Estou apaixonado.

>> domingo, 16 de agosto de 2009

Estou apaixonado por Lisboa. Verdadeiramente apaixonado. Ontem quando chegava a Lisboa, pela ponte Vasco da Gama, com o sol a reflectir no esplendoroso Tejo, avistando, por trás de uma espécie de nublina toda aquela zona do Parque das Nações imponente como se de um cartão de visita da maravilhosa cidade se tratasse, senti uma alegria enorme. Porque estou apaixonado por Lisboa e pela sua envolvência.

Em Lisboa temos praia, algo que não acontece em muitas cidades por esse mundo Fora, que fantástico é ver o anoitecer ou o amanhecer na Marginal, ou ter a praia de Oeiras ou de Cascais a meia hora mesmo para quem vive na outra ponta da cidade.

Em Lisboa, temos história, sendo maravilhoso os bairros históricos, as marchas populares, as ruelas apertadas, as pessoas na rua, enfim, Alfama, Madragoa, o Castelo de São Jorge.

Temos a zona oriental da cidade, com o renovado Parque das Nações, uma zona que alberga muitos dos serviços mais importantes numa combinação com os imponentes jardins e os espaços verdes que nos fazem respirar melhor. Que alegria, aos domingos à tarde, ver as famílias passear por aqueles jardins fora.

Temos Sintra, património mundial, cidade apaixonante e apaixonada, com o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena para os que quiserem disfrutar de um passeio por um dos sítios mais belos do mundo. Algo melhor que uma tarde de verão passada no fresquinho da Serra de Sintra?

E temos muito mais coisas. A Ericeira, aqui tão perto, zona de grande acalmia e excelente praia com o Convento de Mafra, não muito de longe, como símbolo da nossa Lisboa e zona circundante.

Temos a história, mais rural, mas não menos apaixonante e empolgante de Vila Franca e da Azambuja, muito ligada a aspectos e estractos específicos da nossa sociedade.

Temos Odivelas, que tem crescido tanto e que, espero eu, daqui a poucos meses comece a crescer melhor.

Lisboa é tudo isto. Temos tudo, tão perto. Podemos viajar muito, conhecer muitas cidades e muitos países, mas Lisboa é Lisboa. Única e fantástica.

2 comentários:

Anónimo 17 de agosto de 2009 às 20:28  

LISBOA MENINA E MOÇA!

Anónimo 17 de agosto de 2009 às 23:43  

Por mais bonita que seja a cidade de Lisboa, cada palavra que utilizaste para a descrever torno-a ainda mais bela !!

LilianE