Cavaco, Santana, Passos Coelho, Escutas e Sporting.

>> sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cavaco completa hoje quatro anos de mandato. Um mandato, quanto a mim, globalmente positivo, marcado por dois períodos distintos. Um primeiro, de extraordinária cooperação institucional com o Governo, um segundo momento marcado por alguma crispação, mas causada, sobretudo pelo executivo de José Sócrates. A intervenção sobre o estatuto dos Açores foi acertada, os vetos tiveram fundamentação válida. Penso que apenas pecou ao não ter falado, da maneira que depois falou, sobre as escutas, ainda antes das eleições. Julgo que, o seu silêncio, teve influência directa no resultado das eleições, com vantagem para o Partido Socialista. Tem todas as condições para uma nova candidatura, mais uma vez coroada com uma vitória eleitoral. O Adversário, Alegre, está na ala mais à esquerda do PS, mais próximo, inclusive, do Bloco de Esquerda e do próprio PCP do que do próprio PS. Não era bom para Portugal, ter um PR com essas características.

Santana, condecorado, finalmente. Era incrível ser o único ex-primeiro ministro a não ter sido objecto dessa condecoração. Nota positiva, para o trabalho desenvolvido, de forma estável e serena na Câmara Municipal de Lisboa. Daqui a pouco tempo, colocarei aqui a conferência de imprensa que deu sobre o caso Red Bull. Grande trabalho do vereador da coligação Lisboa com Sentido!

Passos Coelho, apresentou o seu livro Mudar. Até agora é o mais forte candidato à liderança do PSD, já que Castanheira Barros parece reunir poucos apoios. Espera-se para se saber qual será o outro candidato, ou os outros candidatos, que com ele vão discutir a liderança no PSD. O trabalho está a ser feita, e este livro veio dar um contributo ideológico e programático a esta candidatura, que ganha aqui um suporte de ideias e de contributos importante, para além do trabalho no terreno que Passos Coelho tem vindo a desenvolver.

Escutas no YouTube. Nada que nós já não soubéssemos. O Futebol Clube do Porto está associado a uma página negra no futebol português. Como é possível Pinto da Costa abrir a boca para falar de arbitragens? Ou dizer que podem “inventar” o que quiserem, quando se ouve nas escutas todas as suas intenções? Nojento. Só em Portugal, foi possível a não irradiação dos seus dirigentes, ou pelo menos uma suspensão de prazo dilatado, e a não descida de divisão do Futebol Clube do Porto, à semelhança do que aconteceu com a Juventus ou do célebre caso de Tapie no Marselha, há uns anos atrás.

O Sporting, continua a não convencer. Perante, a onda de vitórias, como anunciei há umas semanas atrás, o crédito a Carvalhal aumenta, e quando tudo começar a desmoronar, a direcção terá pouco espaço de manobra para emendar a mão, e o Sporting perderá tempo. O Sporting continua a jogar um futebol de qualidade média, vencendo por margens mínimas. Apesar da vitória, e de ter todas as hipóteses de ganhar a Taça de Portugal, sofrer 3 golos do Mafra em casa é preocupante. Mas mais preocupante é o espectáculo degradante que Sá Pinto e Liedson nos proporcionaram. Sá Pinto, pelo seu perfil, não pode ocupar qualquer cargo no Futebol. É um péssimo exemplo, que manchou o nome do Sporting, e o equiparou a um qualquer clube de bairro, que não o é. Brigas entre jogadores, consigo compreender. Um director agredir violentamente um jogador é gravíssimo. E é também um mau exemplo que se dá aos mais novos. Enfim.

2 comentários:

Anónimo 22 de janeiro de 2010 às 22:16  

basta ser 1º ministro para receber a condecoração. lamentável

CASTANHEIRA BARROS 25 de janeiro de 2010 às 03:36  

A propósito da afirmação de que « Passos Coelho, apresentou o seu livro Mudar. Até agora é o mais forte candidato à liderança do PSD, já que Castanheira Barros parece reunir poucos apoios »
SÓ DEPOIS DE CONTADOS OS VOTOS É QUE SABEREMOS QUEM TEM MAIS APOIOS .