Amanhã!

>> segunda-feira, 29 de junho de 2009

São amanha as eleições para o PSD/Moscavide. Umas eleições muito importantes, na medida em que, deste acto eleitoral irá sair a nova comissão política de secção que terá como primeiro ponto do seu caderno de encargos levar a bom porto o processo autárquico, que teve inicio, com a apresentação da Dra. Maria Geni Veloso das Neves, no passado dia 26 de Junho de 2009.

No último plenário do PSD/Moscavide, prometi guardar a equidistância adequada de todo este processo, tendo em conta as funções que ocupo. Assumo essa afirmação e em nome da responsabilidade que assumi, não tecerei quaisquer comentários até ao anuncio dos resultados finais, sobre tudo o que tem sido feito e dito.

Não obstante disso, congratulo-me pela postura exemplar que os militantes da JSD/Moscavide têm tido, informando os seus militantes das eleições, divulgando as duas candidaturas e explicando o enquadramento político local, mas guardando o distanciamento que a autonomia da JSD requer.

É nestes momentos que temos de provar se estamos ou não estamos à altura dos cargos que ocupamos. E manter a serenidade até ao fim. Mesmo quando nos apetece falar. Mesmo quando nos apetece gritar. Não podemos andar meses, anos, a criticar atitudes de outros para depois fazermos o mesmo ou pior. Não podemos acusar, sucessivamente, que uns desunem, para depois não sermos capazes de unir. Em especial quando ocupamos cargos de responsabilidade numa estrutura.

Não me vou mesmo pronunciar sobre nada, até ao dia seguinte às eleições. Entendi não o fazer apesar de todas as circunstâncias. E que circunstâncias! Quando pensamos que já vimos tudo, afinal não vimos nada. Mas à primeira todos caiem, à segunda só cai quem quer.

Quero, neste dia anterior às eleições, desejar a melhor das sortes às duas listas. Até porque ambas têm elementos da JSD. Mas não ficaria bem com a minha consciência, se não distinguisse a forma como as duas listas lidaram com a JSD. A Lista B, teve a amabilidade e a sensibilidade de ligar ao Presidente da JSD dando lhe conta das suas escolhas para a listas à Mesa da Assembleia e à Comissão Política, dando lhe conta dessas escolhas, muito antes das mesmas serem um facto consumado. A lista adversária não quis ter essa gentileza. E talvez, tivesse, ainda mais obrigação, dado os dois anos de relações institucionais entre a JSD e a Comissão Política do PSD/Moscavide, cujos membros pertencem, maioritariamente, à Lista A. Nem uma palavra direi sobre os nomes escolhidos para essa Lista. Se todos conseguirem barbear o rosto de manhã, gostando do que observam, por mim está óptimo. Cada um faz as suas escolhas. E acarreta com as consequências dessas mesmas escolhas.

Lá estarei às 23h30 para saber os resultados eleitorais. Antes exercerei o meu direito de voto. Em silêncio e sem influenciar. Com a serenidade e a responsabilidade de sempre. E apenas posso prometer que ganhe quem ganhar terá a cooperação da JSD. Mas repito: À primeira todos caiem, à segunda só cai quem quer.

20 comentários:

João Alberto 29 de junho de 2009 às 15:55  

A isenção perdeu-se.
Já se percebeu o teu apoio à lista B. :).
Se fosses isento apenas poderias dizer: Votem e não se abstenham.

Tiago Mendonça 29 de junho de 2009 às 22:59  

Caro João Alberto,

Agradeço-lhe o seu primeiro comentário neste meu espaço de liberdade e de reflexão. Espero que seja o primeiro de muitos.

Julgo que a JSD teve ao longo de todo este processo uma postura exemplar. Equidistância, autonomia e distanciamento. Sem que com isso deixasse de participar, dar a sua opinião e fazer ouvir a voz dos jovens. Creio, portanto, que a estrutura a que, orgulhosamente, presido, sai engrandecida de todo este processo. Mais, demos uma lição, quando todos os membros da comissão política da JSD recusaram integrar qualquer uma das listas. Mostrámos que não andamos aqui pelos lugares. E que não somos como aqueles, que nada têm, e que estão sempre no passeio à espera que caia algo da janela, que rapidamente correm para a apanhar, esquecendo os princípios que deveriam nortear a sua conduta política.

Não se trata de apoiar ou não apoiar. E, peço-lhe desculpa, mas também não é este comentário que me vai fazer falar do que não quero. E para que fique claro: Não quero falar das escolhas da Lista A, no que à JSD diz respeito. Remeto para o que disse no post: Há primeira todos caiem, há segunda só cai quem quer. Persistir no mesmo erro, é burrice.

Agora, não me sentiria bem comigo próprio, se não distinguisse a diferença de tratamento. Enquanto a Lista B consultou o Presidente da JSD, no estrito sentido de informar das escolhas que fez para a Comissão Política e para a Mesa da Assembleia, no que a jovens com menos de 30 anos diz respeito, solicitando alguma informação sobre esses jovens, e a Lista A, que nenhum telefonema decidiu fazer. Mas como disse, eu não levo a mal. Nem acho que sejam piores políticos por isso. Cada um tem o seu estilo. Respeito todos, desde que se mantenha o registo da urbanidade e da coerência.

Mas caro João Alberto,

Apelo, realmente, a que todos votem. Independentemente das escolhas que façam. E, no que aos militantes da JSD diz respeito, poderão ter como um dos critérios na sua escolha, felizmente, os militantes com menos de 30 anos que figuram nas duas listas. Poderão observar os candidatos que estão numa e noutra lista e reflectir sobre quais é que deram mais à JSD. Em reflexão e em silêncio. Acredito na sabedoria dos militantes da JSD e tenho a certeza que saberão votar.

Militante Atento 30 de junho de 2009 às 03:41  

Omites o facto de a Comissão Política da Secção de Moscavide ter, por duas vezes no espaço de poucos meses, solicitado insistentemente que houvesse uma indicação de nomes pertencentes à JSD...Mais um facto que escondeste dos teus súbditos.

Talvez tenhas sabido do convite atempado dos membros da JSD que integram a lista B pq estes te são próximos. Os outros Militantes da JSD que acham que não te devem nada por não te conhecerem, ou pura e simplesmente não te considerarem suficiente para tal, ou porque não os conseguiste colocar do teu lado, - com estratégias calculistas e opacas, deturpações de factos e falsas posturas (escola tristemente velha que mostra uma total instrumentalização da JSD Moscavide) -, não se sentindo tais Militantes da JSD obrigados a prestar tal "vassalagem", e tendo em conta que, quando foste solicitado, não indicaste qualquer nome, pugnando alegadamente pela equidistância para depois vires a colocar "peões" na Lista B.
Esta lista, os tais que usam as tais tácticas de promessa de lugares e/ou pagamento de quotas em troca do voto e até boleias, o que diz muita coisa da Lista B, usam o nome da Dra. Maria Geni para se elevarem, e mendigarem..."a Dra Geni pediu" dizem nos telefonemas.
Pelas "más companhias"...as melhoras da JSD Moscavide.

Tiago Mendonça 30 de junho de 2009 às 13:16  

Caro Militante Atento,

Não vou comentar, a poucas horas do acto eleitorais, as afirmações prejurativas que teceu sobre a JSD/Moscavide.

Indico-lhe apenas, que somos a JSD do Distrito de Lisboa, com maior taxa de participação eleitoral, que dobrámos o número de militantes, que somos a secção do PAÍS com mais moções apresentadas em Conselho Distrital, que através do Gabinete JSD temos mais de 30 jovens a trabalharem na JSD/Moscavide, que em 3 anos, realizámos mais de 20 actividades, que temos a maior NewsLetter do Distrito e que, Conselho Distrital após Conselho Distrital temos sido reconhecidos como uma secção exemplo no Distrito e no País.

A Comissão Política do PSD/Moscavide, pediu por duas vezes um documento com indicações para autárquicas. O documento foi preparado e apenas não foi apresentado porque nunca mais foi solicitado nem existiram reuniões de comissão política para o efeito.

Para as listas internas nada foi pedido . Fica o reparo.

E caro "Militante Atento",

Não era obviamente os militantes da JSD que estão na Lista A que me tinham de ligar a dizer o que quer que fosse. Aliás, até é bem possível que não me conhecam, como referiu, dada a abstenção de participação política, quer em actividades quer em eleições dos militantes em questão. Mas são escolhas. E eu respeito-as. O Candidato da Lista A, por quem tenho estima, terá os seus critérios nas escolhas que faz.

E também não afirmei que alguém me teria de ligar. Disse apenas que distinguia as posturas. E que estranhei dada a belissima cooperação institucional que tivemos ao longo dos últimos dois anos.

Mas no dia seguinte às eleições vou escrever sobre tudo isso. Aí sim. Muitas coisas tenho a dizer.

Sobre ter colocado peões. Nenhum membro da comissão política de secção está em qualquer lista. Dois candidatos pela Lista B fazem parte de um outro órgão, a Mesa da Assembleia. Que como sabe é independente da Comissão Política.

Mas sabe que eu sou um pouco indiferente a essa lógica de peões. Não embarco nessas lógicas. Suponha, que existia um membro da JSD, candidato numa das listas que até fazia parte, por exemplo, de uma Comissão Política Distrital da JSD. Não me passava pela cabeça afirmar que essa pessoa seria um peão dessa Comissão Política. Mas foi você que falou em peões. É preciso cuidado.

Último Pedido: Retire a palavra súbditos. Aqui ninguém manda em ninguém. Cada um faz as opções que considera mais adequadas. Confio na sabedoria dos militantes da JSD, que livremente poderão decidir.

Militante Atento 30 de junho de 2009 às 14:22  

Caro Tiago Mendonça,

Se tinhas nomes, existem telemóveis, não indicaste pq a tua estratégia estava cozinhada com o Ricardo Andrade e seus comparsas.

Sempre disseste que estavas com a Comissão Política mas querias manter a equidistância....mentiste.

Se nem para as eleições autárquicas, onde manterias inequivocamente a tua tão propalada equidistância, indicaste nomes, pq devia a Comissão Política, depois de te ter solicitado nomes, insistir ainda mais?

Porque é que ao longo de dois anos de tão intensa "cooperação institucional" não foste capaz de mandar um sms a dizer que o documento que te tinha sido pedido em janeiro - com testemunhas -, e 2/3 meses mais tarde, estava finalmente pronto?

Desde janeiro houve várias reuniões da Comissão Política, e em todas elas a JSD marcou presença, muitas oportunidades para apresentares o documento com nomes indicados pela JSD, que disseste que tinha sido feito, mas que pouco ou nada fizeste para entregar à Comissão Política.

Quanto às listas para a Secção de Moscavide... Porquê pedir-te nomes se passaste 2 anos a afirmar a equidistância e manifestaste durante esses mesmos dois anos a vontade de não veres ng da JSD a comprometer-se com uma Comissão Política, para não pôr em causa a sempre por ti afirmada (pseudo)equidistância?

A lista A acha que os jovens tem vocação para ser actores, e não figurantes em cargos alegadamente isentos como a Mesa da Assembleia.

O teu medo é perderes a tua chupeta - Presidência da JSD - e ao veres que na Lista A há quem, se quisesse, te tirava a Presidência da JSD enqt o diabo esfrega um olho, em pânico, e envenenado pelo R.Andrade e seus parceiros no "crime" (de pôr os seus interesses pessoais à frente dos da JSD e do próprio PSD), acabas por te lançar nessa campanha ignóbil a favor da Lista B.

Peões - são aqueles que colocas na Lista B, independentemente do órgão, pois isso vai dar o cunho da JSD à lista B, que é isso que eles e tu próprio querem, para poderem dizer que a JSD está com eles.

São peões, pq ao desempenharem esse papel, estão a permitir que mais tarde indiques quem quiseres para outros lugares, em troca do "apoio" da JSD, se e só se a Lista B cumprir as promessas de lugares que te fez.

(A LISTA A NÃO ALINHA NESTAS JOGADAS)

Súbditos são aqueles que, apesar dos sinais contrários, continuam a acreditar no dogma da infalibilidade do Presidente da JSD, um "mito autêntico", mas sem a mínima correspondência com a realidade.

Retiro as palavras "súbditos" e "peões" não por serem falsas, mas sim por generalizarem indevidamente, uma vez q há militantes da JSD que felizmente nada querem com esses jogos obscuros.

Quando perceberes que tu próprio ESTÁS A SER USADO, e que a lista B é um "cocktail molotof" à espera de arremesso, vais perceber (FINALMENTE) que tu tb estás a ser um peão....de brega.

Pelas más companhias, reafirmo o desejo de melhoras da JSD Moscavide.

Lista A contra todos os oportunistas!....até aqueles que não se apercebem que estão a ser manietados

Cumprimentos aos realmente dignos Militantes da JSD.

Tiago Mendonça 30 de junho de 2009 às 17:51  

Caro Militante Atento,

As suas palavras começam a reflectir o desespero que tem vindo a assolar algumas pessoas neste processo eleitoral. É preciso manter a calma e a dignidade. Não há razões para esse tipo de atitudes.

Não vou aqui adiantar-me muito mais sobre questões em que já toquei. Talvez se fosse capaz de se identificar poderia merecer mais algumas linhas de intenção. Mas dois ou três tópicos sobre pontos que devem ser esclarecidos.

• Quando diz que desde Janeiro existiram várias reuniões de Comissão Política, quer dizer o quê? Os estatutos obrigavam a 12 reuniões em 6 meses. Quer mesmo entrar por aí? Não revelo reuniões. Mas se estivesse melhor informado saberia que em determinada reunião avancei com diversos nomes a várias freguesias. Foi me dito que não era necessário o documento escrito. Mas sabe a que documento escrito me refiro? Não é por certo uma relação lugar-pessoa. Estamos a elaborar um dossier autárquico, muitíssimo importante e que em breve colocaremos à disposição.

• Sou presidente de um órgão. A comissão política de secção da JSD/Moscavide. Decidimos em reunião de comissão política, que ninguém, deste órgão, faria parte de qualquer lista, no caso de ser convidado. Como pode observar ninguém está em lista. Agora eu não posso obrigar que outros militantes que não tem qualquer vínculo com o órgão a que presido façam parte ou deixem de fazer parte de listas. E mais uma vez lhe digo: Fico muito contente por existirem elementos com idade abaixo dos 30 anos nas duas listas. Podem os militantes da JSD escolher.

• Sobre perder a chupeta, chegou aqui ao desespero máximo. Mas enfim. Como calcula o cargo da JSD/Moscavide é muitíssimo bem remunerado. Milhares de euros. Enfim. Sabe quanto dinheiro já recebi da JSD? Zero. E sabe quanto é que já investi? Pois…

• Sobre ter medo. Venham a eleições. São de dois em dois anos, excepcionalmente, de menos em menos tempo, quando alguém quer dar uma chapelada. Já passei por três eleições para a Comissão Política de Secção. A primeira com oposição, as outras duas sem oposição. Mas gosto sempre que venham a votos jogar limpo. Mas creio poder afirmar que tenho uma secção pacificada, sem querelas. Plural, mas pacifica. Mas não esteja tão preocupado com a saúde da JSD. Reconhecidamente está, esta estrutura, com grande vitalidade.

• O resto do comentário, com expressões como “cocktail molotov” entre outros mimos de teor que dispenso, poupo-me a grandes comentários. Saí agora de mais um exame. As pessoas tem que ter vida para além da política. Sob pena de ficarem agarrados a determinada chupeta.

Termino, afirmando que fechei o dossier. Quaisquer comentários que sejam feitos, ficarão sem resposta, pedindo desde já desculpas. De todo o modo, conto amanha, colocar um post onde procurarei escalpelizar todas as questões que me parecem pertinentes a este propósito.

Caro Militante Atento,

• Assine o que escreve.
• Mantenha os níveis de urbanidade adequados, mesmo quando o nervosismo aperta.
• Volte sempre.

Ricardo Andrade 1 de julho de 2009 às 06:19  

Caro "Militante Anónimo",
Começo este comentário escrevendo que compreendo que o calor de uma disputa eleitoral inflame as palavras de quem as disputa.
Refiro também que a franca, leal e honesta troca de ideias é salutar. Principalmente quando é feita com frontalidade, dignidade e sem violências verbais que em nada dignificam o espaço de debate e reflexão que é um blog com o cariz do Laranja Choque.
Vejo-me igualmente obrigado a referir que " Quem não se sente não é filho de boa gente".
Como tal agradecia que não se referisse a mim nos termos em que o faz com acusações que em nada correspondem a verdade e, na qualidade de militante honorário da JSD, pedia-lhe que tivesse respeito por essa instituição cujo inestimável valor tem sido diversas vezes notado pelas direcções nacionais do PSD.
Se atende ou não a este meu pedido é algo que apenas cabe à sua consciência. Da minha parte apenas existe a vontade de não alimentar discussões estéreis.
Termino com o desejo que todas as querelas subjacentes a uma série de opiniões que manifestou terminassem, na medida em que nada dignificam o PSD e que tentam colocar um entrave à união que deve existir no PSD e na Secção de Moscavide.

Militante Atento 1 de julho de 2009 às 06:25  

Meu caro Tiago Mendonça,











Isto dos comments leva-te à tentação de quereres ter sempre a última palavra.








Só queria repudiar o tom condescendente utilizado e reafirmar que considero que foste desmascarado.











PS : Cuidado que eu volto...pq a JSD pode sempre contar comigo:oP

Tiago Mendonça 1 de julho de 2009 às 15:28  

Carissimos,

Não tive ainda tempo para fazer o post de análise às eleições do PSD/Moscavide.

Vejo pela hora do último comentário, que o caro amigo, teve insónias. Deixe lá isso. O que lá vai lá vai.

E ainda bem que a JSD pode sempre contar consigo. Começe a aparecer em actividades e/ou candidate-se a eleições. As próximas serão lá para 2011. Apareça. Não lhe prometo é que o resultado não lhe provoque novas insónias.

Militante Atento 1 de julho de 2009 às 22:39  

Insónias vou eu provocar-lhe quando mostrar (com um único exemplo) a podridão que grassa na JSD e porque considero que a sua liderança além de fraca é facilmente influenciável...pelas piores pessoas.

Depois das revelações espero que seja aberto um inquérito e brevemente expulsos os militantes da JSD que forem visados, por andarem de braço dado com o PS.


É já amanhã...só porque me apetece deixar-vos na expectativa.Mas aí vão perceber que eu não durmo "em serviço".

Quem teve insónias terá sido o Ricardo Andrade, pela hora do post dele, mas disso já o Tiago Mendonça não quer falar...

Mas falo eu...as verdades, as puras verdades, quando expostas publicamente, como acima foi feito, provocam insónias.

Ricardo...desculpa tê-las provocado.

E Tiago, enquanto fores bebé, e quiseres ter a última palavra, nunca vais ser levado A SÉRIO, ou como pessoa de bem, apesar de ainda conseguires enganar alguns.

Espera por amanhã...ansiosamente, mas sem insónias, e depois quero ver que medidas vais tomar...
(acho que vais "tapar o sol com uma peneira"...vamos ver se me surpreendes, e olha que eu conheço-te de gingeira).

Se as tuas medidas, as que vierem na sequência da minha denúncia, não tiverem resultados práticos vais só confirmar que és um mau líder.

As melhoras da JSD Moscavide (agora é tarde para abrires os olhos, Tiaguinho, já te meteste no barco com os piratas...para sair dele não vai ser pelo teu próprio pé, ou és empurrado borda fora ou fazem-te a vida negra e tiram-te a chupeta...más companhias é o que dá)

( Uma última nota, por agora, e para dar um contributo ao teu léxico, por referência ao teu 2.º comment ou post - "prejurativas"...pega num dicionário e procura o termo "pejorativo"...e assim és capaz de evoluir qq coisa...mas ainda tens muito a aprender comigo)

Anónimo 2 de julho de 2009 às 00:11  

Militante Atento, dor de cotovelo cura-se com água benta e bom senso!

Ricardo Andrade 2 de julho de 2009 às 02:31  

Caro "Militante Atento",
Respeito mas registo que não tenha atendido ao meu pedido de não se referir a mim com comentários de certo cariz.
Digo-lhe também que registo a sua preocupação genuina para com o meu sono. Como tal sinto-me na obrigação de o descansar e tranquilizar dizendo que tenho dormido bem e tranquilo e pedindo-lhe que não se peocupe com o meu descanso pois não gostaria de lhe provocar a si preocupações que o perturbem.
Quanto a apelidar algumas pessoas de piratas apenas posso escrever que gostaria que fôsse mais comedido nas palavras por respeito a quem não o desrespeitou. Mas mais uma vez isso ficará consigo e com a sua consciência.
Conto consigo para que a dsicussão política ou de outro cariz neste fórum seja elevada e proveitosa para todos.

Tiago Mendonça 2 de julho de 2009 às 02:34  

Militante Atento,

Basta. Refugia-se no anonimato para disferir uma série de ataques pessoais. Ofendeu-me a mim, de forma gratuita. Ofendeu outros militantes da JSD e do PSD. Faz ameaças graves sem concretizar. Vem exigir que militantes sejam expulsos da JSD e afirmar que ou eu abro inquéritos ou sou mau líder.

Meu caro, a denúncia que fizer, equivale a zero. E se vai tentar manchar nomes de alguém, digo-lhe já que não vai utilizar este espaço com esse intuito. Diga lá o que lhe apetecer mas com educação e urbanidade. E assine.

Está refugiado num anonimato ridiculo para dizer umas quantas coisas. Fui aturando esta patetice, mas julgo que chegou a altura de dizer basta.

Senão parar terei que activar a moderação de comentários, como é aliás prática de muitos blogues, bem conhecidos do caro militante.

Vou manter os seus comentários, mas se volta a insultar as pessoas, garanto-lhe que os apago.

Militante Atento 3 de julho de 2009 às 02:42  

Caros Tiago Mendonça e Ricardo Andrade,

Antes de mais uma explicação para o atraso neste comment :
Quem trabalha, ainda por cima por turnos, e não se coíbe de, ainda que com sacríficio, fazer favores a colegas com familiares doentes, por vezes vê-se na circunstância de não conseguir cumprir integralmente o que promete...daí este comment só chegar a estas horas.

Perante a activação da moderação vou apenas brindá-los com perguntas, cujas respostas espero que procurem e, na sua sequência, que apurem as devidas responsabilidades ou façam o "mea culpa".

Quais foram os militantes da JSD, para além do Ricardo Andrade (honorário?) que estiveram a comemorar, na noite de 3ª Feira, 30 de Junho, a vitória da Lista B nas eleições da Secção de Moscavide numa conhecida churrasqueira da zona oriental do Concelho de Loures?

(São conhecidos e estão identificados...por cortesia não vou mais além, salvo se este comment não for publicado)

Será que estavam tão animados, bem dispostos, e em tão amena cavaqueira por se encontrarem na companhia de militantes "especiais" como António Teixeira e Jaime Júnior?

Ou por estarem também acompanhados dos VEREADORES SOCIALISTAS JOÃO PEDRO DOMINGUES E RICARDO LEÃO?

Estariam a preparar mais um acordo fantástico com os socialistas?

Provavelmente...

Deve envergonhar quem apoiou a lista B a intenção conhecida mas sabiamente camuflada dos membros desta lista de fazer acordos com o PS, o que metaforicamente se pode designar por "repartição do espólio" ?

Como se vão sentir os militantes da JSD e do PSD que votaram na lista B ao descobrirem (finalmente)o óbvio ... que os membros da lista B estão mortinhos por se encostar ao PS e assim terem alguma influência, do que terem que se cansar a fazer oposição ?

A Lista B tem o lema " Algum poder, ainda que seja simbólico e só dê uns dinheiritos, é melhor do que nenhum poder " ?

(Digam lá se não lembra a história da cigarra e da formiga)

Tiago,

Deixo tudo nas tuas mãos...o apuramento efectivo de identidades e responsabilidades...consulta quem te é mais próximo e descobrirás.

Agora finalmente se verá do que o líder é feito e que valores defende.

Espero que me surpreendas pela positiva ao permitires este comment e ao cumprires o teu papel mas, se não permitires este comment, tens que ter cuidado...era muito chato aparecerem fotografias dessa "festa na churrasqueira" publicadas na internet num qualquer blog, e que delas fosse dado conhecimento a todos os militantes que forneceram um e-mail válido.

Cuidado com as amizades.

Um abraço, e obrigado por permitires a minha liberdade de expressão, ainda que sob anonimato.

M.A.

Ricardo Andrade 3 de julho de 2009 às 05:15  

Caro Tiago,
Respeitando a tua gestão deste espaço que é teu, peço-te que me deixes responder a este comment de quem continua a não ter a coragem e a frontalidade de assumir a sua identidade. É diferente de quem assina com o seu próprio nome mas...deixemos cada um ser como cada qual... mesmo que isso seja menos corajoso ou honesto.

Caro " Senhor que não assume com o seu próprio nome quem verdadeiramente é",

Vou responder apenas por achar que é tão ridiculo aqulo que diz que não deve deixar de ter resposta.
Quem esteve onde quer que tenha estado a comemorar vitória pelo resultado eleitoral tem tanto direito de o ter estado a fazer como quem tenha estado em outro local que todos nós sabemos qual é a reagir a uma derrota eleitoral clara e inequivoca.
E quem acompanha celebrações ou carpir de mágoas está no seu pleno direito em qualquer dos casos.
Não estiveram militantes da JSD ou do PSD, estiveram sim amigos! Mas tenho pena que não tenha observado todas as presenças até ao final da noite porque senão teria mais factos nacionais bem mais relevantes a ameaçar divulgar ou então talvez tenha receio de o fazer pela mesma falta de coragem que demonstra ao não assumir a sua verdadeira identidade.

Ricardo Andrade 3 de julho de 2009 às 05:17  

Continuo o comment anterior dizendo que explicito que não conhecia pessoalmente, até a data, um dos vereadores que enunciou. Esclareço que sou, como é público e divulgado em reportagens fotograficas universitárias já antigas, caloiro e colega de faculdade do outro vereador de quem falou ( Ricardo Leitão ). Clarifico também que, a esse vereador, me une uma simpatia pessoal que não pretendo deixar de ter porque, na politica como na vida, não devemos destratar nunca quem nunca nos destratou. Nem mesmo se a sua visão maniqueista da questão o fizer pensar o contrário. A política não é tudo na vida! Aliás, tenho agora pena de não ter estado mais tempo a conversa com essa pessoa por ter estado mais envolvido em conversas com pessoas com quem partilhei todo um percurso de construção de um projeto responsável e de futuro para o PSD em Moscavide e com mais amigos que me acompanharam na luta pela dignificação de uma secção que foi outrora uma das mais respeitadas no concelho, no distrito e no país. Nem que seja porque se tivesse falado mais tempo com esse vereador talvez pudesse V.Exa. tecer mais dissertações do género das que teceu. E então fazer ainda mais guiões para centenas novelas venezuelanas ou mexicanas tal é a sua fertil imaginação.
Digo-lhe também que tenho pena por ver que, ao invés de dedicar mais tempo a quem diz que lher quer bem, perde tempo em observar os outros que estão com quem lhes quer bastante mais do que bem.
Mas peço-lhe que não prossiga nesta onda, ridicula, de tentar denegrir quem não esconde nada do que faz.
Seja digno consigo mesmo e aprenda que apenas unindo poderemos voltar a ter uma secção digna e merecedora da participação eleitoral que apenas voltou a esta secção quando os militantes quiseram dar um sinal de que a mudança era necesária.
Peço-lhe também que não inclua na sua luta por tentar denegrir todos os que pensam igual a 167 militantes votantes da Secção do PSD Moscavide nomes de quem não é tido nem achado para esta contenda.
Acabe também com as ameaças que acabam sempre por se revelar aquilo que são... " a montanha a parir um rato". E chega destas ofensas gratuitas.
Assuma quem é e deixe de se esconder sobre nomes ficticios que nada estão de acordo com a sua postura. Um militante do PSD é franco, leal e honesto, ao invés do Sr. que nada disso tem sido. Um militante do PSD nunca é anónimo... é honesto, leal , corajoso e tem nome próprio, apeldido e número de militante.
Termino dizendo-lhe que chega destes ataques e respostas pois para mim o que importa é ter uma Secção de moscavide do PSD unida, responsável, coerente, franca, honesta e outras coisas mais que V.Exa. talvez nunca venha a entender.
E antes que fale em insónias respondo-lhe que durmo sempre tranquilo independentemente da parte do globo em que esteja. Mas... durma bem apesar da luta que deve estar a ter com a ter com a a sua consciência pois acredito que ela exista.

Ricardo Andrade 3 de julho de 2009 às 05:30  

Caro Tiago,
Desculpa por qualquer excesso mas apesar de julgar que este espaço me merece toda a calma e ponderação nos comments não podia deixar de mostrar o quão ridiculos tinham sido os comentários daquele que não se identifica com nomes próprios.

Militante Atento 4 de julho de 2009 às 02:53  

Caro Ricardo Andrade,

Espero que a defesa minimalista tenha um seguimento, já que parece que ficou muito por explicar.

Ok, é Grande Amigo de um Vereador Socialista, e só conheceu o outro Vereador Socialista naquela mesma ocasião.

Mas e a presença de António Teixeira e Jaime Júnior, junto de si e dos referidos Vereadores Socialistas?

Todos festejavam a vitória da Lista B?

E a presença do mero subscritor da Lista B António Teixeira?

Sim...o mesmo António Teixeira que foi nomeado politicamente para o cargo de Administrador dos SMAS pelo Presidente Socialista da CM Loures?

Não serão relações perigosas?

Não augura a reedição de péssimos acordos que só servem os interesses de uns em vez de pugnarem pelos interesses do concelho e do PSD?

Eu até nem duvido que a Lista B, a Comissão Política eleita, tente obter o melhor resultado que lhe for possível nas autárquicas mas, no meu modesto entender, qualquer que seja esse resultado - pq só com uma grande conjugação de factores e repartições de votos poderia o PSD ganhar a Câmara...espero realmente que aconteça! -, creio que a grande diferença da saudosa Lista A para a Lista B, é a enormíssima susceptibilidade desta última ir direitinha fazer um acordo com o PS, com necessária intervenção do PSD Loures e da Distrital, se pela primeira vez em bastantes anos os estatutos fossem EFECTIVAMENTE cumpridos nestas matérias. Mas é só facadas e golpes de teatro.

Desde quando uma Distrital com a verdadeira Comissão Política, tem reuniões de "encher chouriço" no que concerne à escolha de candidatos ao município, e se alia à oposição da comissão política, e entra no seu jogo, com os todos os ingredientes : encostos ao PS, contactos fáceis com a secção de Loures para se chegar a um consenso e mais uma vez o PSD com Pelouros de muito fraca expressão orçamental, pelo que é praticamente impossível, por si próprio, o PSD deixar marca no concelho. (Turismo em Loures, parece-vos um pelouro municipal relevante? Pois...mas e se ainda por cima vos disser que a expressão orçamental do Pelouro do Turismo é inferior ao que o PS gasta com a "Comunicação", vulgo propaganda com que somos brindados - Insultuoso, no mínimo)

Ok, sempre podem ter outras contrapartidas como a nomeação de administradores para empresas municipais (SMAS, GESLOURES) e, depois de muitos anos, a frequentemente adiada abertura das piscinas da Portela, mas não se estarão a contentar com muito pouco?

Militante Atento 4 de julho de 2009 às 02:58  

(Continuando...)

Será que isso legitima ter, como ainda está a suceder neste mandato - já com três anos e muitos meses -, um Vereador do PSD
que apoia o PS, tem pelouros, e outro Vereador do PSD que faz oposição.

Se o acordo fosse bom não poderia nunca haver a subserviência que houve na actuação do Vereador "contratado" pelo PS.

Subserviência pq o voto daquele Vereador PSD nas propostas do PS é
feito " de olhos fechados ", são verdadeiras trocas mútuas de elogios. Um acordo, começa por ser um mau acordo, quando "ata as mãos" de um dos Vereadores do PSD" enquanto o outro se dedica árdua e nobremente a fazer oposição.



Causa desta situação ? A ilegalidade da celebração do acordo, na medida em que à Comissão Política da Secção de Moscavide que recentemente cessou funções, não foram dadas quaisquer satisfações...enquanto foi possível mantiveram o acordo secreto. Contudo, refira-se que formalmente nunca foi dado conhecimento pelas vias institucionais oficiais e até normais, daquele mau e ilegal acordo.



A Comissão Política, que apesar de revigorantemente renovada se recandidatou assumindo a designação de Lista A, devia ter sido ouvida, participado activamente em negociações e prestado pareceres vinculativos em matéria de acordos deste género, assim determinam os estatutos!

Ao prestar auxílio à oposição de uma Comissão Política a ganhar a Secção, nitidamente a Distrital está a dar o empurrãozinho para o acordo com o PS, voltando a mesma Distrital, como infelizmente tem sido hábito, a atropelar os Estatutos do PSD.

1.º Dra Paula Teixeira da Cruz
2.º e actual Dr Carlos Carreiras
Que raio de pessoas nem os Estatutos do PSD tentam cumprir?????

Os Estatutos existem por várias razões, mas uma delas é sem dúvida para a garantia do pluralismo.
Com a imposta obrigação estatutária de conjugação de vontades entre TODAS as Secções do Concelho, obviamente para a melhor defesa dos interesses do PSD, como é possível a Distrital, ajudar ao "assalto ao poder" por parte da oposição para criar condições para mais um mau acordo...veremos se o próximo será também ilegal (se for, o método tem sido sempre o mesmo, ou seja, uma das Comissões Políticas, com a CONIVÊNCIA EXPRESSA DA DISTRITAL, "passa a perna" à Comissão Política da outra Secção e, nas costas desta, negoceia Acordo com o PS que a Distrital ratifique.

Não tentem deitar-nos areia para os olhos, mas já que vão fazer acordos com o PS, tentem que sejam muito melhores em termos de contrapartidas pq senão vai ser um "dêjá vu" que me dá vontade de ir jogar no Euromilhões.

Já dizia a avó de alguém :
"As más companhias é que trazem os problemas"

JSD...Please be aware.

Militante Atento






Qualquer jurisdição impugna estas eleições...não é Senhor Ricardo Andrade?

Ricardo Andrade 4 de julho de 2009 às 08:16  

Caro "Militante Atento",
Se após uma noite de trabalho me dou ao trabalho de lhe deixar mais este comment é apenas para lhe dizer: - Basta!
Creio que tem vindo a abusar da boa vontade de quem, com frontalidade, lealdade e educação se dignou a responder com o único objectivo de lhe tentar explicar que unica e exclusivamente com uma postura de diálogo e união se pode dignificar a Secção de Moscavide.
Ataques gratuitos, agressivos, desleais, escondidos por uma capa de falsidades não são admissíveis. Debate de ideias sim...sempre! Exercicios gratuitos de ignominia não!
Tenho a certeza de que não assumirá a sua verdadeira identidade e sendo, para mim, esse um ponto fundamental na continuação desta ( da minha parte! ) troca de ideias honesta e franca resta-me dizer-lhe que se colocar mais comments eles serão monólogos e não diálogos na medida em que não pretendo prosseguir com uma conversa em que nem todos os interlocutores são honestos.
Penso também que o sr. tem muita sorte por estar a lidar com pessoas que lhe dão palco para fazer o que faz sem que nada o sr. faça para merecer o respeito que pelos outros lhe é prestado. A vida é assim.
Faça-me um favor... não viva no passado! Trabalhe pela união no PSD e não alimente querelas infrutiferas.
Quanto ao futuro... não faça exercicios baratos de vidência!
Quanto ao presente... não lute baseado em factos que apenas existem na sua mente!
Termino dizendo-lhe que Lista A e Lista B terminaram no passado dia 30. Agora existem apenas militantes do PSD Moscavide que devem trabalhar em conjunto para dignificar a dita secção. Uns no papel de Comissão Política e Mesa e outros no papel de militantes de base fundamentais para que voltemos a ter uma Secção de que todos nos orgulhemos.