Derby

>> sábado, 28 de novembro de 2009

O Derby começou mal, devido aos incidentes antes do jogo. O autocarro do Sport Lisboa e Benfica foi apedrejado, a política admitiu a impotência para travar o ímpeto dos adeptos leoninos. A violência é algo de muito negativo do Desporto. E ninguém é melhor que ninguém. Não existem só pessoas boas ou só pessoas más em nenhum clube. Por isso, mais vale nunca se atacar, porque os telhados normalmente são de vidro. Com isto fica feito, também, o meu comentário sobre a questão da final do Campeonato de Juniores do ano passado. Concordo com a primeira decisão de punir ambas as equipas com uma derrota. Só assim não foi em função da Tabela, fazendo me lembrar, a inteligência de quando se castigou o Porto com 6 pontos. Adiante, vamos ao jogo.

Um jogo bem jogado tacticamente, com muita intensidade no segundo tempo, hipóteses de parte a parte. O Benfica teve mais posse de Bola, mais ataques e mais remates, acabou por ter um caudal ofensivo maior, mas não o suficiente, na minha opinião, para se poder dizer, sem mais, que merecia a vitória. O empate acaba por se adequar, até porque o Sporting também dispôs de várias oportunidades de perigo, em especial, naquele lance técnico fantástico de Liedson e no tiro de Miguel Veloso para a defesa da noite de Quim. O esquema utilizado por Carvalhal, de 4-3-3, é muito mais fácil de apreender pelos jogadores do que o 4-4-2, em especial, o 4-4-2 em losango, que envolve muito mais maturidade nos processos defesa-ataque e ataque-defesa e uma inteligência de jogo acima da média, para além de uma repetição de processos muito maior. Por outro lado, tem a desvantagem, do plantel do Sporting não estar talhado para esse esquema, pelo que o reforço no mercado de inverno é muito importante para dar condições de trabalho a Carvalhal. Notas mais, para Liedson que foi muito trabalhador e para Adrien Silva, para mim o melhor do Sporting. Do Lado do Benfica, uma grande exibição de Javi Garcia, hoje mostrando o seu espírito guerreiro, perdeu muito sangue, mostrou um espírito de sacrifício e um poder de combate acima da média. Também grande trabalho para Ramires, exibição segura de Sidnei, e David Luiz vem mostrando credenciais que o tornarão um dos melhores do mundo, em muito pouco tempo. Quim, muito seguro, também.

Contas feitas, o Sporting fica, em princípio, mais longe do título e não consegue uma vitória que o entusiasme para um resto de época acima da média. Mas mostrou raça e já alguma qualidade de Processo. O Benfica mantém a vantagem sobre o Sporting, mas pode perder terreno para Braga e ver a vantagem encurtada para o Futebol Clube do Porto. Continuo a dizer que o jogo decisivo será o Benfica – Porto do próximo dia 20.

Quanto ao árbitro, Pedro Proença, nota positiva, com um trabalho globalmente bom, registando-se apenas dois lances de erro, ambos a beneficio do Sporting. Uma mão claríssima, que deixa passar, e uma falta ofensiva de Liedson, que poderia ter dado em golo Sportinguista. De todo o modo, sem grande influência no jogo, pelo que de 1 a 10, a nota seria um 7.

Fica a análise. E o caro leitor, como viveu este Derby?

5 comentários:

Anónimo 29 de novembro de 2009 às 14:21  

explica-lá como é que o sporting fica mais longe do titulo.

Tiago Mendonça 29 de novembro de 2009 às 14:49  

Anónimo,

Tendo apenas em consideração o Sport Lisboa e Benfica fica à mesma distância pontual mas com menos um jogo para poder recuperar essa distância. (sendo que perde também a hipótese de se distanciar no confronto directo e de no seu reduto provocar uma perda de pontos a um suposto adversário directo correlativa com o seu aumento pontual)

Por outro lado, poderá ficar mais longe, em termos pontuais, quer do Futebol Clube do Porto (estava a 6 pontos e pode ficar a oito), quer do Sporting de Braga (estava a onze pontos e pode ficar a 13).

Mais longe, portanto.

Anónimo 29 de novembro de 2009 às 16:10  

mas agora, está mais perto do título 1 ponto, espera pelos jogos e não deites foguetes antes das festas

Tiago Mendonça 29 de novembro de 2009 às 17:21  

Está mais perto um ponto?

Continua aos mesmos pontos do Benfica, mas com menos 1 jornada para os recuperar, portanto menos 3 pontos em disputa.

E se ler o que eu disse no Post, é que possivelmente teria ficado mais longe. Bastará que Braga ou Porto ganhem para que Sporting esteja mais longe.

Agora, espero que tenha razão. Era óptimo que Porto e Braga perdessem.

Mas enfim :) O seu livro de matemática já vi que era verde e branco.

Um abraço e volte sempre.

Ana Suwa 30 de novembro de 2009 às 16:35  

Vi o derby com grande entusiasmo e acho que foi um bom jogo, as duas equipas contribuíram bem para isso. Fiquei contente com a atitude do meu Sporting, mostrou-se com garra e vontade de vencer, tendo estado quase sempre a atacar. Apesar de ter sido um jogo equilibrado, pecou foi só por não haver golos... Mas se os tivesse havido, que tivessem sido do Sporting, obviously. Teria dado um bom festejo lá pela Baixa de Lisboa :)