A vitória do PSD nas Eleições Europeias.

>> segunda-feira, 8 de junho de 2009

Muita calma. Foi sempre isso que fui dizendo, sempre isso que fui pedindo. Sentia no terreno que o PSD iria ganhar. Era isso que sentia quando falava com as pessoas. Percebi pela dinâmica da campanha do PSD, que o caminho seria a vitória. As sondagens nunca me disseram nada. A campanha do PS era frouxa e desesperada. A arrogância sai vencida.

Mas convém dar uma palavra para as sondagens. A comunicação social enoja-me cada vez mais. Isto tem de acabar. Uma sondagem contra umas 40, que davam PS à frente do PSD. CDS-PP, constantemente com 2 a 4%, consegue um resultado muitíssimo superior. A comunicação social quer condicionar. Mas sempre confiei nas portuguesas e nos portugueses. Sei que os que vão votar, se interessam realmente. Pensam por si e não se deixam condicionar pela comunicação social.

Quero dar uma palavra também ao Tibério Dinis. Durante estas semanas fui-lhe dizendo que tinha a certeza que o PSD iria ganhar as eleições. Chamou-me doente. Que tinha palas nos olhos. Via as coisas com óculos cor-de-laranja. Pediu-me vezes sem conta para olhar para as sondagens. Nunca lhe respondi. Estive sempre sereno. Com esta esmagadora vitória do PSD, cumpre dar-lhe uma palavra. Espero que tenhas aprendido a lição. A verdadeira sondagem são as eleições. E sabes, Tibério, sabes porque é que tinha tanta confiança na vitória do PSD? Porque acredito no partido onde estou filiado. Porque acredito nas opções que tomo. Não teria esta confiança se andasse em oscilações estranhas, ou se o meu apoio não fosse por total convicção. E nos Açores, esse bastião socialista, o PSD ganhou com mais 8% relativamente ao PS. E em Concelhos, perde em Santa Cruz das Flores, na Povoação tem menos um voto que o PS, e perde no Corvo. Em todos os outros concelhos, inclusive em Vila Praia da Vitória, o PSD ganha. O PSD goleia nos Açores. Fica o dado para pensares. E aqui está o post que tanto pediste durante a semana. Todos os dias me dizias que querias ver o Laranja Choque, Domingo à noite. Aqui tens o post.

Uma palavra ainda para os resultados do PSD em Loures. O PSD, passa a ser a segunda força política no Conselho, ficando a escassos 8 pontos percentuais do Partido Socialista que cai para baixo dos 30%. Passa também a ser a segunda força politica, em várias freguesias, nomeadamente: Frielas, Loures, Lousa, Moscavide, Prior Velho e Santo António dos Cavaleiros. Na Portela, mantêm o primeiro lugar.

Sobra as eleições, há um grande vencedor que é o PSD. Que goleia o PS. Goleia mesmo! E é uma vitória de Paulo Rangel, um dos mais políticos promissores. E uma extraordinária vitoria de Manuela Ferreira Leite, que sozinha escolheu este candidato. É uma grande vitória de Manuela Ferreira Leite, que ganha, nas primeiras eleições em que o PSD concorre sob a sua liderança. E é uma derrota para os cínicos que foram aparecendo durante a campanha. Noutros partidos, um excelente resultado para o CDS-PP, um partido com que comungo várias posições e possuidor de um quadro de políticos notáveis. À esquerda CDU e BE, praticamente empatados. Mas somam cerca de 20%. É preocupante. Mas uma palavra de parabenização para ambos. O PS perde em todas as frentes. Perde à esquerda, ficando pouco à frente do somatório entre BE e PCP. Fica distante do PSD. Perde as hipóteses de maioria absoluta nas legislativas. Fica sem qualquer hipótese de ganhar mais eleições que o PSD, no conjunto das três deste ano de 2009. Perde deputados como ninguém. Perde quase 15% em relação às ultimas europeias.

Hoje PSD ganhou. E ganhou muito. O PS perdeu. Perdeu muito. Portugal também ganhou e a Europa também, com a reeleição de Barroso mais perto. E uma palavra para os chefes de governo de outros países da União Europeia que conseguem ganhar, ao contrário de Sócrates. Nem o Mário Soares na Júlia, evitou o mais que esperado. Grande vitória.

Mas vamos continuar. Com calma. Com serenidade. Temos mais duas eleições para ganhar. Obrigado a todos os que votaram, em geral. A todos os que votaram PSD, em especial. Obrigado pela simpatia das mensagens escritas e dos telefonemas. Dos que comigo partilharam a vitória e dos que ficaram tristes com a derrota dos partidos em que votaram. Compartilho com todos a alegria e a esperança num Portugal melhor. Num Portugal de verdade.

0 comentários: