça, no caso de inesperada vitória do Paços de Ferreira.

1 comentários:

Ana 6 de agosto de 2009 às 01:22  

O jogo do Sporting foi medíocre, há que dizê-lo. Uma equipa anémica, presos ao campo, sem nenhuma construção de jogo, com perdas de bola estúpidas... O jogo só valeu mesmo pelo golo marcado de paixão pelo Rui Patrício, ali com a ajudinha do jogador do Twente que fez do golo um auto-golo.

Esse golo soube-me a um gelado no meio do deserto. Senti-me mais Sportinguista que nunca, pelo menos nos últimos tempos. Foi uma delícia! O que é que se pode fazer? Tem dias em que o futebol é assim.

"Os astros conjugam-se. O destino está a ser metodicamente traçado. O universo quer e quando isso acontece, não há volta a dar. Depois de hoje, não há dúvida: o Sporting será campeão!" Lolol.