Notas Várias

>> segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estudo. Menos tempo para a escrita, em virtude da época de exames e orais em que mergulhei. Desde o semestre passado, que passou a ser possível, atingir um novo patamar de objectivos. Entre a opção de me recostar à sombra de uma média que já considero ser satisfatória ou de lutar por algo mais, optei, logicamente, pela segunda opção. Acredito que é possível, embora não seja um desafio fácil. Mas se fosse fácil também não tinha piada. Tenho que ir buscar valores em todos os exames, em todas as melhorias. E a única forma de isso acontecer é ser competente, e ser competente na vida de estudante, mais do que estudar, é estudar de forma séria, estudar com organização, com rigor, enfim, estudar bem. Mais do que estudar muito, importa estudar bem.

Espaço Pensar. Contudo, conto estrear no final da próxima semana, o espaço Pensar, que tinha prometido para Junho. Está praticamente fechado, faltam-me apenas dois colaboradores para poder anunciar o elenco.

Votações. A maioria dos leitores do Laranja Choque que votaram na sondagem que propus consideraram que o PSD fez mal em concordar e apoiar as novas medidas de austeridade propostas pelo Governo. Quanto a mim, considero que Pedro Passos Coelho não tinha outra alternativa, a menos que optasse pela via irresponsável e por abdicar de uma postura de estado que o caracteriza (e que trará, estou convicto, óptimos resultados, até do ponto de vista partidário). Ainda hoje, na Alemanha, a maior economia da Europa, estão a ser anunciadas medidas de austeridade “pesadas”, com o despedimento de funcionários públicos, cortes salariais e a retira do subsidio de natal.

Casamento Gay. Casaram-se hoje Teresa e Helena. O primeiro casamento homossexual em Portugal. Passaram a ter um conjunto de direitos por estarem casadas. Os mesmos que teriam numa união civil registada. Estão mais felizes por se ter chamado casamento civil e não união civil? Mantenho o que disse há uns meses. A Constituição confere à instituição casamento uma garantia, passe o pleonasmo, institucional. O Estado pode moldar essa instituição, mas não pode nem proceder a uma extinção dessa figura nem desfigurar o seu núcleo essencial. Parece-me que foi o que aconteceu, até tendo em conta o que está determinado na DUDH, documento pelo qual devem estar harmonizadas e devem ser interpretadas as normas constitucionais constante da nossa lei fundamental. Não concordo portanto com a decisão do Tribunal Constitucional, e devia se ter seguido a solução de alguns dos países mais desenvolvidos do mundo.

Assembleia Municipal. Dados importantes sobre a protecção das crianças e dos jovens no Concelho de Loures. A breve trecho colocarei aqui esses dados, relativos às diversas freguesias do Concelho. É importante fazer-se alguma coisa para combater os problemas que foram ali apresentados. Tentarei dar o meu contributo. Remeto para daqui a alguns dias a discussão mais aprofundada sobre o assunto, dando o pontapé de saída na crónica Deputado Municipal.

Portugal. Por falar em pontapé de saída a nossa selecção está na África do Sul. Agora é o momento de dizer Boa Sorte. Depois do mundial as análises.

0 comentários: