Começou o Campeonato...Tudo na mesma. Mesmo Tudo.

>> segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Começou o campeonato da primeira Liga de Futebol, com muitos empates e com alguma confirmação do que tem vindo a ser feito na pré-época futebolística.

O Sporting, já com algum ritmo competitivo após os dois jogos com o Twente, onde deixou uma péssima imagem e só uma grande sorte lhe permitiu ir disputar a pré-eliminatória com a Fiorentina, tinha, o jogo teoricamente mais difícil. Um Nacional muitíssimo bem organizado, com belíssimos jogadores de onde desponta o médio-defensivo Salino fez um excelente jogo e acabou por chegar primeiro à vantagem. Contudo, na segunda parte o Sporting veio a empatar o jogo, numa exibição não muito talentosa mas com bastante raça, acabando por ser justa a divisão de pontos. Fica a nota para este Nacional, que vai voltar a dar muito que falar.

O Porto, foi completamente vulgarizado por um Paços de Ferreira motivado e a jogar um bom futebol, em especial no primeiro tempo. Acaba por sair da Mata Real com um empate, mas com uma dose relativamente elevada de injustiça. Vítor Pereira, numa entrevista disse que seria bom que os árbitros se enganassem em apenas 10% dos jogos. Eu acho o número alto. Talvez seja mesmo altura de recorrer às tecnologias e introduzi-las no futebol. O Fora de Jogo tirado aos Paços é no mínimo duvidoso, e não se percebe porque Hulk não é expulso no primeiro tempo. Mas enfim. Fica sempre a sensação que para o Porto ser campeão basta-lhe ser quase tão bom como os outros. Não precisa de ser melhor.

O jogo do Benfica, pode resumir-se a duas frases dos treinadores adversários. Carlos Carvalhal justifica o empate com “O Marítimo teve uma grande dose de felicidade em conseguir o empate, e contou com uma grande exibição de Peçanha”. Carvalhal reconheceu a estratégia ultra-defensiva da sua equipa, mas afirmou que isso só sucedeu porque o Benfica esmagou o Marítimo impedindo os Maritimistas de praticamente saírem do seu meio campo. A outra frase, de Jorge Jesus “Foi um autêntico masacre”. As estatísticas comprovam-no. 39 Ataques do Benfica para 13 do Marítimo, 21 remates contra apenas 6 dos insulares, e uns incríveis 71% de posse de bola contra uns míseros 29% do Marítimo. O jogo teve um só sentido, jogando-se em grandes períodos de tempo com 21 jogadores no meio campo do marítimo, sobrando o espectador Quim. Espero que o jogo tenha já entrado na quota de 10% de erros que Vítor Pereira fala. No penalty do Marítimo, que posso admitir ter existido, os jogadores entraram na área antes do remate. Não sei da legalidade disso. Para além disso o eventual penalty é precedido de uma mão de um jogador do Marítimo, que a ser assinalada inviabilizaria essa jogada. Para além disso fica por marcar uma grande penalidade claríssima sobre David Luiz e ainda uma eventual penalidade sobre Saviola. Outra, foi mesmo marcada, e Cardozo não foi capaz de marcar. Uma nota de parabenização para o Marítimo, no entanto, pela organização defensiva e pela grande exibição do seu Keeper.

O Braga já lidera a classificação, tendo sido até à hora em que publico o post, o único clube a ganhar nesta primeira jornada. Uma boa estreia para o treinador Domingos Paciência, após a desastrosa prestação europeia.

Quanto à arbitragem, esperar apenas que os tais 10% dos erros, possam ser melhor repartidos pelos clubes, diferentemente do que aconteceu na época passada.

0 comentários: