Secção B - Um dos grandes exemplos.

>> domingo, 1 de novembro de 2009

A secção B de Lisboa, é sem dúvida uma das grandes secções do Distrito de Lisboa. Cumpre realçar esse seu trabalho político.

Fiz aqui há alguns dias, o balanço dos resultados da JSD/Moscavide no Concelho de Loures. Mas deixem-me ressalvar que a JSD/Secção B, conseguiu fazer o pleno, e ganhou as suas 6 freguesias. Alto do Pina, Alvalade, Campo Grande, Nossa Senhora de Fátima, São João de Brito e São João de Deus. Este tipo de situação não acontece por acaso.

Esta secção tem muitos elementos com imensas provas dadas. É uma verdadeira escola de valores no Distrito de Lisboa.

Os seus últimos três presidentes foram todos reconhecidos no Distrito, como grandes promessas da JSD. O Luís Nazareth, o Nélson Faria e o João Gomes da Silva fazem parte de um elenco de militantes, do melhor que a Jota tem. E existe um denominador comum: Todos conseguem reunir um grupo de pessoas de fantástica qualidade. Sem menosprezar ninguém, cumpre salientar alguns deles, que por uma razão ou outra merecem o meu destaque.

O José Pedro Salgado, actual presidente da mesa, grande valor da secção B, conhecedor de alguns dossiers importantes, possuidor de uma oratória fantástica.

Depois, três vice-presidentes, muito, muito bons. A Inês Palma Ramalho, corporiza aquilo que defendo na JSD. Adquirir-se grande qualificação, ser-se muito bom na vida académica/profissional e tentar com isso qualificar a JSD. O Guilherme Diaz-Bérrio é no campo da Economia, um autêntico “génio”. Enorme conhecimento, muitíssimo importante em qualquer equipa. E o meu amigo Diogo Agostinho, uma promessa da JSD, junta uma grande oratória a uma intuição fantástica. É agora o AB do PSICOLARANJA, que mais do que um blogue é um centro de realização de actividade política impar no País.

Já me estou a estender, mas queria focar ainda mais três pessoas. O Diogo Santos, Secretário-Geral, que mantêm a excelente tradição da B, em ter grandes secretários-gerais. A Essi Silva, que não conheço pessoalmente, mas que é co-autora no PSICO, e escreve dos melhores textos que já vi. Esclarecedores, cativantes. E o Ivan Duarte, um dos mais qualificados em matérias de associativismo, um quadro fundamental para o regresso da JSD, em força, ao Associativismo Académico.

E muitos mais exemplos existiriam. É sem dúvida uma escola de talentos esta secção. E como o texto é mesmo apenas um reconhecimento a esta secção, com quem porventura no passado não fui inteiramente justo, ou pelo menos não salientei devidamente os imensos aspectos positivos, não me vou alongar mais, e direi apenas, que na política, como na vida, existem atitudes e tomadas de posição que guardarei, pelo que, considero que a B, para além de uma secção “de valor” é uma secção com valores.

2 comentários:

Anónimo 3 de novembro de 2009 às 21:28  

* deixa lá a jota fora do associativismo académico. para quê confundir coisas diferentes?

Tiago Mendonça 3 de novembro de 2009 às 23:11  

Caro Anónimo,

Considero que a JSD necessita de regressar às faculdades. Deve tentar obter o maior conhecimento e qualificação possível, deve tentar "recrutar" os melhores quadros. Nesse sentido, considero que as Coordenadoras, nomeadamente a Coordenadora do Ensino Superior assume um papel particularmente importante na implementação da JSD junto dos jovens. Consequentemente, julgo que pessoas bem preparadas no campo do associativismo, terão um grande conhecimento, por exemplo, de qual a melhor forma de optimizar os Núcleos de Estudantes, na perspectiva da difusão dos valores e ideias da JSD junto dos jovens e de que forma é possivel estabelecer a conexão entre os jovens e a estrutura, aproximando-os, e terminando com a ruptura, o divórcio que hoje existe entre jovens e juventudes partidárias.

Foi nesse contexto que falei de Associativismo. Mas o grande destaque do post vai a capacidade dos militantes da B. E poderia ter referido muito mais.