Ganhar uma Geração, por Tiago Mendonça

>> domingo, 26 de julho de 2009

Volto aqui a dar-vos conta de mais ideias que tenho, no sentido da CPDL funcionar melhor e dessa forma almejar ganhar o futuro, ganhar esta geração.

É preciso saber ouvir. É preciso que uma Comissão Política Distrital saiba absorver os contributos dos militantes de cada uma das secções dos vários concelhos do Distrito, repudiando ao centralismo e a olhar apenas para 4 ou 5 secções mais poderosas no Distrito de Lisboa.

É urgente ouvir o que os militantes em Sintra, em Vila Franca, na Azambuja, em Loures ou em Mafra têm para nos dizer. E existem variadíssimas coisas que podem fazer nesse sentido.

A Distrital de Lisboa tem sobre a sua jurisdição 10 concelhos. Julgo que a periodicidade dos Conselhos Distritais deveria passar de 2 em 2 meses, e não os actuais 3 em 3 meses. Por outro lado, julgo que em alguns Conselhos Distritais, faz sentido marcar-se um fim-de-semana para o efeito, estimulando-se, cada vez mais, o aparecimento de moções. Imagine-se, uma Sexta-Feira à noite, dedicada ao debate político, à aprovação de moções e à análise nacional e internacional, guardando, por exemplo, a tarde ou a noite de sábado para o debate político puro e duro. A verdade, é que muitas vezes o tempo não chega, e as pessoas não podem falar as vezes e o tempo que gostariam. Por outro lado, é urgente descentralizar os Conselhos Distritais. Com a periodicidade de um Conselho de 2 em 2 meses, teríamos 6 por ano, 12 num mandato. O primeiro e o último, eleitorais, na Sede Distrital ou na Sede Nacional. Os restantes 10, um por cada Concelho. Temos que ouvir, mais de perto, o que nos têm para dizer os militantes de cada um destes concelhos. É muito importante esta descentralização.

É também importante, realizar uma Comissão Política Alargada a Presidentes de Secção, no mínimo uma vez por mês. Também aqui na perspectiva da abrangência, uma reunião por mês, daria para reunir em cada uma das secções do distrito de Lisboa, convidando, a comissão politica da secção que acolhe a estar presente na alargada. Temos de envolver todos os que querem ganhar esta geração, pois somos demasiado poucos para o conseguir. Somos e seremos sempre poucos para tão enorme desafio.

É importante transpor o debate político para a blogosfera. Dois blogues, um para debate interno, gerido pela Comissão Politica Distrital. Um espaço de liberdade e transparência, com debate de ideias diário, importantíssimo nos interregnos entre Conselhos Distritais. Outro, para produção de ideias e colocação em debate de variados temas de índole nacional e internacional, que possam servir de base, por exemplo, para a elaboração de moções estratégicas.

Terminando, lembro como considero que deve ser preparada uma actividade. Esquematicamente:

• Apresentação em Conselho Distrital da Temática para os dois meses subsequentes.

• Decisão em Comissão Politica de 3 Subtemas Possíveis.

• Em alargada, escolher 1 Subtema, delinear objectivos e escolher o tipo de actividade que se quer fazer (debate, conferencia, iniciativa de rua, flyer)

• Fazer a actividade em causa.

• No Conselho Distrital seguinte, avaliar a actividade.

Temos de saber ouvir. De saber escutar as propostas de todos os militantes do distrito. Só estando organizados e ouvindo todos, é possível ganhar esta geração.

0 comentários: