Futebol

>> sábado, 30 de janeiro de 2010

Jornada muito emotiva, com os três grandes a ganharem os seus jogos.

O Braga, continua a ser invicto na sua própria casa, sofrendo pouquíssimos golos, mostrando uma solidez defensiva de campeão. Ofensivamente, raramente dá espectáculo, mas mostra uma eficiência demolidora. Tinha um teste complicado, ante o Sporting, que vinha moralizado de uma série de resultados positivos, que conseguiu até praticar, a espaços, um bom futebol. Acho que o Sporting, não ficou arredado da luta pelo titulo neste jogo, porque já o estava. O Sporting, na minha opinião, deveria apostar tudo nas outras competições onde está inserido, nomeadamente, com possibilidades reais de ganhar as duas Taças, tendo já nas próximas rondas competições com rivais de sempre. Ainda com hipóteses, de afrouxando um pouco no campeonato, poder ter uma frescura decisiva na Liga Europa, suficiente para ultrapassar o Everton e talvez outros adversários, podendo ainda, fazer uma época interessante. No campeonato, mesmo que baixe um pouco o ritmo, dificilmente não vai assegurar o quarto ou o quinto lugar, pelo que é indiferente por os melhores jogadores em campo, em todos os jogos do campeonato. Nota positiva, para a contratação de Mendes.

O Porto ganhou 0-4 ao Nacional, num jogo estranho. Uma expulsão estranha para o homem do Nacional, um penalty estranho a favor do Porto, um penalty não assinalado, estranhamente, a favor do Nacional. Vitória por 0-4, que mantêm os azuis e brancos na luta. Mais, o Porto é a equipa que tem o calendário mais acessível. Num campeonato que vai ser decidido, nos confrontos entre as equipas candidatas ao título, o Porto vai receber Benfica e Braga, tendo o calendário mais acessível. Para além disso, o Futebol Clube do Porto tem uma maturidade competitiva muito grande, pelo que, ainda que não se possa dizer, sem mais, que é o grande favorito, tem todas as condições para ganhar o campeonato, em pé de igualdade, com Benfica e Braga.

O Glorioso, fez mais um jogão no Estádio da Luz. Bem a defender, melhor a atacar. Não fosse a pior exibição da época, de Cardozo, com três falhanços, um deles inacreditável, e o resultado poderia ter tido outros contornos, no registo habitual das grandes goleadas na Luz. Uma exibição fantástica de Carlos Martins, um jogador que como já o tenho dito várias vezes, é importantíssimo para o Benfica e o seu equilíbrio. Faz todas as posições do meio campo, é uma espectacular opção para entrar no decorrer dos jogos ou de inicio, uma qualidade de passe refinada e um tiro fantástico. Dá garantias enormes, e contar com Martins, no banco, permite não necessitar de convocar mais 1 ou 2 jogadores para o meio campo. Merece, cada vez mais, tendo em conta as especificidades do lote provável de jogadores chamados por Queiroz, um lugar na selecção. De resto, Javi e David Luiz, cada vez mais no top, nas suas posições. Éder Luís a subir, Kardec começa a deixar bons pormenores. Coentrão, a dar garantias na lateral esquerda, enfim, Quim (que devia ter o contrato renovado o quanto antes) com a segurança que já nos habituou. Vitoria indiscutível, ante um Guimarães complicado, e que veio discutir o jogo. Paulo Sérgio, é um dos melhores treinadores da Liga. A arbitragem, e note-se que um jogador do Benfica foi expulso e existe um lance onde não ficava mal a admoestação com a cartolina vermelha a um homem do Guimarães, foi perto do perfeito. Daria nota 9,5 em 10. É preciso dizer bem, quanto as coisas são bem feitas. Já noutros terrenos, fora de Portugal Continental, não se pode dizer o mesmo…

Ultima nota, para o facto do Benfica, por uma questão de gestão de calendário, ter conseguido antecipar o jogo com o Leiria, da 20ªJornada. Mas é uma excelente aposta, porque, no caso do Benfica ganhar, a pressão sobre o Braga é muito maior, e o Benfica assume o topo. É uma boa estratégia.

2 comentários:

Jorge Batista 31 de janeiro de 2010 às 19:22  

O teu conceito de "3 grandes" é delicioso! :)

Imagino se ficássemos em 6º...

Tiago Mendonça 31 de janeiro de 2010 às 20:18  

Jorge,

Foi só uma brincadeirinha. Tenho que me rir um bocadinho, para compensar as brincadeiras que comigo fizeram quando, precisamente, o Benfica andou pelos 6ºs Lugares e afins.

Mas tem cuidado...a possibilidade de ficarem em sexto não é assim tão remota...