Vedeta da Bola

>> segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Já aqui fiz menção, várias vezes, a este blogue. O seu autor, Luis Fialho, já aqui escreveu um artigo, no inicio da época transacta. Hoje transcrevo a sua análise, que corresponde, quanto a mim, à realidade do que se passou esta jornada, relativamente aos jogos do Sport Lisboa e Benfica e do Futebol Clube do Porto. Deixo também a classificação real, que o Luis Fialho elabora consoante a análise exaustiva que faz da grande maioria dos jogos. De todo o modo para perceberem como é que o Luis chegou a esta classificação, basta clicarem na etiqueta Real, no blogue www.vedetadabola.blogspot.com

Primeiro a análise da jornada:

"FC PORTO-P.FERREIRA
O técnico portista queixou-se de um golo mal anulado, mas a verdade é que o maior beneficiado da arbitragem de Rui Costa (olha quem) foi o FC Porto, senão vejamos: Belluschi deveria ter sido expulso, e a Bruno Alves também não ficaria mal um cartãozinho vermelho; a expulsão do jogador pacense perto do final foi injusta e o perigoso livre mal assinalado; o golo de Falcão foi obtido com a mão, por muito que a Sport Tv o possa ter tentado esconder.
É verdade que o golo anulado ao FC Porto foi um erro, sendo aí a responsabilidade do assistente. Todas as outras decisões erradas favoreceram os dragões, pelo que as palavras de Jesualdo Ferreira são tão absurdas como as do seu chefe há uns dias atrás.
Resultado Real: 1-1"

E sobre o Benfica:

"MARÍTIMO-BENFICA
Conforme já tinha escrito, creio que houve dois penáltis por assinalar na partida dos Barreiros. Um por mão de Maxi Pereira, outro por falta sobre Aimar, porventura também em forma de compensação.
Terá também ficado por expulsar João Guilherme, que pontapeou Eder Luís, impedindo com isso um ataque perigoso ao Benfica. O facto do Marítimo já se encontrar nessa altura reduzido a nove, pesou seguramente na decisão de João Ferreira.
Quanto às outras expulsões não há muito que dizer. Uma é clara (a do penálti), na outra só o árbitro e o próprio Olberdam saberão em rigor o que se passou. Recordo que o mesmo João Ferreira já tinha expulsado dois jogadores do Nacional no jogo da terceira jornada no Estádio do Dragão, um deles também por palavras, pelo que não se poderá dizer que não manteve os critérios.
O lance do terceiro golo levanta alguma polémica pelo momento da reentrada de Di Maria em campo, depois de receber assistência. Há uma repetição que mostra o instante em que o árbitro dá ordem de entrada ao jogador, e vê-se que a bola está a ser jogada precisamente do outro lado. Sinceramente não sei se as leis do jogo permitiriam interromper o lance à posteriori, uma vez que o argentino tirou claramente vantagem de uma situação que João Ferreira naturalmente não previa. É um caso que deixo para os especialistas. Seja como for, já havia 0-2, e o Benfica jogava contra dez.
Resultado Real:1-6"

Agora a classificação "real" :

"CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 42
Sp.Braga 34
FC Porto 31
Sporting 29"

Assim detectamos que Benfica e Sporting têm sido prejudicados. Os encarnados em três pontos e os leoninos em dois pontos. Já o Braga, foi beneficiado em 5 pontos (acrescento: Só??), e o Porto beneficiado em dois pontos.

Tudo visto, acho que as margens de erro, Benfica e Sporting prejudicados e Porto beneficiado, nos pontos em causa, estão ainda na barreira do admissivel. Embora, fosse completamente diferente o Benfica estar com mais 11 pontos do que com mais 6 pontos que o Porto. Saliento apenas, nota para o que se tem passado com o Braga. Tem sido anormal. Faz-me lembrar aquele ano em que o Boavista foi campeão. Esperemos, ou melhor, espero eu, que o desfecho não seja o mesmo.

0 comentários: