Contrastes Inesperados

>> domingo, 26 de abril de 2009

Muitas vezes ouvimos a expressão, fecha-se uma janela, abre-se uma porta. Eu acho que a vida é isso mesmo. Muitas portas se vão abrindo, muitas janelas de oportunidades vão surgindo, ao mesmo tempo que outras vão ficando para trás.

Às vezes temos uma desilusão. Mas logo, logo temos alguém ou alguma coisa que nos faz sonhar. A desilusão dá lugar à ilusão. Mas não sejamos ingénuos: A desilusão, mais cedo ou mais tarde, voltará a chegar.

Assim é o mundo, assim é a vida. Nos últimos meses muito cresci. Se visão cor-de-rosa nunca tive, de facto as coisas eram bem mais laranjas do que me parecem agora. Recordo uma conversa que tive com o Jorge há um mês. Dizia-me ele: Quando ultrapassares, serás mais forte do que nunca.

E assim parece. Afinal o erro, a desilusão, a traição, a maldade também fazem parte da vida. Mas, voilá, também sei viver com isso e ultrapassar isso. Mas mais: Rapidamente se descortinam novas janelas, novas portas.

Não sei explicar bem. Mas de facto, sinto que nos últimos dois meses, cresci imenso. Parece que anos passaram. Não consigo explicar bem. Uma sensação idêntica à que tive quando fiz os 20 anos. Uma mudança enorme. Enfim, sinto-me, mais seguro, sólido e, supreendemente, confiante. E, hoje sei, que saber perdoar é mesmo uma grande virtude.

De facto tudo isto foi inesperado, embora, uma reflexão póstuma, mais atenta, permita agora vislumbrar indícios de algumas coisas. Não de tudo. Mas de algumas coisas. A janela parece ser cada vez mais pequena. Se por um lado, uma janela se vai fechando, de noite para noite, as desilusões se vão acumulando, o respeito e a admiração diminuindo para um nível a roçar o zero, se a mentira se generalizou, a arrogância se apoderou e a irresponsabilidade impera, por outro lado, contrasta algo positivo. Muito positivo.

Fico de olhos em bico, literalmente, quando observo atitudes que me comovem. Capacidade de abdicar, espírito de sacrifício, humildade fantástica, disponibilidade enorme, sorriso em cada palavra, brilho nos olhos em cada gesto. Importantíssima. Na fase mais importante também.

Não me iludo. Um dia chegará a desilusão. Com esta ou com outras pessoas. Talvez não tão grave, talvez não tão intensa. Mas agora já sei que isso faz parte da vida. Já sei que não é tudo perfeito. Já sei que tenho que agarrar cada minuto, cada momento.

2 comentários:

Ana 26 de abril de 2009 às 21:34  

Que as janelas que se abram na tua vida sejam bem grandes e arejadas.

Tens de acreditar com toda a tua alma que a grandeza da vida
também se deve aos obstáculos vencidos... E a janela que se abre
chama-se "Presente" e tem a duração do instante que passa... Por isso, desafio-te a estenderes-te no parapeito dessa janela e acreditares que ela não se vai fechar, e não te vai tirar a bela paisagem que visionas.

Tiago Mendonça 26 de abril de 2009 às 22:37  

Ana,

Obrigado pelos teus comentários tão assiduos.

Mas tenho que te chamar a atenção para o erotismo que imprimiste neste, em particular. Estender-me no parapeito desta janela?

LOL ;)