Made in Açores, por Tibério Dinis

>> quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Crença na Política

O caso que tem atormentado a vida pública do país, não deve ser ainda analisado tendo em vista opiniões definitivas. Em muito, porque ainda não há conclusões e tudo o que se escreve e opina nesta altura será certamente obsoleto quando a Justiça chegar a conclusões.

O ponto fulcral neste momento não é adivinhar se Sócrates é inocente ou culpado. É saber-se que neste momento desacredita-se no Primeiro-Ministro e que se acha que é culpado. Que são poucos os que põe a mão no fogo por ele. Esta descrença é demasiado pesada.

No entanto, a questão deve ser mais abrangente. O povo não acredita neste Primeiro-Ministro, ou não acredita nos políticos em geral? Reformulando a questão, se fosse outro político alvo do caso Freeport, haveria a mesma desconfiança?

Respondo afirmativamente, José Sócrates nunca deu motivos avulsos para se desacreditar na sua pessoa, acho que não é um problema da pessoa do Primeiro-Ministro, mas sim de toda a classe política. Hoje em Portugal não se acredita na honestidade e carácter dos políticos. José Sócrates está a ser a primeira vítima desta descrença, mesmo antes de uma decisão da Justiça. Acreditem, Sócrates está a ser a primeira vítima de uma descrença que no futuro fará muitas mais vítimas, em suma, porque não se acredita na isenção da actual classe política, isto independentemente da filiação partidária.

Tibério Dinis

0 comentários: