Resposta a Comentário

>> sábado, 28 de novembro de 2009

Gosto sempre de responder a todos os meus leitores. Por vezes, não tenho muito tempo, e deixo apenas escapar uma ou outra linha. Mas tento sempre responder a todos. Hoje, no meu post "Fantástico!", foi me colocado um comentário muito pertinente. Tentei, talvez por uma dezena de vezes, responder na caixa de comentários. Não sendo possível responder na caixa de comentários, e porque não gosto de deixar de responder a nenhum dos leitores, e reconhecendo ainda a educação com que foi colocada a questão, abro aqui uma excepção e faço uma resposta a comentário num novo texto.

Fica o comentário:

"Caro Tiago,

As iniciativas como esta são sempre de louvar, e têm um significado importante.

Convém-me referir que acho um bocado despropositado para um jovem que ainda está em formação na faculdade o lirismo e os sinais etilizantes com que esta iniciativa é divulgada.

Ter a capacidade de marcar um auditório, fazer um flyer e convidar pessoas é bom. Mas tenho a expectativa que a tua ideia de "ganhar uma geração" terá de ir mais além do que ajudar a organizar um evento. Senão ninguém leva esse teu projecto político pessoal a sério. Convida-te a conseguir elaborar uma próxima iniciativa em que seja possível perceber que o movimento "ganhar uma geração" também é capaz de apresentar ideias próprias e discuti-las, sem estar a apropriar-se do conteúdo ciêntifíco e cultural dos intervenientes.

Se isto é ganhar uma geração, então quem tem a capacidade de organizar um congresso de dois dias é um prémio nobel da ciência.

Votos da continuação de um bom trabalho, mas com calma, sem estar a embandeirar em arco a fantástica capacidade de reservar uma sala e imprimir uns flyers.

As palavras "Fantástico!" "estamos a ganhar uma geração!", "estamos a construir uma lisboa melhor" etc...São um bocado disparatadas quando aquilo que tu fizeste assim de maior foi reservar uma sala.

Cumprimentos sociais democratas
João S. Nascimento"

Fica a minha resposta:

Caro João,

Em primeiro lugar, cumpre agradecer pelo teu, julgo que primeiro, comentário, aqui no Laranja Choque. Vou apenas focar alguns aspectos do teu comentário, dando a minha opinião sobre o que escreves.

Três aspectos que me parecem fundamentais e a que cumpre dar um comentário:

 Em primeiro lugar, esclarecer que esta não foi a primeira iniciativa do grupo “Ganhar uma Geração”, numa perspectiva estrita, isto é, esta é a primeira iniciativa temática, tendo nós decidido começar pelo Ambiente e pelas questões da Energia porque consideramos ser um tema importante, que está na agenda do dia (na antevéspera da Cimeira de Copenhaga) e porque defendemos que a bandeira ambiental não pode nem deve ser uma bandeira da esquerda. Contudo, antes disto, tive a honra de apresentar o Programa Ganhar uma Geração, na secção de Moscavide. Se estiveres interessado, basta mandares-me um e-mail para o endereço que está na barra lateral, e posso te enviar esse documento. São cerca de três dezenas de páginas, divididas em dois grandes temas: Ideias para o Distrito de Lisboa, agrupadas em 6 áreas temáticas: Economia e Emprego, Desporto e Saúde, Educação e Formação, Ambiente, Cultura e Mobilidade. E depois, algumas ideias para a Distrital de Lisboa, ou seja, ideias para tornar a Distrital mais eficiente, mais capaz de levar essas politicas a cabo, onde refiro a necessidade de descentralizar os Conselhos Distritais, a importância das coordenadoras e de reactivar os Núcleos de Estudantes nas várias Faculdades do Distrito, a importância da Informação na estrutura, etc. Existem, portanto, algumas ideias que coloquei em debate. Começámos precisamente por aí. Por dizer o que defendemos. Apenas considero que não nos devemos ficar pelo papel, devemos fazer algo.

 E assim chego ao segundo ponto. Começámos por este tema, mas há uma grande diferença. Não foi uma iniciativa, numa secção para os militantes dessa secção. Nada disso. Uma iniciativa fora do espaço das sedes partidárias, aberta a todos. E estavam lá dezenas de independentes. Para além disso, posso adiantar, que a próxima iniciativa, será uma iniciativa de solidariedade, de acção social. Provavelmente, a visita a um hospital. Dar um pouco mais de nós pelos outros. É também esse o nosso espírito. E acho mesmo que assim se vai ganhando uma Geração!

 Terceiro lugar, apenas rectificar que não estamos em presença de um projecto político pessoal. Pelo contrário, é um projecto politico sim, mas com uma abrangência a muitos militantes, muitas secções e muitos independentes. Um projecto que é alicerçado na força e união de um grupo de pessoas que vão crescendo de dia para dia. O Programa, a presença nas redes sociais, agora esta grande iniciativa, no futuro a acção social. Para além do trabalho que as secções que compõem este grupo vão desenvolvendo, per si. É um projecto de todos, onde cada um tem a sua função e cada um dá um contributo naquilo que sabe fazer melhor.

Caro João,

Termino, dizendo que de facto existem muitas coisas que podemos fazer ainda melhor. O nosso campeonato não é fazer melhor que a actual CPDL. Não seria muito difícil, sequer. O nosso campeonato é fazer alguma coisa pelos jovens que estudam, trabalham e residem no Distrito de Lisboa. Tenho a certeza que ontem existiram jovens, nem que seja na informação que colheram para os seus trabalhos académicos que ficaram a saber mais da JSD. Foram à Jota, recolher informação. A Jota colocou-se ao serviço das pessoas. Elegeu uma bandeira política, chamou os melhores e exemplificou aquilo que afirmou na apresentação do Programa.

Daqui a uns meses, quando este grupo, se merecer a confiança dos militantes da JSD/Lisboa, for Comissão Politica Distrital, vamos mesmo colocar em prática o que apresentámos no Programa. E ontem, as pessoas ficaram com mais certeza disso!

Obrigado pelo teu comentário e pelos teus reparos. Deste também uma lição de como se pode fazer um comentário contraditório sem se cair na má educação e no ataque pessoal. Muito bem, mesmo.

Um abraço e volta sempre.


P.S (D) - Caro João, ou qualquer outro leitor, se quiserem dar seguimento à discussão relativa ao outro post podem faze-lo nesta caixa de comentários.

2 comentários:

Tiago Mendonça 28 de novembro de 2009 às 05:24  

Este comentário é meramente experimental. Já que não consegui na outra caixa, tento por aqui.

Tiago Mendonça 28 de novembro de 2009 às 05:25  

Pelos vistos o problema era mesmo da caixa de comentários do outro post. Enfim, os insondáveis mistérios da informática...

Estejam à vontade para comentar por aqui o conteúdo do post "Fantástico", e, querendo, do comentário do João e da minha resposta a esse comentário.