Análise aos Resultados Eleitorais

>> quarta-feira, 1 de julho de 2009

Análise aos Resultados Eleitorais

Em percentagem:

Lista A - 28%
Lista B - 72%

O resultado das eleições de ontem foi para mim surpreendente. Embora não tivesse dúvidas de que a Lista B ganharia as eleições, confesso que a vitória por 100 votos de diferença me surpreendeu muito. Não esperava, mesmo, tão avassaladora diferença.

Quanto à JSD, os militantes votaram de forma ordeira e muito urbana. Participaram em massa nestas eleições, escolhendo quem melhor entenderam. Interessa, nesta fase, fazer uma análise casuística do que levou a esta derrocada eleitoral por parte da Lista A.

Julgo que foram cometidos, vários erros, mas três de extraordinária importância.

• Um primeiro relaciona-se com a publicação de dois documentos, um oficial e outro escrito pelo anterior presidente de Mesa, com fortes criticas à Dra. Geni Veloso das Neves. E foi um duplo erro. Primeiro, porque se ataca, em público, uma candidata à Câmara Municipal, e assim, se perde razão quando em tempos idos se acusava de manchar o nome do PSD na Comunicação Social e de provocar desunião. Por outro lado, a antagonização à candidata, que talvez seja uma das pessoas mais respeitadas e admiradas dentro da secção, foi um ponto de partida para que muitos militantes abandonassem a ideia inicial que tinham de apoiar a Lista A.

• A marcação das eleições. Achei, como disse em vários plenários, um erro político não se marcar as eleições em Dezembro, conforme a Comissão Política Nacional recomendou. Ainda para mais, após um resultado negativo nas eleições para os delegados ao Congresso. Não que a Comissão Política carecesse de legitimidade, mas existiam sinais de que as coisas estavam a mudar. A marcação atempada de eleições seria um acto digno, mostrava desprendimento e politicamente seria numa data mais favorável. Sempre disse, que a partir dali, seria sempre a perder votos.

• O tratamento para com a JSD. Todos sabem que o PSD é um partido sui generis, e todos sabem também que muitas eleições são decididas pela JSD. Plenário após plenário, a JSD foi sendo beliscada. As reuniões de comissão política foram sendo cada vez mais escassas, o incidente de não ter existido qualquer telefonema aquando da constituição das listas, e a colocação de elementos menos conotados com a linha actual da JSD/Moscavide precipitaram, acho eu, a mobilização dos militantes da JSD e o seu sentido de voto.

Ontem falei com quase todos os membros da anterior comissão política. Conversas francas, olhos nos olhos. Disse-lhes repetidamente que estavam redondamente errados quando à postura da JSD e a sua orientação nos últimos dois anos. E disse também que a forma como elaboraram a lista, era um erro político. Pior, era a insistência num erro.

Nada tenho contra os dois elementos indicados pela Lista A, com idade de JSD. Um desses elementos não conheço, mas procurarei aferir do seu interesse, e procurarei uma integração no Gabinete JSD. O outro elemento, falei 3 ou 4 vezes, conversas de circunstância, mas tem estado, historicamente, mas com toda a legitimidade, em lados opostos aos que eu defendo. Mas não tenho, igualmente nada contra, como alguns quiseram fazer passar. Aliás, perante esta mostra de disponibilidade para ajudar, será solicitada ajuda na preparação das actividades da JSD. Sem dúvida.

Nunca critiquei as pessoas em si. São militantes da estrutura a que presido. Tento sempre integrar todos e estes não seriam excepção. Aliás, neste processo, nunca disse que deveria partir deles a chamada. Apenas verifiquei que a Lista A não procedeu da forma como eu esperava. E fiquei desiludido, triste, sentido. Mas disse tudo cara a cara, a quem de direito.

6 comentários:

João Alberto 1 de julho de 2009 às 20:42  

Tiago,

1. Fiz parte da lista A, com um papel modesto, mas acreditando que se trata da melhor lista. Não participei na comissão política anterior, embora gostasse do trabalho honesto na feitura das listas às Freguesias. A lista A apresentava-se renovada e com empenho no trabalho político.

2. Todavia, até concordo no geral com a tua análise. Foram erros de quem não sabe jogar xadrez político (eu também não sei, helás.). Não foram jogadas premeditadas. Eu teria também marcado eleições mais cedo. Não concordo é com a tua leitura do tratamento dado à JSD nos plenários. Estive em todos eles, e não me lembro de nenhuma atitude hostil dos "séniores" face aos "juniores".

3. Não consigo dar opiniões mais detalhadas neste teu blogue. Porque é de leitura pública, não me sinto à vontade para comentar mais em detalhe. Por esse motivo, vou propor à nova Comissão Política, a criação de um grupo na internet (tipo intranet ou yahoo groups) para o debate entre plenários. De acesso reservado, claro, aos militantes. E gerido por alguém da CP, que moderasse e garantisse a segurança no grupo. Existem grupos de acesso grátis e aumentaria a clareza do debate. Que te parece? Isto sem desprimor do teu blogue claro.


João Alberto, Prior Velho
militante desde ontem na "oposição". :)

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 01:46  

Caro João Alberto,
Começo por referir que , para mim, qualquer papel é igualmente dignificante e que nenhum é mais modesto do que outro pois uma equipa é feita com o trabalho de todos em igual proporção e valor.
Quanto a renovação ou não das listas julgo que a análise fria dos nomes da anterior Comissão Política e da lista A esclarecem essa questão.
Mas agora já não devem existir listas pois existe uma Comissão Política que foi eleita e deveriamos procurar todos, unirmo-nos en torno da mesma fomentando dessa forma a união e o trabalho proficuo.
Quanto a erros ou não, julgo que cada um deve ser responsável pelas opções políticas que toma. No que diz respeito a experiência política apenas se me afigura referir que várias pessoas da lista A tinham desempenhado funções políticas de diversa ordem ao longo das suas vidas.
O aspecto do tratamento relativamente à JSD em plenários foi evidente para todos os militantes presentes nos mesmos. Não julgo é que, cada vez mais, existam juniores e seniores mas percebo o que quiseste dizer.
Para terminar apraz-me dizer que acho imensamente positivo que todos os militantes procurem colaborar com a nova Comissão Política transmitindo as suas sensibilidades no sentido de tentar ajudar. um grande bem haja por essa atitude.

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 02:08  

Caro Tiago,
Não posso deixar de dar os meus parabéns à JSD por ter mantido o nivel no que diz respeito a sua participação das eleições. Apenas dignificou, uma vez mais, o bom nome da sua estrutura e do PSD.
Dar-te também os parabéns por te manteres igual a ti mesmo:honesto, frontal e sincero nunca desbaratando o capital que foste acumulando por esse país e por esse distrito fora graças ao trabalho por todos reconhecido a frente da JSD Moscavidee à tua forma de estar. Forma de estar essa que deveria ser exemplo para muita gente.
Só mesmo quem não te conhece poderia achar que a tua postura fôsse outra.
Do primeiro erro que apontaste já falei de forma clara em plenário de militantes portanto não me irei repetir sob pena de me tornar cansativo.
Quanto aos textos publicados irei apenas falar do segundo pois do primeiro também ja falei em plenário, que foi o que aliás julguei mais apropriado. Penso que o anterior Presidente de Mesa não se deveria ter esquecido do efeito que podiam ter tido as suas palavras na medida em que não era apenas um militante mas também exercia a posição que referi bem como a de verador na Câmara à qual a Dra. Geni se candidata. Mas as acções ficam com quem as pratica e ele é que deve saber o que julga mais pertinente fazer. Como é óbvio, estava no seu direito de dizer o que bem entendesse pois é responsável pelas suas atitudes como cada um de nós é pelas suas.
Quanto ao tratamento para com a JSD apenas posso dizer que nem preciso de dizer nada na medida em que foi claro para quem esteve nos plenários.
Despeço-me dando-te mais uma vez os parabéns.É tentando trabalhar com todos que se pode almejar ter uma Secção da JSD a falar, mais ainda, a uma só voz.

Tiago Mendonça 2 de julho de 2009 às 02:25  

Agradeço os comentários de ambos.

João,

A ideia parece-me óptima. Mas tens que falar com as pessoas da comissão política. Eu por mim, continuo por aqui a dar uns bitaites. Às vezes até com calinadas, como já foi afirmado ai nuns comentários anteriores.

Ricardo,

Um agradecimento pelas palavras simpáticas que dirigiste à JSD. É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido.

João Alberto 2 de julho de 2009 às 11:57  

Caro Ricardo,

Escreveste "No que diz respeito a experiência política apenas se me afigura referir que várias pessoas da lista A tinham desempenhado funções políticas de diversa ordem ao longo das suas vidas."

Mas concordarás comigo que jogar este xadrez não é para todos :). Uma pessoa pode passar por lugares, executa-los de forma honesta e competente, e ainda assim ser amadora na conquista de votos...

Basta não ter alguns contactos, não ter lugares para oferecer (sabes que há sempre militantes que não querem servir o partido, mas sim servir-se. É assim em todo o lado, e o PSD, pode não ser excepção), etc. O que não quero dizer nada em relação ao nosso caso. Basta sabermos que o PSD está na oposição no governo e em Loures....

Abraço,
João Alberto

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 22:59  

Caro João Alberto,
Penso que,quando o trabalho é competente e visível para todos, os resultados eleitorais aparecem naturalmente. A melhor forma de " conquistar de votos" é a que advém do trabalho.
Não julgo que ofertas de lugares tenham estado em causa no assunto de que falamos. Mas falando ainda sobre ofertas de lugares posso também dizer que quem nada tem nada pode oferecer.
Termino este comentário dizendo que a sua postura honesta, frontal e leal merece da minha parte todo o apreço. Não me posso esquecer de que, apesar da sua defesa da lista pela qual se candidatou, foi o primeiro a preocupar-se em dar sugestões a quem ganhou as eleições com o sentido de que todos tenhamos uma secção forte, participativa e reconhecida por todos. É um optimo exemplo para todos.