Derby, por Jorge Batista e Pedro Correia

>> sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

1. O grande derby entre Benfica e Sporting era a final que a taça da Liga merecia?

Jorge – Sem dúvida. Este derby lisboeta vem salvar esta taça, com uma final entre duas equipas em boa forma e que já não acontecia há muitos anos. Dia 22 de Março, espero que o Sporting mostre a sua experiência nesta competição e se vingue, no Algarve, da final do ano passado, quando perdeu com o Setúbal nas grandes penalidades.

Pedro – Grande jogo em perspectiva, colocando frente-a-frente as duas melhores equipas da prova. Contudo, julgo que nem isso poderá salvar esta competição, pelo menos nestes moldes. Urge uma aposta na sua credibilização, introduzindo observadores do árbitros, que inexplicavelmente não existem, introduzindo um prémio substancial para o primeiro classificado, e alterando a sua organização tornando-a talvez mais à semelhança do que acontece em França e Inglaterra para que não haja uma protecção tão vincada aos 3 grandes.

Jorge – Concordo inteiramente contigo Pedro, esta taça tem a sua dignidade demasiado manchada para que tudo continue inalterado. Entre regulamentos, responsáves, intervenientes, já não sei quem de facto são os culpados desta triste situação. Hermínio Loureiro tem de assumir a responsabilidade do fracasso da taça da Liga e abandonar o cargo no final da época. A taça, por sua vez, tem de ser reformulada com medidas e regras que incentivem os clubes a participar na mesma – os grandes e os pequenos.


2. Como é que avaliam a postura do Futebol Clube do Porto no desenrolar da competição?

Pedro – Temos que ir um pouco atrás nessa questão. A postura do FCP espelha o momento de relações entre o seu presidente e o presidente da Liga de Clubes. Ao que sei o Sr. Pinto da Costa recusou-se a cumprimentar Hermínio Loureiro no último encontro público em que estiveram presentes. A meu ver existe de facto uma estratégia concertada para derrubar a Liga e a atitude da equipa técnica acaba por materializar isso mesmo. Cabe aos adeptos do Porto pedirem explicações para esta participação paupérrima, que termina com uma derrota sem qualquer dignidade.

Jorge – Simplesmente irresponsável e sem carácter. Não critíco que as equipas rodem parte da sua equipa nos jogos para esta taça (afinal é um dos seus principais objectivos) mas, a partir do momento em que assumem o compromisso de participar nela, não podem assumir a postura que o F.C. Porto teve. Ameaçar não comparecer aos jogos, neste caso à meia-final contra o Sporting, não corresponde a uma atitude desejável ou minimamente ética e profissional para um clube da dimensão do Porto.


3. A goleada sofrida pelo Porto, poderá trazer consequências para o jogo com o Benfica e para o resto do campeonato?

Jorge – Acredito sinceramente que sim. Para além de pesada e em casa de um rival, foi uma derrota sem dignidade como o Pedro referiu, por isso Jesualdo e a sua equipa estarão com a moral inevitalmente mais reduzida para o próximo derby que, se não o ganhar, ficará ainda mais fragilizada e insegura.

Pedro – Poderá deixar marcas nos suplentes sem dúvida. Aliás Jesualdo Ferreira teve sempre esta dificuldade em gerir a equipa, e disso são exemplo as derrotas contra equipas de divisões inferiores que o FCP teve nos últimos anos. Ao criar um fosso entre titulares e suplente poderá colocar em cheque as aspirações na Liga Sagres.

Jorge – Nem mais. Os jogadores, titulares ou não-titulares, não ficam certamente alheios a uma derrota deste tipo. No entanto, acho perfeitamente normal que o fosso que existe entre a equipa titular e os suplentes – acontece em qualquer lado, se bem que compreendo a tua visão e concordo com ela caso a situação seja realmente grave, como parece ser o caso.


4. Quique Flores fez bem em não poupar jogadores para o jogo no Dragão?

Pedro – Quique Flores tem conseguido fazer uma gestão equilibrada de um plantel que diga-se é extremamente homogéneo e competitivo. Acredito no seu trabalho e também no do preparador físico, Paco Ayestaran, eles melhor que ninguém, sabem as condições em que se encontram os jogadores.

Jorge – Sou apologista de que os jogadores têm de estar preparados fisicamente e mentalizados para realizar 2 jogos por semana, seja qual for o seu nível de exigência. Seguindo essa visão, acho que Quique fez bem em não poupar jogadores. Concordo com o treinador do Benfica nesse tipo de rotatividade quando se quer ganhar uma competição, dando apenas “folga” a jogadores que têm efectuado muitos jogos consectivos, como Yebda e Maxi que começaram no banco.


5. Qual é o vosso prognostico para o Porto-Benfica da próxima Jornada? Acham que é o jogo do titulo?

Jorge – Não se trata, obviamente, do jogo do título. Isto quando estamos a pouco mais de metade do campeonato e as contas da frente estão bastante divididas... de certo concordas comigo Pedro.

Pedro – Claro, estão apenas em discussão 3 pontos como em qualquer outro jogo. Trata-se de um jogo de carácter imprevisível em que ambas as equipas têm condições para ganhar.

Jorge – Sim, por isso é que o meu palpite é o empate. Apesar de ser um jogo imprevisível como qualquer derby, o factor casa do Porto é apagado não só pela derrota por 4-1 com o Sporting a meio da semana, mas também pelo que tem caracterizado a equipa do Benfica: forte e eficiente.

Pedro – A chave do jogo poderá estar no poder do Benfica em bolas paradas, bem como na pressão sobre a equipa do Porto após a derrota pesada de Alvalade.

6. Derlei, deveria ficar mais anos no Sporting?

Pedro – Um jogador muito competitivo, que muita ajuda vem dando a Paulo Bento. Postiga tarda em afirmar-se como finalizador, Yannick demonstra muita instabilidade e o experiente Derlei vai colmatando estas falhas.

Jorge – Gosto do espírito e garra do Derlei. Já apreciava as suas qualidades no F.C. Porto e tenho gostado de algumas exibições que tem feito no Sporting. No entanto, a idade não perdoa e começa cada vez mais a ficar mais lento e pouco resistente. Se existir um jogador que garanta a boa eficácia que o Derlei representa em termos de marcar golos, o Sporting deve contratar e deixar Derlei retirar-se. Caso contrário, não vejo assim tantos factores contra a renovação por mais 1 ano.

Pedro – Contudo, segundo declarações do mesmo o Sporting deve já começar a procurar uma alternativa para a próxima época estando também sempre de ressalva a situação de Liedson.

0 comentários: