Análise da Jornada Europeia

>> sexta-feira, 12 de março de 2010

O Porto foi goleado sem mácula em Londres. 5 bolas a zero, fazem com que o Porto tenha o jogo da vida com o Benfica, na final da Taça da Liga. O Campeonato está praticamente fora do alcance dos Dragões, sobrando as Taças para salvar uma época muito má para os lados do Porto. Para além disso, no caso do Porto não ir à Champions no próximo ano, será, necessariamente, obrigado a vender alguns dos seus activos patrimoniais, leia-se Bruno Alves e Raul Meireles, o que poderá representar o golpe de misericórdia no Futebol Clube do Porto. Posso estar enganado, mas acho que vamos assistir a um período relativamente longo (3 ou 4 anos) em que o Porto não conseguirá chegar ao título.

O Sporting fez um resultado razoável. Empatar a zero em casa, é um bom resultado para o Atlético, que sabe que marcando golos em Alvalade estes valerão como dois, ou seja, para passar a eliminatória, o Sporting tem que ganhar o jogo, enquanto o Atlético poderá ganhar ou empatar desde que o empate seja com golos. De todo o modo, o Sporting jogou imenso tempo com 10 unidades e acabou mesmo com nove, pelo que o resultado, atendendo às incidências da partida, acaba por ser bom. Acredito, que o Sporting vai eliminar o Atlético. A ver vamos.

O Benfica voltou a rubricar uma excelente exibição. Aliás, o jogo foi muito bom, com duas excelentes equipas, a discutirem o resultado até ao final do jogo. Não foi um jogo electrizante, mas foi um jogo muito bem jogado, de grande exigência táctica, onde Javi Garcia do lado dos Encarnados e Lucho Gonzalez do lado do Marselha se destacaram. O Benfica podia ter a eliminatória decidida. Bastava, que o penalty sobre Maxi tivesse sido assinalado e que aquele tiro à Barra protagonizado por Ramires tivesse dado em golo. O Benfica, nesse caso, estaria a ganhar por 3-0, em limite, ficaria 3-1, o que permitiria um jogo completamente diferente em Marselha. Assim, e com aquele golo gélido aos 90 minutos, o Benfica tem que ir jogar ao ataque a Marselha à procura do golo que lhe permita empatar a eliminatória, sujeitando-se ao contra golpe do Marselha, sempre muitíssimo eficiente. O Marselha é favorito, e o Benfica só passará esta eliminatória no caso de conseguir transcender-se.

1 comentários:

Jorge Batista 13 de março de 2010 às 21:41  

Deixa-me só discordar contigo (para variar) em relação ao Benfica: o jogo da Luz não teria no 3-1 um resultado justo, o empate (infelizmente) é justíssimo pelo que ambas as equipas fizeram. Não esqueças as claríssimas oportunidades de golo do Marselha...

No entanto, não acredito que os franceses sejam favoritos. O Benfica "só" tem de ganhar, e isso não tem sido grande problema este ano, seja onde for. Se jogarem ao nível médio desta época e se tiverem cuidados acrescidos com certos jogadores do Marselha (Lucho, Brandão...), acredito e espero que ganhem.

Abraço, bom congresso!