Algumas Ideias para Loures

>> quinta-feira, 23 de julho de 2009

Hoje queria dar-vos algumas notas sobre ideias minhas para o Concelho de Loures.

Loures é hoje um Concelho sem unidade, com uma amálgama de freguesias, cuja somatório é pouco mais que zero. Dividido, em três grandes zonas (urbana, industrial e rural) apresenta-se desligado entre si e fazendo um aproveitamento precário das sinergias que poderia obter com os municípios fronteiriços. A esse propósito, uma das prioridades máximas é estimular a mobilidade inter concelhia e também potenciar as ligações entre o Concelho de Loures e os outros Concelhos. O Projecto Rodinhas, é uma boa iniciativa, mas carece de enorme alargamento, deve chegar a mais freguesias, sobretudo àquelas pior servidas em termos de transportes. Outro ponto importante, será a reivindicação da chegada do Metropolitano às Freguesias da Portela e do Prior Velho, para além da já estabelecida paragem na Freguesia de Moscavide.

Mas Loures sofre também de vários problemas no que ao urbanismo e à organização territorial diz respeito. Julgo que uma das prioridades do próximo executivo camarário terá que passar pela reabilitação dos prédios abandonados e em perigo de ruína e pelos bairros sociais que carecem de reabilitação bem como da criação de infra-estruturas sociais, nomeadamente no domínio da saúde e da segurança, como forma de integração social, mas também no sentido de se possibilitar a estes munícipes uma maior qualidade de vida. Os bairros problemáticos do Concelho, devem ser observados com atenção e ter-se um plano, bairro a bairro, de integração.

O Turismo, sector esquecido pela actual Câmara Municipal de Loures, que aloca uma verba orçamental para a revista de propaganda municipal superior do que para esta área estratégica. A criação de hotéis e outras infra-estruturas de lazer na zona urbana do Concelho, próximas do aeroporto de Lisboa e do Parque das Nações serão uma forma de rentabilizar o potencial turístico do Concelho. Mas também potenciando os produtos locais, como o vinho verde de Bucelas, cuja difusão e divulgação tem sido esquecida.

No que ao Ambiente diz respeito, muito pode ser feito, desde logo eliminando o problema de anos que se relaciona com a poluição do Trancão. Por outro lado, a criação de espaços verdes, à semelhança do que se conseguiu na Freguesia da Portela, a criação de ciclovias, estimulando o uso da bicicleta devem ser prioridades do próximo executivo. Considero também que se devia iniciar um plano a ser colocado em prática nas Escolas do Concelho, relativo à Formação Ambiental.

A Cultura, tantas vezes ignorada pelos governos locais e nacionais. Acho urgente a criação de uma sala de estudo, aberta 24 horas por dia, para servir os alunos do Concelho de Loures. Muitas das vezes, estes alunos que se deslocam para as Faculdades no Centro de Lisboa, não podem regressar às suas faculdades no período da noite ou até ficar mais tempo por lá a estudar. Acho que o Concelho deveria ter espaços de estudo que proporcionassem a esses jovens todas as condições para o seu sucesso escolar. Ainda neste domínio, uma palavra para o Desporto, e para a necessidade da criação de infra-estruturas desportivas nas várias freguesias do Concelho.
Terminando, considero ser urgente, no que à Economia diz respeito, aliviar a pressão feita aos munícipes e comerciantes do nosso Concelho, no que às taxas fiscais diz respeito. O IMI continua a ser altíssimo e deveremos procurar baixar um pouco esse imposto, na tentativa de atrair mais pessoas para o Concelho. As empresas devem pagar, também, menos imposto para que se fixem no Concelho de Loures criando emprego e tornando este Concelho, cada vez menos um dormitório.

Tudo isto se poderá fazer. Bastará paixão, experiencia e empenho. Está visto que os 8 anos de governo PS não servem para este Concelho. Está na altura de mudar e de dar a hipótese de governar o Concelho a quem nunca assumiu essas responsabilidades em Loures. Julgo que é altura de apostar no PSD, que com estas e outras propostas poderá mudar, para melhor, a vida dos munícipes.

16 comentários:

Anónimo 24 de julho de 2009 às 09:48  

Boas,
Quando observei este teu último comentário, fiquei a pensar, se conheces Loures, acho que não.
Por exemplo esta tua frase…
“desde logo eliminando o problema de anos que se relaciona com a poluição do Trancão”
Já lá foi ver o Trancão? Não, de certeza.
Eu concordo e sinceramente aprecio, este tipo de Blogue, mas acho inaceitável, que se levante falsas questões, que se critique apenas por criticar…
Esta frase por exemplo…
“O Projecto Rodinhas, é uma boa iniciativa, mas carece de enorme alargamento, deve chegar a mais freguesias, sobretudo àquelas pior servidas em termos de transportes.”
Todas as pessoas concordam com o Rodinhas, como não poderia deixar de ser, mas mais uma vez, deste uma sugestão, que já está planeada no próprio projecto do Rodinhas… Por isso digo, que não podes conhecer Loures, para não saberes que isso já está projectado para se iniciar o alargamento do Rodinhas.
Outro Exemplo…
“Julgo que uma das prioridades do próximo executivo camarário terá que passar pela reabilitação dos prédios abandonados e em perigo de ruína e pelos bairros sociais que carecem de reabilitação bem como da criação de infra-estruturas sociais,”
Outra frase que apenas só pode ser levantada, por uma pessoa com pouco conhecimento da causa. Já se iniciou na Freguesia de Loures, um projecto que tem como objectivo, a requalificação de prédios abandonados. Está a ser negociado com alguns construtores, que estão a construir no concelho, a construção de prédios para reabilitação social, integrados em zonas, ditas normais. Infra-estruturas sociais, é algo que não se pode apontar a este executivo, sendo que em 8 anos, foi criado vários locais novos, em urbanizações que foram e estão a ser construídas, colocados vários tipos de serviços públicos e sociais. Até em bairros com a quinta da fonte e a quinta do mocho, foi criadas as condições para serem colocados nesses mesmos bairros, infra-estruturas, que visa o apoio e acompanhamento social.

Continuação...

Anónimo 24 de julho de 2009 às 09:49  

Outro Exemplo…
“Os bairros problemáticos do Concelho, devem ser observados com atenção e ter-se um plano, bairro a bairro, de integração.”
Não sei se já ouviste falar do contrato local de segurança, em que Loures, fomos o primeiro concelho do Pais a iniciar este projecto. Varias entidades, como a Câmara, Policia, Governo Civil, Associações de Moradores, Segurança Social, entre outras, trabalham de perto neste bairros mais problemáticos.
Outro Exemplo…
“A criação de hotéis e outras infra-estruturas de lazer na zona urbana do Concelho, próximas do aeroporto de Lisboa e do Parque das Nações”
Mais uma prova do teu desconhecimento do Concelho, está a ser construído um hotel no Prior Velho, mais perto do aeroporto é impossível. Que será inaugurado para a semana. Na zona do Parque das Nações, mais propriamente na parte de Sacavém está a ser construído outro e está planeado mais um para a zona de Moscavide, no Parque das Nações.
Carlos Teixeira quer também tornar Loures uma marca internacional.
Quer ter Loures inserida na rota dos grandes circuitos turísticos, nacionais e internacionais.
Uma marca de distinção capaz de ser conhecida em Portugal e além fronteiras.
Quer criar na zona ribeirinha, a seguir à Expo, um parque temático e lúdico dedicado à água.
Um parque temático sem igual em Portugal que irá atrair milhares de turistas ao concelho – lançando Loures num futuro de qualidade, bem-estar e progresso.
Um parque parecido com o Parque Aventura de Barcelona.
Outro Exemplo…
“também potenciando os produtos locais, como o vinho verde de Bucelas, cuja difusão e divulgação tem sido esquecida.”
Carlos Teixeira a uns dias já tinha dito o seguinte:
“Loures, que já foi a horta de Lisboa, continua a ter nos terrenos da Várzea uma das zonas mais férteis da Península Ibérica.
Loures continua a ter nos vinhos de Bucelas, a conhecida casta Arinto, uma referência mundial de qualidade.
Loures continua a ter, nos queijos de Lousa, o exemplo de tradição e produção gastronómica que importa dinamizar e apoiar.
É objectivo desta candidatura ajudar a preservar as produções tradicionais e abrir portas a uma maior aposta na agricultura biológica.
Vamos lançar a marca de qualidade Loures, como uma referência de excelência em produtos artesanais.”
Aqui coloquei apenas algumas situações, não tenho tempo de acabar, mas mais tarde irei colocar mais algumas situações.
8 Anos de muita Dinâmica…
Por isso acredito que o PS, tenha uma maioria absoluta em Loures. As sondagens nos jornais locais dizem que sim, mas as sondagens são sempre algo muito incerto, por isso, esperar para ver, mas acredito, seria justo.
Outra questão que gostava que me explicasses, era o seguinte: Quando vejo os cartazes da candidata ao Câmara do PSD, vejo que está lá escrito, Fazer em Loures o que foi feito na Portela. A minha pergunta é, o que é que fez a Dr. Geni na Portela? Jardins, só se foi isso, também seria o melhor não os fazer, recebeu o dinheiro da Câmara para isso e não fez mais nenhuma obra nem nenhum tipo de apoio social ou mesmo outro. Se quiseres responde, porque estou curioso.

Anónimo 24 de julho de 2009 às 14:17  

Portela = Apoio Social ZERO
Portela = Iniciativas ZERO
Portela = Instalações Para Actividades Lúdicas e Culturais ZERO
Portela = VERGONHA o que está a ser feito nas antigas instalações da Escola Vasco da Gama
Portela = Obras a cargo da Junta ZERO
Portela = Manutenção de Passeios ZERO
Portela = Lavagens de Ruas, Ecopontos, Contentores e Papeleiras ZERO
Portela = Iniciativas para jovens e idosos, Passeios, etc.. ZERO

Alguns exemplos em como a Portela não faz rigorosamente NADA...

Por isso também não percebo, porque é que está escrito isso nos cartazes do PSD a Câmara...

Anónimo 24 de julho de 2009 às 14:26  

Até para terem Bombeiros, teve que ser Moscavide a auxiliar, porque não foram capazes de se mexer, se não teve-se existido iniciativa dos Bombeiros de Moscavide, ainda hoje estavam sem uma das mais importantes instituições para uma Freguesia.
Pois é… e não pode-mos esquecer que todos os membros da Direcção dos Bombeiros, ou quase todos são militantes de referencia do PS a nível do Concelho de Loures, como o Sr. António Augusto, que é o Presidente e o Sr. Ricardo Lima, que faz parte da dircção, que por acaso até é o numero 6 da lista do Carlos Teixeira. Por menos é o que está no site Odivelas.com.
Assim mostra bem, quem gosta de ajudar as pessoas e melhorar a qualidade de vida, mesmo pouco que seja, sem misturar partidos… nunca vi o PSD a fazer isso…
Fica mais uma verdade aqui….

Tiago Mendonça 24 de julho de 2009 às 15:39  

Caro Anónimo,

Lamento o facto de não assinar o que escreve. Um excelente comentário, acaba por ficar manchado por esse laivo de falta de coragem.

No entanto, louvo-lhe a capacidade de discutir os problemas sem recorrer ao insulto, dando o seu ponto de vista de forma correcta. Daqui a algumas horas, com mais tempo, responderei ponto por ponto ao que disse.

Anónimo 24 de julho de 2009 às 16:31  

Irei esperar a resposta, mas é certo, que não existira resposta nenhuma que mude a verdade e a realidade, disso estamos com certeza ambos de acordo e com o mesmo ponto de vista.

Anónimo 24 de julho de 2009 às 16:35  

Não sou pessoa com falta de coragem, pelo contrario, quem me conhece, sabe que uma das maiores virtudes que tenho é ter uma grande coragem, por vezes até exagerada.
Só não coloco o meu nome, porque primeiro acho que não é importante segundo, porque é mais fácil para ti responder sem saberes quem sou.(OU NÂO) mas é melhor assim, como não tenho a certeza.
Confia…

Anónimo 24 de julho de 2009 às 18:01  

Podia estar aqui horas e horas a escrever o que a Câmara de Loures fez nestes últimos anos... mas apenas deixo pequenos exemplo...
O facto de Loures ter passado de segundo município mais endividado do País, para o grupo das câmaras com maior credibilidade e solidez; a resolução de todas as situações de trabalho precário que foram herdadas, integrando nos quadros de pessoal, todos os trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados; Colocou a funcionar três novos Centros de Saúde – São João da Talha, Santo António dos Cavaleiros e Sacavém/Camarate, o processo tendente à construção do novo Centro de Saúde de Moscavide nas antigas instalações da Indep; acção social escolar, saliento que termina o presente mandato com a cobertura a 100 por cento de refeições escolares, tendo passado de 50 mil, em 2001, para um milhão e quinhentas mil refeições servidas: Pavilhões; Piscinas; Actividades Extra Curriculares: Habitação Jovem; Espaços Verdes; Parque da Cidade; Contrato Local de Segurança.
Chega se não, ficava aqui o resto do dia, se quiseres mais eu depois coloco mais...

Tiago Mendonça 24 de julho de 2009 às 22:00  

Caro Anónimo,

O seu comentário ultrapassou largamente o meu post. É me difícil responder a todas as questões que levantou, pelo que defini uma opção metodológica. O Meu texto intitula-se de algumas ideias para o Concelho, ideias essas, rebatidas pelo meu caro amigo. Vou tentar responder às objecções que faz, e não me pronunciarei, pelo menos não de forma detalhada sobre o que diz a Câmara Municipal ser feito. Mas registei.

O Rodinhas já foi e muito bem alargado a outras freguesias. Julgo que é preciso mais. É preciso muito mais. Este transporte é muito importante na ligação entre freguesias, mas dada a sua paragem permanente a velocidade média é baixíssima e não soluciona os verdadeiros problemas de mobilidade inter-concelhia. O que proponho, quando me refiro a alargamento, é termos uma segunda “modalidade” de Rodinhas, que faça ligações rápidas entre, exemplificando, Loures e Portela, de forma quase directa e mais rápida. Acho que a Câmara Municipal deve alocar tudo o que puder, para melhorar a mobilidade dentro do Concelho, que julgo ser um dos principais factores para a fragmentação dentro de Loures.

Quanto ao Turismo, e lamento não te teres pronunciado sobre o facto de a Câmara alocar mais verbas para a revista municipal do que para o Turismo, este um facto indesmentível e plasmado no Orçamento Camarário, refiro-me a uma nova maneira de pensar o Concelho, algo mais ambicioso, do que a construção de dois hotéis. É uma excelente iniciativa, mas é preciso mais. A construção de espaços de lazer e de espaços culturais na zona que referi deve ser uma prioridade. Na zona do Parque das Nações, pertencente a Sacavém e a Moscavide, isto é, ao Concelho de Loures, é possível promover a requalificação dos espaços e potenciar o Concelho nesse sentido.

Dei apenas aqui duas ideias. O post é positivo. São ideias para melhorar o Concelho. Falou da Portela, e disse aqui algumas coisas que não são verdade. Muito trabalho foi feito na Portela, e está à vista de todos. Mas não me vou pronunciar sobre isto neste post, para não me desviar da linha metodológica a que me propus. Também não irei falar da vergonha relacionada com o Hospital de Loures. Também não vou falar da vergonha relacionada com o abuso que é feito com os parquímetros em algumas das freguesias do Concelho, algumas aqui referidas. Também não vou fazer nenhuma análise comparativa entre a qualidade de vida na Portela e em qualquer outra das 17 freguesias do Concelho. Também não vou fazer qualquer análise no sentido de perceber porque razões tem sido o Concelho mais noticiado. Fica para outros textos. Espero que com o seu comentário.

Peço-lhe, encarecidamente, para se assumir. É no mínimo estranho para quem afirma de forma tão intensa a sua enorme coragem. Mesmo.

Anónimo 25 de julho de 2009 às 09:09  

Caro Tiago,
Uma das questões que gostava que tivesses falado, não falas-te, o que foi feito na Portela pela Junta de Freguesia. Nada, por isso não consegues responder, ou seja, até foi, mas quem fez foi a Câmara, como por exemplo as piscinas. Gostava mais uma vez de te pedir para responderes a está questão, até porque quando se vê o que está escrito nos placares da Dra. Geni, quem conhece a Portela fica baralhado.
Algo mais ambicioso no Turismo, penso que te respondi, quando te afirmei, que o Sr. Eng. Carlos Teixeira, quer construir neste próximo mandato um Parque Temático, na zona ribeirinha.
Hospital de Loures, podias ter falado, sabes que o Hospital de Loures está a ser reivindicado a quase 80 anos… Pois se calhar não sabias, sabes que em princípio a obra do mesmo irá iniciar-se em Outubro ou Novembro. Isto é uma realidade, a questão é que a construção deste hospital, teve que ser tratada também com outros municípios, como Mafra, que irão utilizar este hospital.
Com os parquímetros, não percebo, eu até sou uma das pessoas que não concordo com os parquímetros, nomeadamente em Moscavide, ou seja numa parte de Moscavide, acho que existe zonas que deve ter. Mas não existe vergonha, quem é residente não paga, quem não for paga e nada acontece.
Concelho mais noticiado… pois essa não percebi, mas se estás a falar da quinta da fonte, devo-te dizer, que a forma como Loures tratou este assunto é um exemplo para o resto do Pais e não só.
Gostava que falasses de mais algumas coisas que referi em cima.
A questão de dizer quem sou, não sei se leste um post, que coloquei.

Anónimo 26 de julho de 2009 às 05:08  

Meus caros Tiago Mendonça e Anónimo ( como eu ),
Começo por dizer que não assino o meu nome, não por falta de coragem, mas por querer estar em pé de igualdade com o participativo anónimo que se intitula conhecedor profundo da Freguesia da Portela.
Talvez deva falar em primeiro lugar com pessoas cujo trabalho na CML elogia, na medida em que são as primeiras a rebater os seus argumentos e a qualificar como exemplar a actuação da Presidente de Junta que o Sr. Anónimo critica.

Portela = Apoio Social ZERO ( as pessoas que usufruem deste apoio social, desde crianças a idosos, discordam de si!)

Portela = Iniciativas ZERO ( Não deve andar pela Freguesia em questão durante todo o ano e ver o número de actividades desenvolvidas mas...nem precisava de muito...bastava estar atento em semanas consecutivas de actividades que mobilizam toda a Freguesia durante várias épocas do ano )

Portela = Instalações Para Actividades Lúdicas e Culturais ZERO ( Conhece o Orçamento da Junta em questão para aferir da viabilidade de efectuar certas obras sem a participação da CML, que aliás sistematicamente dá milhares a uns e nada a outros como a JF da portela apenas porque a cor partidaria não é do seu agrado? Antes que fale nas piscinas tente aferir qual a influência do falecido Engº Adão Barata no processo das piscinas e qual o papel de várias forças políticas que não o PS em Reuniões de Câmara e Assembleias Municipais.Aliás, papeis ao arrepio da vontade do PS. Relembra-lo também dos varios grupos da Freguesia que são apoiados de diversas formas pelo Executivo da Junta de Freguesia que critica. E onde pretendia que sejam construidas coisas desta indole na Portela? )

Portela = VERGONHA o que está a ser feito nas antigas instalações da Escola Vasco da Gama ( Não compreendo do que fala! )

Portela = Obras a cargo da Junta ZERO ( Estacionamentos, Requalificações Urbanisticas, Gestão de Espaços Verdes e mais outras tantas coisas são ou não obras? )

Portela = Manutenção de Passeios ZERO ( Tão evidente que não tem razão que nem comento. O resultado está à vista...Basta olhar para o chão!)

Portela = Lavagens de Ruas, Ecopontos, Contentores e Papeleiras ZERO ( Quer localizações especificas para que as possa encontrar? Quer na toponimia antiga ou na mais recente? )
Portela = Iniciativas para jovens e idosos, Passeios, etc.. ZERO ( Não deve ter querido ir a Evora a semana passada ou talvez não tenha idade para preencher os requisitos etários para ter ido num certo passeio! Deseja cantar? Fazer Teatro? Tantas coisas mais poderiam ser ditas!)
Critique o que desejar mas seja sério e seja honesto. ou então alugue uma casa na Portela de forma a acompanhar de perto a evolução diaria da Portela.
Mas é bom sinal que haja criticas infundadas... é sinal de que não há mesmo nada além de mentiras que possam atacar um trabalho optimo na sua globalidade e ainda melhor quando comparar com o trabalho em outras freguesias ao longo dos anos. Sim... que evolução de fundo teve a Freguesia do Sr. Carlos Teixeira comparativamente com a Portela?
Deseja fazer uma sondagem a população do concelho perguntando se perfeririam viver na Portela ou em qualquer uma das freguesias geridas pelo PS? Talvez não lhe desse jeito na sua vã luta por esconder as evidencias!
Julgo que o Tiago Mendonça se defende por si mesmo mas julgo também que tem demasiada educação para lhe responder como o Sr. Anónimo merecia.
Termino dizendo que vergonha são a usurpação de obras desenvolvidas por outros, fruto de lutas de anos, que o PS e o seu Presidente de Câmara tenta fazer.
Chega de mentiras!!!

Anónimo 26 de julho de 2009 às 05:54  

Meus caros Tiago Mendonça e Anónimo ( como eu ),

Não queria alimentar mais esta discussão infrutifera na medida em que quem tem uma visão distorcida não poderá nunca estar de igual para igual com que ve uma realidade e não podera nunca admitir qu esta errado. Mas não posso deixar de partilhar aqui mais umas notas relativamente as afirmações do Sr. Militante Anónimo ( não eu mas aquele que nos proximos comments deve pedir que seja colocada em frente ao Passos do Concelho uma estatua ao actual presidente de Câmara, tal é o vigor com que o defende )

1."contrato local de segurança, em que Loures" -Para resolver o problema da Segurança no concelho são precisos mais do que cartas de boas intenções e contratos vazios! Os resultado demonstram o que digo!!

2."Já se iniciou na Freguesia de Loures, um projecto que tem como objectivo, a requalificação de prédios abandonados. Está a ser negociado com alguns construtores, que estão a construir no concelho, a construção de prédios para reabilitação social, integrados em zonas, ditas normais" - Ainda bem que só na Freguesia de Loures existem estes problemas! As negociações com construtores sempre foram um forte do actual Presidente de Câmara. Que deve ser perito em convencer os construtores abnegados e mãos largas a investirem sem quaisquer contrapartidas presentes ou futuras!

3."Até em bairros com a quinta da fonte e a quinta do mocho, foi criadas as condições para serem colocados nesses mesmos bairros, infra-estruturas, que visa o apoio e acompanhamento social." - Só posso acreditar que não tenha ido a esses bairros nos ultimos tempos pois se foi e viu o que professa existir está com visões motivadas pela sua vontade de acreditar viver numa realidade concelhia na qual não vive. Ou sabe onde ficam esses bairros?

4."Carlos Teixeira quer também tornar Loures uma marca internacional." - Marca com que caracteristicas? Sabe que não basta decalcar chavões da actvidade governamental e tentar aplica-los ao Concelho de Loures? É preciso mais do que chavões!

5." Um parque parecido com o Parque Aventura de Barcelona." Espero que tenha estado no referido parque pois para dizer o que diz tera que depois defender que, no espaço que refere ir ser criado esse parque no concelho de que fala, de parecido os parques apenas podem ter o nome. E quais seriam os custos de um qualquer parque desse teor? Uma coisa lhe digo... se isso acontecesse o orçamento para o turismo em Loures seria maior num ano do que em todos os anos de governação socialista do concelho juntos!

Anónimo 26 de julho de 2009 às 05:55  

(cont.)


6."É objectivo desta candidatura ajudar a preservar as produções tradicionais e abrir portas a uma maior aposta na agricultura biológica.
Vamos lançar a marca de qualidade Loures, como uma referência de excelência em produtos artesanais.” - Não acha que já deveriam ter sido lançadas as bases paea que tudo sso tivesse sido conseguido? Ou quantos anos demora mais? Quantas mais campanhas eleitorais para prometer algo que não se realiza nunca? E os acordos entre produtores e quem coloca no mercado os produtos? Onde estão também os acordos com as entidades nacionas e regionais que promovem tantas outras marcas do genero por todo esse Portugal fora? Até o vinho produzido no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz tem melhor colocação no mercado nacional do que o Morgado de Santa Caterina. No internacional obviamente que não mas é facil de entender as causas!

7."Até para terem Bombeiros, teve que ser Moscavide a auxiliar, porque não foram capazes de se mexer, se não teve-se existido iniciativa dos Bombeiros de Moscavide," - Mais falta de informação sobre quem iniciou esse processo. E falta de informação sobre quem também é socio dos Bombeiros e exerce responsablidades politicas locais e nacionais em outras forças politicas que não no PS. Informe-se!!

8."integrando nos quadros de pessoal, todos os trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados"- E aproveitando para depois filiar grande parte no PS. Sem segundas intenções, claro. E sem proveitos futuros e sem intenções de minar potenciais futuros executivos de cores diferentes, com certeza!



9."Colocou a funcionar três novos Centros de Saúde – São João da Talha, Santo António dos Cavaleiros e Sacavém/Camarate," - Em que condições estão? Como funcionam? Deseja perguntar a medicos ou autentes qual o grau de satisfação? Em ambos os casos as opiniões publicas e publicadas na imprensa traçam um cenário pessimo. Mas talvez seja facil para quem nunca lá entrou! Ou nem sequer a porta em periodos de afluencia media provavelmente passou!

Cá estou, caso julgue que se justifique, para futuros esclarecimentos em defesa da verdade!

Anónimo 26 de julho de 2009 às 21:33  

Caro anónimo, (como eu)
Verifico que o seu conhecimento do concelho de Loures é péssimo, não disse uma única verdade, em todas as suas frases.
Quinta da fonte e do mocho, não conhece de certeza.
O que aconteceu nos Bombeiros, não sabe nada mesmo, sabe quem aprovou isso? Não sabe de certeza.
Apoio Social na Portela, dá um exemplo, ou evento alguma coisa, porque é a única hipótese de dares esse exemplo.
Diz uma obra que tenha sido financiada pela Junta, estás a falar de uma ou duas floreiras que colocaram de certeza.
Influencia do falecido Eng., Adão Barata nas piscinas!? Quando este na Câmara não fez as piscinas, agora estás-me a dizer que foi influencia dele, não sejas hipócrita.
Não sabes o que está acontecer nas antigas instalações da escola Vasco da gama!? Sabes onde fica a Portela? Só te posso perguntar isto para não saberes.
Obras a cargo da Junta!? Estacionamentos!? Requalificações urbanísticas!? Mais uma vez te digo do um exemplo. Todas as obras que estão a ser feitas na Portela e foram feitas, foram da competência da Câmara, mas já que tu dizes que foi a Junta, dá um exemplo. Até os estacionamentos foi a Loures Parque.
Arranjos de passeio por parte da Junta!? Está a brincar é isso? A Junta nem um calceteiro, acho que tem. Mas vou já saber se tem ou não, eu nunca vi nenhum. Mas amanha já irei dar a certeza.
Quero um exemplo sim, onde lavam as ruas, ecopontos e contentores. Até o próprio encarregado da Junta diz que não fazem, estás tu agora a dizer que sim, fazem deves em quando de papeleiras. As lavagens de Ruas são feitas apenas quando a Câmara mas um carro para o efeito, que é uma vez por mês e da apenas para lavar uns poucos metros de Rua. Basta veres o caso de Moscavide, que é o mais perto da Portela, todos os dias vez funcionários a lavar ruas.
Passeios, foram a Évora, já estão com sorte, têm que aproveitar os 2 passeios no máximo que existe por ano. Se chamas a isso passeios, duas vezes por ano, ok… então não sei o que dizer de outras freguesias, que vão mais de 10 vezes por ano.
O que tem a Portela para que as pessoas querem ir viver para lá? Uma freguesia que as 20h parece que fechou as portas. Não existe nada na Portela que chame as pessoas a viver para lá, por isso é que a maior parte das pessoas que compraram casa nos Jardins do Cristo Rei em Moscavide, são pessoas que saíram da Portela. Porque será?
Chega de Mentiras sim, concordo, porque em tudo o que falas-te não disseste uma verdade.
Tem Vergonha
XXX

Anónimo 27 de julho de 2009 às 08:20  

Anónimo (claramente diferente de si!),
Constato que, para si, quem não partilha das suas opiniões não conhece o seu concelho. E tem razão na medida em que o concelho que descreve apenas existe na sua mente...é uma miragem como aliás o é a ideia de uma gestão socialista responsavel no concelho.Sabemos os dois quem desenvolveu os contactos e quem tratou da escolha do espaço e tantas outras coisas. Tenha decência e não se preocupe apenas em dizer mal de quem não gosta apenas porque não gosta das pessoas.
Relembro-lhe também que um processo de edificação de algo, nomedamente de uma obra publica, tem varias fases e que a sua genese não é a sua construção.Mas seria bom referir quem não queria sequer que fosse adjudicada a obra ou quem votou contra a dotação orçamental na época. PS? Pois foi!! E tenha pelo menos a decência de tratar com dignidade o falecido Adão Barata.
Quanto ao espaço da escola fiz a pergunta pois muita coisa lá se passa... actividades, apoio social, assistencia medica, actividades ludicas e muito mais.Por isso perguntei especificamente ao que se referia.
Sabe o que são competências delegadas? Sabe o numero de obras que, de acordo com os seus criterios redutores poderiamos dizer que teriam sido feitos em qualquer uma das 18 Juntas do concelho pelas respectivas juntas? Não me canse com demagogias!!!Aprenda com o seu amado Pres. de Câmara que é bem mais justo do que o Sr. ( também não é preciso muito!).
Se quer um exemplo de calceteiro pode falar de um que agora é Pres. de Junta de Moscavide e cuja mulher é agora candidata a outra Freguesia do concelho.Quanto a familias teriamos de conversar sobre toda a entourage do vereador Ricardo Leão e a sua tentativa de conquista do aparelho camarario e de juntas mas isso seria desagradavel, não é?
Quanto a quinta do mocho e da fonte nem vou prosseguir pois ja me demonstrou que nem sabe onde ficam nem como esta a situação em cada uma delas.Ou acha normal o problema da falta de cuidado e da falta atenção com os residuos provenientes de actividades comerciais?Sabe do que falo? Tenha juizo!Sabe quantos comerciantes e estabelecimentos comerciais existem por lá? Aprenda e visite. Ou sente insegurança e por isso não vai lá?
Notei também que não conseguiu responder a muitas coisas de forma fundamentada procurando apenas incidir nas mentiras sobre a Portela caindo igualmente na ofensa gratuita e num desnorte tal que, em muitas situações, se traduziu em frases perdidas, disconexas, descontextualizadas e confusas. Geralmente acontec a quem se move por raivas!
Fique bem e descanse um pouco.
Assinarei com GGG para que saiba que sou eu e que fala com alguém que não deixa passar em banco as suas mentiras pequeninas!

Anónimo 28 de julho de 2009 às 12:37  

A sua obsessão por algo é que é estranha, dizer que é verde quando é vermelho. Não sei se me percebe.
Quem passa a ofensa gratuita, parece ser você, pois, você falou aqui em nomes. Mas aproveitando estes nomes, eu pergunto o que acha do trabalho do vereador Ricardo Leão?
Já agora é importante saber, porque em termos gerais, na oposição nomeadamente, existe uma opinião concreta, apenas quero saber se é a mesma.
Quando se tem algum cargo político, os restantes familiares já não podem ser políticos, é mais ou menos isso que está a dizer? Podia ter falado do filho… Porque se for a ver é Pai, Mãe e Filho. Diga o que acha então.
Já vi e não irei continuar a debater com alguém que vejo claramente que não conhece e não sabe o diz, pelo menos nas maiores partes das coisas.
Quem não deve visitar os espaços é você, de certeza.
Estou um pouco sem tempo, por isso neste post, não irei falar muito mais.
XXX