POST 1 - Câmara Municipal

>> quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O PSD não conseguiu descolar dos resultados obtidos em 2005, perdendo cerca de 150 votos em relação a esse acto eleitoral. Mas perdeu muito mais do que isso, porque enquanto, na esteira dos resultados eleitorais obtidos no ano passado, era uma força decisiva na ponderação municipal, na medida em que o Partido Socialista não tinha qualquer maioria absoluta, passou a ser totalmente desnecessário, na medida em que o PS alcançou uma histórica maioria absoluta e pode agora governar sozinho o município de Loures.

Este resultado foi a consequência do falhanço de um pressuposto e de três erros crassos do Partido Social Democrata.

O Pressuposto seria a melhoria muito significativa que o PSD teria, na votação para a Câmara Municipal na freguesia da Portela. É verdade que conseguiu mais 700 votos do que em 2005, mas o PS conseguiu também subir, 300 votos, ou seja, contas feitas, o PSD subiu apenas 400 votos na Portela, na votação para a Câmara Municipal. Não foi o que se esperava, e começou ai a prever-se o que se poderia passar no Concelho.

Mas o mau resultado, teve três grandes causas. A primeira de todas elas, foi uma campanha completamente desadequada aos tempos modernos, com uma aposta fraquíssima no domínio das novas tecnologias, um aproveitamento escasso das redes sociais, considerando-se que, por exemplo, ter três renovações de outdoors era mais importante do que, por exemplo, um jornal de campanha ou um flyer especifico da JSD. Mais uma vez não se concedeu privilégio ao contacto pessoal, optando-se por iniciativas com pouca visibilidade.
A segunda causa, foi a aposta muito fraca que foi feita nos jovens. O primeiro candidato da JSD, no Concelho, ia em sexto lugar para a vereação, quando o PSD, em 2005, tinha eleito 2 vereadores. Ora, este tipo de atitude em nada cativa os jovens, nem mais um jovem traz ao PSD. E parece-me elementar este raciocínio: Uma pessoa de 60 anos, que sempre votou, por exemplo, PCP, dificilmente, irá votar PSD. Mas um jovem de 18, ainda em período de ponderação ideológica, sem dogmas formados, facilmente oscilará entre as várias forças partidárias, sendo bem mais sensível e permeável à campanha e ao que se vai fazendo na mesma. Neste contexto, e tendo uma candidata à Câmara Municipal que abrangia um target politico situado numa faixa etária mais avançada, teria sido bom apostar num jovem numa posição cimeira. Pareceu-me curta, a aposta, no ex-presidente da JSD de Loures, para o segundo lugar à vereação, que embora tendo ainda a possibilidade de chegar a uma faixa etária mais jovem, já ultrapassou os 30 anos, e tem mais dificuldades em “seduzir” um publico alvo mais jovem do que, por exemplo, o actual presidente da JSD de Loures. A diferença, em termos de pensamento, entre alguém de 40 e 50 anos é muito menor, do que a que existe entre um jovem de 18 e um jovem de 25 anos, por exemplo.

E o terceiro factor, foi o péssimo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 4 anos. Pouco ou nada se fez. Olhando para a secção a que pertenço, não foi feita nenhuma iniciativa, para além da distribuição de alguns comunicados, com visibilidade externa. Não se visitaram misericórdias, clubes ou associações. Não se cresceu em Militantes e uma ou outra iniciativa que fosse feita foi sempre dentro das paredes da sede.

O resultado está à vista. O Partido Socialista obtém uma estrondosa vitoria, elegendo o sexto vereador. Que é…da Juventude Socialista!

0 comentários: