Loures enquanto Concelho

>> domingo, 18 de janeiro de 2009

Loures é um dos maiores concelhos de Portugal. Tem cerca de 200 mil habitantes dispersos por mais de 168 quilómetros quadrados.

É também um concelho muitíssimo plural, tendo as freguesias especificidades próprias e autonomias vincadas. Nota-se, também, a aproximação ao concelho de Lisboa, sendo unânime, que a freguesia da Portela, é um oásis no Concelho de Loures. A organização, os espaços verdes, o urbanismo, as condições habitacionais, sociais e culturais são impares no nosso Concelho, embora, as freguesias mais próximas, como Sacavém e Moscavide, ou agora Bobadela e Prior Velho com a nova habitação, se tentem aproximar ao nível de vida existente nessa freguesia e que é substancialmente diferente do nível existente noutras freguesias.

O Parque das Nações, que tarda em constituir-se freguesia, está dividido por três freguesias e por dois concelhos. Loures, tem duas partes do Parque, uma mais próxima do Trancão pertencente a Sacavém e outra pertencente a Moscavide. O Parque das Nações poderá ser a lufada de ar fresco e de modernização que Loures necessitava.

Mas mais no interior de Loures, espaço para fazer menção dos excelentes vinhos verdes de Bucelas, cuja potenciação turística tem deixado muitíssimo a desejar.

Ainda uma ultima nota para frisar a criação, em 98, do Município de Odivelas que desanexou várias freguesias do Concelho de Loures, que mesmo assim continua a ser um dos maiores de Portugal, como foi dito, mais acima.

Num texto, que procura apenas, conferir breves traços sobre o Concelho, como forma de enquadramento do que será dito nas próximas semanas, considero a exposição suficiente para o efeito. Não obstante, estou totalmente disponível para acrescentar informação e responder a duvidas suscitadas na caixa de comentários.

0 comentários: