Made in Açores, por Tibério Dinis

>> quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Carisma & Liderança

No passado fim-de-semana decorreu o XVIII Congresso do PSD Açores, o país passou ao lado do congresso dos sociais-democratas açorianos, tendo apenas feito referência ao discurso de Manuela Ferreira Leite. Sobre os Açores, pouco ou nada. No entanto, este congresso teve um aspecto peculiar, pela primeira vez um partido tem lideranças femininas no topo da estrutura nacional e regional. Apesar da imagem de Berta e MFL serem semelhantes, há diferenças estruturais entre ambas as lideranças e a forma como o respectivo partido absorve as suas actuações.

Berta Cabral assume os destinos do PSD Açores depois do pior resultado de sempre dos sociais-democratas, o seu nome gerou consensos e uniu um partido que estava órfão de Mota Amaral. Apesar de no campo das propostas e alternativas Berta ainda não ter desempenho suficiente, é figura unânime no seio do maior partido da oposição. Trata-se daqueles líderes, em que o nome, o curriculum e o carisma falam por si. Que consegue mover multidões, sem mesmo apresentar grandes propostas, trata-se da típica liderança que faz temer o adversário não pelas propostas, mas pelo carisma e pela dinâmica de vitória que se cria em seu redor.

MFL quando assumiu a candidatura ao PSD, ia com o mesmo propósito de Berta. Esperava que o seu nome e a força da sua candidatura demovesse os oponentes, isso não aconteceu e criou um monstro político de nome Pedro Passos Coelho, que é a sombra desta liderança e salvou outro monstro da quase certa morte política – Santana Lopes. Também, MFL, pelo seu curriculum e imagem de rigor e falar verdade, esperava unir um partido atordoado pelo terramoto da saída de Barroso e ainda pelo do tsunami consequente que Sampaio criou. Toda a força da candidatura de MFL acabou por desaparecer, faltando-lhe o estado de graça, teve que rapidamente surgir enquanto alternativa ao governo, aquilo que tem tentado ingloriamente nos últimos meses.
Enquanto Berta nos Açores vive um estado de graça interno, faz tremer os socialistas apenas pelo carisma e pela dinâmica de vitória em torno da sua liderança, mesmo sem apresentando um programa ou alternativa, MFL perdeu a blindagem da sua imagem e do seu carisma, está hoje sem estado de graça interno, restando-lhe apenas que mostre propostas de alternativa válidas.

Alguns dirão que afinal o que interessa são as propostas e as ideias, isto é verdade, contudo, o acto eleitoral é uma equação muito mais complexa onde o carisma e a dinâmica de vitória assumem o papel de incógnita.

Tibério Dinis

1 comentários:

Rui Rebelo Gamboa 23 de janeiro de 2009 às 11:25  

Caro Tibério,

Berta Cabral foi eleita em Dezembro, mas os órgão que têm a obrigação de criar as propostas e até um programa alternativo de governo, só no passado fim de semana é que foram eleitos. Deste modo, parece-me que não se pode esperar que Berta Cabral esteja já a apresentar proporstas alternativas concretas. O que tem é um objectivo final e uma estratégia, o resto é trabalho para a CPR e afins.