PSD 1 - 0 PS

>> terça-feira, 2 de junho de 2009

Entrámos na última semana de campanha, e a vitória parece cada vez estar mais perto, para o PSD.

O Partido Social Democrata parece agora estar prestes a colher os frutos da candidatura de verdade e de credibilidade que está a protagonizar. E, claro, uma palavra para o único candidato jovem com possibilidade de ser eleito, o candidato Joaquim Bianchard Cruz, candidato pelo PPD-PSD, que tem tido o sustentáculo de uma excelente campanha virada para os jovens.

Rangel, sublime. O candidato que emprega uma linguagem mais fácil e que está mais próximo das pessoas.Não entra no jogo de provocações com o Partido Socialista, para quem já vale tudo. Falam agora do BPN. É preciso ter lata. O Sr.Constâncio é um santo? E sobre processos judiciais, é melhor nem falar.

E não se diga agora, como já tenho ouvido, que o PS apresentou uma candidatura fraquinha, como que a querer desculpabilizar o péssimo resultado que se avizinha. Lançaram as tropas todas, e ainda chamaram Sócrates, Zapatero, António Costa e até, de forma indirecta, Guterres e Soares. O PS aposta tudo nestas eleições, já que pode mesmo perde-las, contra um partido que vinha a ser subestimado.

O PSD continua muito forte, ainda que, e esta é a grande nota desta campanha eleitoral, tenham surgido, ou pelo menos, aparecido com muito mais força, um conjunto de outros partidos que apresentam alternativas válidas e que, tendencialmente, retiram eleitorado ao PSD. Falo do MEP, PPM, MMS e MPT. Nas sondagens reunem cerca de 7% dos votos, mais do que o CDS.

Nesta última semana de campanha, também já se percebeu que a doce ilusão dos Bloquistas, que no inicio desta campanha, tinham 18% das intenções do voto, não passará disso mesmo. Uma doce ilusão.

Vamos a isto PSD! Vamos por puxar por Portugal, aqui e na Europa!

12 comentários:

António Lopes da Costa 2 de junho de 2009 às 16:23  

Tiago, deixe-me fazer-lhe apenas uma observação, sobre o resultado do CDS.
Tenho ouvido muita gente que votava PS ou PSD a dizer que, desta vez, vai votar no CDS. É claro que estou em exames e que o universo de que falo é francamente escasso. Mas desconfio que o CDS pode surpreender. E até espero que o faça.
Disseram muitos que as europeias são a primeira volta das legislativas. Há feriados, pessoas na praia e em Outubro não vão haver tantos. E a abstenção diminuirá, o que irá favorecer o PSD.
Espero que o PSD vença as eleições, confio muito que as ganhe. Mas, sendo uma primeira volta, acredito que qualquer sondagem aponta num sentido: em Outubro, o PSD estará no Governo. Mesmo que perca as europeias por 2, 3 ou 5%.
É essa a minha opinião. Convicto que o PSD vai ganhar as legislativas e confiante que temos hipóteses de ganhar. Hipóteses que aumentam de dia para dia.
Espero também que os pequenos partidos consigam bons resultados, porque isso significaria uma maior abertura da democracia à sociedade e um virar de página no panorama político.

Um abraço

Tibério Dinis 2 de junho de 2009 às 16:30  

Caro António Lopes,

o PSD terá sempre uma performance pior nas legislativas, Rangel consegumelhor contra Vital, do que, MFL conseguirá contra Sócrates.

Não se nota diferença quando MFL entra e sai da campanha, já Sócrates entrando na campanha sentiu-se diferença.

MFL tem dificuldade no contacto pessoal, até assumiu que não gosta de comicios, Rangel é melhor no contacto pessoal.

Haja Saúde

António Lopes da Costa 2 de junho de 2009 às 19:22  

Olhe Tibério que está profundamente enganado. E estou convicto de que algumas sondagens que sairão brevemente vão mostrar-lhe isso.
Nos bastidores, notava-se um nervosismo crescente dos socialistas. A máquina afinal não funcionava assim tão bem e só se conseguiu remediar as coisas dando duas bandeiras a cada pessoa e levando pessoas em autocarros.
No PSD, isso não aconteceu. Estavam poucos, sim. Podiam estar mais. Mas estavam os que queriam. Os que queriam mesmo.
Note que o PS ficou ainda mais nervoso quando Ferreira Leite entrou: começou a falar do BPN e coisas do género.
A campanha não correu bem a Vital e o entusiasmo à volta de Sócrates, desde o Congresso do PS, que é artificial. Não é espontâneo.
A campanha correu mal ao PS e tudo se decidirá de hoje até domingo. Mas eu diria-lhe que estou convicto de que, neste momento, o PSD já tem vantagem...
Deixe-me que lhe diga que acredito também num grande resultado do CDS. E que o resultado do PSD nas Europeias vai ser empurrão para Sócrates.
O PS está nervoso e se continuar assim, o PSD ganha também as legislativas.
Mas vamos ver. Unidos e mobilizados.

Anónimo 2 de junho de 2009 às 20:50  

E qual a tua opinião sobre a entrada da Turquia na UE? Já agora, qual é a opinião do Rangel?

Tibério Dinis 2 de junho de 2009 às 22:20  

Caro António,
Rangel tem muito melhor contacto pessoal do que Vital.
Sócrates tem muito melhor contacto pessoal do que MFL.
Se nas europeias Rangel não vencer, dificilmente MFL vencerá as legislativas.
Também, quando passar o furor das europeias o país vai centrar-se na AR, quem irá liderar lá o PSD?
Entretanto, Paços Coelho começou a erodir o PSD e a colocar a fasquia no devido lugar. Todos nós sabemos que o PSD tem que ganhar as europeias, mas vindo de Passos Coelhos, nota-se que o PSD ainda tem feridas enormes quanto à liderança.
Quanto autocarros e máquina partidária, acontece quer com PS e PSD, os restantes é que não têm esta força...

Haja Saúde

António Lopes da Costa 4 de junho de 2009 às 00:18  

Barómetro Marktest/TSF Europeias: PSD - 32,5; PS - 29,4.

Vamos acreditar.

Tibério Dinis 4 de junho de 2009 às 20:11  

António,
citas a única sondagem positiva para o PSD, que é de empate técnico. Vê amanhã as sondagens favoráveis ao PS...

Tibério Dinis 4 de junho de 2009 às 20:17  

Ah, para não esquecer que é das sondagens com menos inquiridos

António Lopes da Costa 4 de junho de 2009 às 23:37  

Tibério, você é um social-democrata optimista, hein?!

Tibério Dinis 5 de junho de 2009 às 00:36  

Sou optimista, social democrata é que não...

Tiago Mendonça 5 de junho de 2009 às 10:27  

O Tibério é apenas de centro-direita. Ah, não. Isso é passado.

António Lopes da Costa 5 de junho de 2009 às 11:16  

Também achei estranho. Apenas lhe gostava de dizer que, como escrevi no meu blogue, se as pessoas querem derrotar o PS, só o podem fazer se votarem no PSD, que é o único partido capaz de conseguir vencer estas eleições.
Desafio ainda o Tibério para vir hoje à rua. A Sintra, à Baixa e ao Mercado da Ribeira. Veja ver como o povo acolhe o PSD. E domingo decidirá em consciência. Mas venha ver com os seus olhos.

Um abraço optimista, de quem acredita que é possível mudar Portugal e derrotar o PS