Irra!

>> quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Era importante que de uma vez por todas os militantes do PPD/PSD aprendessem a lição. O PSD tem tido uma sucessão de líderes ao longo dos últimos anos, cuja velocidade é superior ao TGV. Começamos a ser vistos, como um partido dividido, onde ninguém se entende, aliás, começa-se mesmo a falar na existência de vários PSD’s. Não concordo com as criticas, mas, sinceramente, começamos a contribuir para que nos possam acusar disso mesmo. De dois em dois anos, quando não é menos, começamos a espingardar uns contra os outros. Quando conseguimos reabilitar a imagem e mostrar alguma unidade é hora de marcar novas eleições e voltamos ao mesmo.

O Dr. Paulo Rangel, o Dr. Pedro Passos Coelho e o Dr. José Pedro Aguiar Branco são militantes do Partido Social Democrata. Prefiro que qualquer um deles seja primeiro-ministro do que José Sócrates. O combate político que o PSD deve travar é contra o Partido Socialista e os restantes partidos da esquerda, apresentando propostas alternativas com credibilidade e verdade, que configurem uma solução que confira alguma esperança e motivação às portuguesas e aos portugueses. Dentro do Partido temos companheiros. Fora do Partido, adversários.

Os Conselhos Distritais, Conselhos Nacionais, Congressos servem para isso mesmo. Discussão Interna. E agora, graças a uma boa iniciativa do Dr. Pedro Santana Lopes e de tantos outros militantes do PPD/PSD, teremos um Congresso Extraordinário que servirá para isso mesmo. Internamente, no local devido e no tempo próprio debatermos a vida interna do Partido e as diferentes soluções que cada um propugna. Com calma, com ponderação e com elevação.

Não percebo a necessidade, de em blogues, redes sociais e outros fóruns de discussão pública, se começar a espingardar contra os candidatos que não gostamos. Militantes do PSD perdem mais tempo e despendem mais caracteres a dizer mal dos vários candidatos à liderança do PSD do que do Engenheiro Sócrates. Num momento, em que o Governo dá mostras de cansaço, desnorte e uma profunda descredibilização junto dos Portugueses, o PSD não está unido. Será que não é possível apresentarem-se várias candidaturas, com projectos diferentes, sem se andar nisto?

Mais, tirando uma troca de galhardetes, entre Rangel e Aguiar Branco, o exemplo que os três têm dado tem sido positivo. A mim pouco me importa se Rangel foi ou não militante do CDS, quero é perceber o seu projecto político. Como sinceramente, acho que importa pouco aos Portugueses se Aguiar Branco ligou primeiro a Rangel ou Rangel primeiro a Aguiar Branco. O que interessa é debater as ideias, perceber as divergências em termos programáticos e estratégicos, escolher-se o melhor líder e o melhor programa e estarmos unidos, sem feridas para sarar porque não há tempo para isso, para combater este governo e, o mais rapidamente possível, sermos Governo.

Este hábito é triste. E podemos verifica-lo em quase todas as eleições internas, para não dizer todas, do nosso Partido. Será que não é possível ganhar-se eleições com credibilidade e falando de ideias e de Programas? Será que não é possível apresentar-se um Programa vários meses antes, com ideias para serem debatidas e discutir-se as alternativas programáticas ao mesmo? Será que não se pode fazer oposição com elevação e apontando as divergências políticas sem se cair no ataque pessoal grotesco? Estou convencido, aliás, tenho a certeza que sim.

E por isso, era bom que no PSD se percebesse isso rapidamente. Fico arrepiado quando vejo certas coisas nas redes sociais e na blogosfera. Os ataques inacreditáveis que se lançam a outros companheiros de Partido. E, como já disse uma vez, os três candidatos têm trabalho feito pelo nosso partido. Pedro Passos Coelho, foi Presidente da JSD, sendo considerado por muitos, como o melhor presidente sempre dessa estrutura. Foi candidato a uma Câmara Municipal muitíssimo difícil como é a da Amadora, não conseguindo ganhar, mas obtendo um excelente resultado. Já ganhou por duas vezes a Assembleia Municipal de Vila Real. Aguiar Branco, foi ministro de Portugal, Ministro da Justiça, concretamente. Foi presidente do grupo parlamentar do Partido onde reconhecidamente fez um excelente trabalho. Paulo Rangel, liderou igualmente o grupo parlamentar e venceu para o PSD as eleições Europeias em 2009.

Vamos ao Congresso, vamos debater ideias, apontar diferenças, dar a nossa opinião, contribuir para o engrandecimento do Partido Social Democrata e para a afirmação do PPD/PSD como a alternativa política que Portugal precisa e merece. E Vamos nos deixar desta fantochada.

2 comentários:

José Luís Figueira 26 de fevereiro de 2010 às 09:57  

Caro Tiago Mendonça,
Estou completamente de acordo que nós, militantes do PSD, devemos concentrar o nosso combate político nos problemas do país e na má governação do Partido Socialista e do Engº José Sócrates.
No entanto, é de superior importância escolher o próximo líder do PSD que, muito certamente, será também o próximo Primeiro-ministro de Portugal. A disputa política frequentemente resvala para episódios menos dignificantes e, neste caso, em meu entender, o candidato Pedro Passos Coelho tem sido aquele que se tem afirmado com mais segurança, elevação e sobriedade. Creio que esta análise é factual e objectiva independentemente do candidato em que cada um de nós se reveja.
Parabéns pelo teu excelente blog Laranja Choque.
José Luís

Tiago Mendonça 26 de fevereiro de 2010 às 14:48  

Caro José Luís,

Acho que o problema de que falo nem sequer parte tanto dos três candidatos que julgo que têm estado bem, nesse capítulo. Comparativamente com as duas últimas eleições, esta tem sido, provavelmente, a mais elevada (mas a procissão ainda vai no adro).

O que não suporto, é observar comentários, textos, notas e afins de militantes do PSD, que não discordando de ideias ou criticando as propostas defendidas por este ou aquele candidato, atacam, pessoalmente, outros companheiros de partido.

Enfim, tudo se resume à celebre frase:

Grandes Mentes discutem ideias, Mentes medianas discutem factos, mentes pequenas discutem pessoas. É por aí.

Um abraço e muito obrigado pelas palavras elogiosas.