Day After

>> quarta-feira, 1 de julho de 2009

Acabou o dossier eleições. Está eleita uma nova equipa. Fantástico o discurso da nova presidente, que afirmou que contava com todos e procurou aglutinar todas as pessoas. Excelente também o apontamento que fez sobre as relações com os jovens e com a JSD, que mostram grande abertura para trabalhar connosco nos próximos combates do PSD. Da minha parte, e da parte da equipa a que presido, pode contar com toda cooperação institucional e com todo o nosso empenho em vencer os nossos verdadeiros adversários, que estão fora daquela sede, e não dentro.

É importante ganhar as eleições em Loures. Aliás, é urgente. Os mandatos socialistas colocaram o Concelho mais atrasado. Não existe uma união, ao invés, uma amálgama de partículas que no seu todo não valem mais do que valem separadas. Não existe, em linguagem comercialista, um aviamento.

É absolutamente inaceitável, que a Câmara Municipal continue a gastar mais dinheiro na revista de propaganda municipal do que no investimento em Turismo, por exemplo. É urgente, recuperar a bandeira do Hospital de Loures, desenvolvendo todos os esforços junto do Governo para que o Hospital que foi colocado na Gaveta, aquando da eleição do Engenheiro Sócrates, seja uma realidade e possa servir todos os Lourenses. Convém não esquecer, que Loures é o 5ºConcelho do País.

É importante criar condições do ponto de vista financeiro, para que seja possível adoptar uma pauta fiscal mais atractiva, que fomente mais investimento no Concelho e que, consequentemente, crie mais emprego e permita que as famílias se estabilizem no nosso Concelho.

Temos de melhorar na mobilidade e nos transportes, e acabar definitivamente com a separação que existe no nosso Concelho e com as enormes dificuldades que um munícipe tem, para viajar, por exemplo, entre Lousa e o Prior Velho. Devemos também aproveitar sermos um Concelho fronteiriço de Lisboa, procurando novas alternativas de ligação àquele Concelho. Fazem ideia de quanto tempo se demora, de transportes públicos, entre, por exemplo, Santo António dos Cavaleiros e o Saldanha?
O ordenamento do território tem que ser uma realidade. Temos de exportar tudo o que de bom foi feito na Portela, nesse domínio, para todo o Concelho de Loures. Temos também de ter um Concelho mais verde e na vanguarda das novas tecnologias e das energias renováveis.

É imperativo que Loures mude. E a mudança tem um nome: PSD. A alternativa que o PSD tem de providenciar, tem de ser uma alternativa jovem, dinâmica, apaixonada e apaixonante. Temos de ter os melhores, na candidatura à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às varias freguesias. Temos de ser capazes de fazer mais e melhor. De ir mais longe e de romper com todas as fronteiras que ainda existem.

Tudo isto é bem mais importante que uma eleição interna. Procurei neste blogue, num primeiro texto, manifestar a equidistância e o distanciamento que procurei ter de todo este processo. Tentei que os militantes da JSD votassem de forma tranquila e responsável, mas também informada. Mas, num espaço de reflexão e liberdade pessoal, obviamente que não me coíbo de dar a minha opinião e de registar as diferenças de tratamento entre uma Lista e outra. Não me arrependo de ter feito esse apontamento, em poucas linhas. Não me sentiria bem, em todo este processo, e perante tantas diferenças de tratamento que foram feitas em relação à JSD, não deixar um breve apontamento. Fui, muito ligeiro. A equidistância não permitiu mais.

Não me arrependo também da análise que fiz aos resultados eleitorais. O Grupo de Pessoas que estava na oposição ganhou muitos votos em poucos meses, o grupo de poder, não parou de perder apoios. Entendi identificar os três principais erros, com o principal objectivo de nunca ninguém mais os voltar a cometer. Em síntese, é importante deixar de trazer a vida interna do PSD para a comunicação social, e externamente andarmos a “bater” em companheiros nossos. Isso deve, definitivamente acabar. Não devemos tentar fugir ao confronto, devemos enfrenta-lo. E quanto à JSD, encaro esta organização, como absolutamente nuclear para o PSD/Moscavide. E puxando a brasa à minha sardinha, e sem qualquer desprimor pelas comissões politicas anteriores, julgo que não será injusto, reconhecer que esta equipa tem colocado Moscavide no centro político do Distrito e do País, e sempre pelos melhores motivos.

Despeço-me, encerrando o dossier eleições, que teve curta duração e volume, e ainda bem, anunciando que nos próximos dias vão existir muitas novidades no Laranja Choque. Terá uma nova face. Até lá.

6 comentários:

João Alberto 1 de julho de 2009 às 20:48  

Tiago,

Sou do Prior Velho e como podes observar no blogue http://pensardiferentepriorvelho.blogspot.com/ (que já comentaste), há motivos de sobra para o PS perder as eleições.

Os nomes à frente deste blogue são muito capazes, a meu ver.

Não seria óptimo, termos uma segunda freguesia PSD em Loures? Penso que o Prior Velho seria uma aposta a considerar na estratégia da Dra. Geni. Muita gente conhece, no Prior Velho, a Portela. Nomeadamente gente nova. Talvez, quem sabe?

Abraço,
João Alberto

RicardoAndrade 2 de julho de 2009 às 01:19  

Caro Tiago,
Não posso deixar de registar com apreço as palavras de simpatia para com a Dra.Geni no que ao seu discurso diz respeito na medida em que as suas palavras não só são sinceras como transmitem em pleno a sensibilidade da equipa que ela lidera. Todos somos poucos para as batalhas eleitorais que se avizinham. Todos somos poucos para devolver o PSD Moscavide ao patamar onde outrora esteve e até quem sabe ultrapassá-lo.
Concordo com tudo o que disseste acerca da situação de Loures.
Gostaria também de dizer que não existem, para mim, quaisquer dúvidas quanto à enorme importãncia da JSD Moscavide na nossa Secção. Estou igualmente certo que ambas as Comissões Políticas de Secção ( PSD e JSD ) trabalharão em conjunto para que o PSD seja cada vez mais forte e cada vez mais representativo no nosso concelho, no nosso distrito e no país.

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 01:27  

Caro João Alberto,
Começo por dizer que o blog que referiste tem enorme qualidade e que, como é logico, apenas pessoas com bastante capacidade teriam sido capazes de criar um espaço de reflexão sobre o Prior Velho do cariz daquele que falamos.
Quanto a uma segunda Freguesia gerida pelo PSD em Loures apenas posso dizer que concordo em pleno e que vou mais longe dizendo que seria fantástico ter não só duas mas mais freguesias ainda no nosso concelho. Vamos todos juntos lutar para que isso aconteça.

José Figueira 2 de julho de 2009 às 21:45  

Caros João Albero e Ricardo Andrade,

Na qualidade de autor do blog referido "Pensar Diferente Prior Velho" agradeço as vossas simpáticas palavras.

Um abraço também para o Tiago.

José Luís

Tiago Mendonça 2 de julho de 2009 às 22:51  

Caro José Figueira,

Muito obrigado pelo seu comentário aqui neste espaço. É com muita honra que recebo a sua visita.

Quanto ao "Pensar Diferente o Prior Velho" é uma iniciativa extraordinária que mostra a grande valia dos quadros do PSD/Moscavide.

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 23:04  

Caro José Luis,
As únicas palavras simpáticas são as suas pois a minhas e julgo que também as do João Alberto são apenas fruto de um trabalho que tem desenvolvido.
Continue assim que muitos outros e espero que principalmente muitos habitantes do Prior Velho terão, não só palavras mas também actos, em conformidade com o seu trabalho.