O menor dos problemas.

>> sexta-feira, 6 de novembro de 2009



Já fiz uma análise sobre os problemas estruturais do Sporting, no post 1 do Separado Futebol Português, que poderão ler, clicando “aí” em cima, no botão Desporto. Por isso, vou remeter para aí maiores desenvolvimentos sobre o assunto.

Considero que era insuportável a manutenção de Paulo Bento no comando técnico do Sporting. O Sporting está em 7ºLugar, joga um futebol de nível inferior à generalidade das equipas da Liga Vitalis, empata em casa perante uma equipa da Letónia de difícil escrita. É sempre mais fácil despedir o treinador. Desta vez, foi Paulo Bento, que considerando não ter mais condições pediu a demissão. Novamente uma grande atitude, de um treinador que foi um bom exemplo de como se deve estar no futebol.

O Problema é que Paulo Bento era o menor dos problemas. Evidentemente que o Sporting, com a chegada de um novo treinador vai melhorar, porque piorar é impossível e manter é muito difícil. Criar-se-á uma nova dinâmica e alguns jogadores vão dar mais para convencer o novo técnico. É óbvio também, que Grimi é melhor que André Marques, Caneira tem que jogar. Mas, mantenho, Paulo Bento era o menor dos problemas.

Para além dos vários problemas estruturais que apontei no referido texto, o Sporting tem uma equipa de péssimo nível, sendo que a maioria dos jogadores não teria lugar na maior parte dos clubes da primeira liga, como é o exemplo de Pedro Silva, André Marques, Saleiro, entre outros. Pedro Barbosa é incompetente. Ângulo e Caicedo fazem lembrar as contratações dos piores anos do Benfica, por exemplo, Chano e Donizete. O Presidente se tivesse alguma vergonha, recebendo o que recebe, tendo pedido a Bento para ficar, tendo gritado Paulo Bento 4ever vezes sem conta, tendo convencido o treinador a não abandonar o Sporting, quando Paulo Bento tinha mercado, devia agora, à semelhança do que Dias da Cunha fez com Peseiro, sair. Dar lugar a outro. O Sporting precisa de uma grande limpeza.

Quanto ao futuro, uma frase inaceitável de Bettencourt. Que o próximo treinador será masculino e de raça caucasiana. Uma frase que toca o racista. Percebe-se a falta de jeito para comunicar do senhor, mas é intolerável dizer-se isso, da mesma maneira, que por exemplo, foi considerado intolerável Manuela Ferreira Leite dizer algumas frases, que evidentemente não queriam dizer aquilo que pareciam, mas que por serem ditas por quem eram, foram consideradas inconcebíveis.

Sobre treinadores, acho que o Sporting ficaria bem servido com Manuel Machado, conhecedor do futebol português, obreiro de excelente trabalho no Moreirense (subiu da II B para a primeira divisão e Nacional da Madeira), Inácio, que já foi campeão no Sporting, e está a fazer um trabalho fantástico no Naval ou o jovem André Vilas Boas, discípulo de Mourinho, a mostrar serviço na Académica. Para outras soluções, Fernando Santos que conseguiu em termos de pontuação os melhores scores para Sporting e Benfica, Peseiro que colocou o Sporting a jogar muito bem e o conduziu na epopeia europeia, ou então, se quiserem gastar muito, muito, muito dinheiro, há a hipótese Scolari.

Paulo Bento, espero que tenha um grande futuro. Acho que faria um excelente trabalho em equipas de média dimensão de uma liga superior, por exemplo, um Getafe em Espanha. Fazer do pouco, muito, pegar numa equipa do meio da tabela e coloca-la na Europa parece ser algo com que Bento lidaria bem.

3 comentários:

Ana 6 de novembro de 2009 às 15:19  

Foi a peça mais fácil de tirar. Infelizmente, e por incompetência de terceiros, o treinador acaba por levar sempre por tabela...

Para o Bento, a minha solidariedade por ter sido sempre sincero, humilde, corajoso e com um discurso pouco habitual na classe dos treinadores. Desejo-lhe o maior sucesso profissional daqui para a frente. São fases na vida de um treinador...

O que é certo é que esta demissão não resolve nada. O podre ainda está lá. Há muito boa gente que devia seguir o mesmo caminho que o PB... E sendo mázinha, até podiam ser todos.

Anónimo 6 de novembro de 2009 às 15:21  

O Benfica encobre as piores contratações porque contratou muito. A superestrela Keirrison é claramente um flop, bem pior que Caicedo.
Porque é que Pedro Barbosa é incompetente? Porque convém? Não comparem com o Rui Costa, porque as funções de cada um estão longe de ser as mesmas. Pedro Barbosa é pouco mais do que um delegado de jogo, não sendo responsável pelas contratações.

Tiago Mendonça 7 de novembro de 2009 às 01:19  

Keirrison, foi contratado pelo Barcelona por 15 milhões de euros. É um jogador novo, com enorme margem de progressão. Comparar Caicedo a Keirrison, é brincadeira. Afirmar, de forma peremptória que Caicedo é muito melhor, é ver o futebol com uns óculos verdes. Por outro lado, enquanto Caicedo é titular do Sporting, ou pelo menos, foi contratado com essa finalidade, Keirrison é quarta ou quinta opção no Benfica.

Ana,

Como te tenho dito acho que o problema é estrutural. Por exemplo, há muitos anos que não se via, nenhum jogador do Sporting ter lugar no 11 inicial do Benfica. André Marques não tinha lugar na maioria das equipas da Liga Sagres e não teria em algumas da Liga Vitalis. Pedro Silva, idem. Como é que se deixa Hugo Viana ir para o Braga? Como é que Postiga custa mais que Saviola?

Queria apenas deixar esta nota. O Sporting nos últimos anos tem se aproximado do Futebol Clube do Porto, a compra de Postiga é um bom exemplo. Soares Franco estava muito próximo do Porto, o actual presidente mesmo. E quero apenas salientar isto. Nestes últimos anos, o Sporting sempre segundo, Porto Campeão. Na época da luta anti sistema de Dias da Cunha, o Sporting foi à Final da UEFA e lutou pelo campeonato até ao fim. Nesse ano, ao contrário do que foi hábito, não foi o Porto campeão.