Vou dizendo umas coisas...

>> quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Apesar do pouco tempo que tenho por estes dias, porque findos os exames, começam as orais (para já apenas de melhoria, mas sem qualquer certeza que esse cenário se venha a manter), e no curto interregno que concedi a mim mesmo tive reuniões na JSD para distribuir tarefas e começarmos a preparar as actividades do primeiro semestre de 2009, queria deixar-vos algumas notas.

Obama tomou posse, Bush foi embora. Bush não fez tudo de mal, não se pode esperar nem exigir que Obama faça tudo bem. Acho que Obama é uma lufada de ar fresco. E sim, acho que ele pode protagonizar a mudança. Mas com tempo, calma e ponderação.

No panorama interno, nada de novo. Vamos para a segunda rectificação ao orçamento, de 2,2 estamos com 3,9 ao orçamento. Mas nada de novo. Espantoso o tratamento dado pela comunicação social a estes factos.

No que ao desporto diz respeito, o Benfica está nas meias finais da Taça da Liga, mas ainda não sabe o seu adversário, em mais uma telenovela mexicana, do futebol português.

Está a chegar ao fim, o mega-processo Casa Pia. Para me pronunciar sobre o mesmo, precisaria de páginas e páginas. Aspectos legais, substantivos e processuais, análises sociológicas e sociais, definição de conceitos que julgo serem usados de forma imprecisas, criticas a algumas estipulações legais e convicções e emoções pessoais, são tema demasiado grande para expor aqui em curtas linhas. E depois, não devo, aqui estar a pronunciar-me sobre um processo que não conheço. E o que vou conhecendo é apenas um dos lados, com, isto posso afirmar, muito aproveitamento por parte da Comunicação Social. Não me ficaria bem, sem mais, afirmar o que penso convictamente sobre este processo, embora já o tenha afirmado aos mais próximos.

Apenas posso dizer, sobre isto, que mantenho a mesma convicção entre o primeiro e o último dia. Mas enfim. Não me quero pronunciar muito mais, embora me apetecesse. Mas os leitores já devem ter compreendido.

Apenas, terminando, um conceito que gostaria de ver ser distinguido. Não gostaria que fosse colocado no mesmo saco, violações hediondas a meninos de 2 ou 3 anos, e relações sexuais com adolescentes (muitas vezes de livre vontade e recebendo dinheiro para o efeito). Só com esta distinção evitaremos fazer injustiças. Para as vitimas de pedofilia, para aqueles que fazem sexo com maiores de idade e para os arguidos do processo. (não estou a dizer que neste processo apenas tenham acontecido (a terem acontecido)relações sexuais a troco de dinheiro, de livre vontade e com maiores de 14 anos)

Se os factos se passaram ou não, isso é outro caso. Mas como vos digo. Teria aqui páginas e páginas. Que, para serem formuladas com objectividade carecem de algum distanciamento.

As eleições em Loures aproximam-se, acho que o PSD tem o dever de ter um melhor resultado do que alcançado. Vai a tempo, embora tenha perdido preciosos meses em tricas que não interessam em ninguém e em posturas que não abonam à credibilidade do partido. Falta projecto. Do inicio ao fim, actividades concretas com objectivos especificos. Falar, cara a cara com as pessoas. De forma clara. Isso é importante.

E os jovens. Temos de nos implementar numa faixa etária mais jovem, discutindo, com o PCP e o BE o espaço que nessa faixa alcançam. E faz-se dando uma alternativa de direita moderada e responsável, conservadora nos valores mas progressista nas ideias, com um discurso jovem e adequado, irreverente, arejado, que coloque na agenda temas que interessam. Temos a oportunidade de o fazer agora. Ainda. Existem grandes quadros jovens no Concelho de Loures. Temos que potenciar esses quadros e oferecer uma alternativa credivel, que julgo não passar pelo PCP, para o Concelho de Loures.

E termino, com notas sobre a JSD/Moscavide. Que grande grupo se está por ali a criar! Uma política de crescimento de militantes equilibrada, realista e que visa a integração gradual mas efectiva, com resultados concretos, evidenciados pelas altissimas taxas de participação em actos eleitorais. Numa equipa, com representação nas várias freguesias e com influências de várias áreas, da economia ao direito, da gestão à psicologia, do Marketing à Ciencia Politica. Uma equipa jovem e com margem de progressão. Que faz muitissimas actividades. Propõe moções. Debita ideias e coloca-as em prática. Uma JSD exemplar. Credível. Que não se deixa corromper nem abater pelo sistema implementado na JSD. Um JSD que se orgulha de dizer não obrigado. E que por isso tantas vezes é atacada. De forma cobarde. Mas consegue ganhar forças e afirmar-se como um projecto politico para Loures, Lisboa e Portugal. Em breve, vamos fazer algo de marcante e muito especial. Não percam.

0 comentários: