Notas Várias

>> terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O tempo não tem sido muito, a inspiração, confesso, também já teve dias melhores. Nesta lufa-lufa de final de ano, onde nos desdobramos entre a convivência familiar, a preparação para os tradicionais e exigentes exames do mês de Janeiro e a preparação de mais uma ou duas situações em outras actividades onde estou inserido, têm me deixado com menos tempo do que àquele que gostaria para aqui vos ir deixando as minhas opiniões e comentários.

Não obstante, fica prometido um comentário sobre o resultado das votações em curso e tentarei colocar em breve mais artigos de outros convidados, nos separadores que já tive ocasião para vos apresentar.

Espero que durante o mês de Janeiro tenha ocasião para voltar com a cadência de textos habitual.

Não vos dei, entretanto nota, aprofundada, sobre a minha primeira assembleia municipal, mas remeto esses desenvolvimentos para depois, cumprindo apenas dizer que foi uma experiência muito interessante, até do ponto de vista, e reconheço-o com humildade, da possibilidade que tive para aprofundar muitos dossiers que não me sendo desconhecidos estavam sabidos de forma menos profunda do que àquela que eu pretendia.

Sobre a JSD, salienta-se a eleição do companheiro Hugo Valadas, do grupo Ganhar uma Geração, como o representante do Distrito de Lisboa no Conselho de Jurisdição de 1ºInstância, eleito em Lista Única. Também na AML, lista única com a esmagadora maioria das secções a colaborarem na elaboração da mesma e indicando vários elementos da JSD que passarão a ter assento na AML. Ainda nota, para o Jantar de Natal da Comissão Política Distrital, o Jantar de Natal protagonizado pela JSD/Odivelas, e a festa de Natal da Secção B. Igual nota, para a secção de Oeiras, que mantêm o ritmo alucinante de trabalho politico que desenvolve. Também em Sintra, existiram iniciativas da secção do Cacém e uma outra, que infelizmente não pude estar presente, da JSD/Queluz, mas que já tive nota do sucesso dessa actividade. Moscavide lançou o caderno de iniciativas e actividades de índole social. Realizou-se ainda uma Comissão Política Distrital Alargada a Presidentes de Secção, na Secção I. Cascais, tem uma nova presidente da comissão política de secção, a Joana Pinto Luz. A Amadora irá a votos, para a Comissão Política de Secção e para a Mesa da Assembleia, nos primeiros dias de Janeiro.

Não consigo obviamente dar nota de todas as actividades e iniciativas de todas as secções, pelo que se ouve mais alguma que me tenha esquecido, agradeço que deixem aqui na caixa de comentários.

Última notas, mudando de assunto, para o futebol. O Sporting tem-se reforçado, gastando vários milhares de euros, já contando com a verba proveniente da Câmara Municipal de Lisboa cifrada em 18 milhões de euros, relativa à venda de património do Clube de Alvalade. São até agora, bons reforços. João Pereira é um lateral direito de qualidade, talvez no top-5 dos melhores laterais direitos portugueses da actualidade. O ponta-de-lança Sinema Pongolle tem provadas dadas no futebol europeu. Apenas questiono, se não fazia mais sentido, numa estratégia de longo prazo, e aproveitando este balão de oxigénio, assegurar o futuro, contratando jovens jogadores, possivelmente vendidos, anos mais tarde, por muito mais dinheiro. Pense-se no valor potencial de Di Maria, oito vezes superior ao que custou ao Benfica. David Luiz, que só sai por 50 milhões, contratado a baixíssimo custo. Ou mesmo jogadores, como Javi Garcia ou Ramires, que já não foram baratos, mas que só saiem por muito mais dinheiro. Ou no Porto, o negócio Cissoko e mesmo Lucho, Lisandro, Pepe, entre outros. No curto prazo, a estratégia do Sporting é correcta, estão a apetrechar a equipa, de forma a que a segunda volta seja superior à primeira e seja assegurado um lugar na Taça Europa. No longo prazo, tenho as minhas dúvidas, até porque parece, que a fonte de Alcochete secou, ou pelo menos pinga com menor cadência do que há poucos anos atrás.

Finalizando, uma palavra para o programa Ídolos, que efectivamente, é um programa de entretenimento como há muito não se via na televisão Portuguesa. Tem qualidade, é interessante, reúne a família, e ajuda a desenvolver o talento português. Tem muito mais “piada” que os reality-shows manhosos do inicio da década ou que as infindáveis novelas. Um programa que vou acompanhando.

0 comentários: