Mais uma...

>> quinta-feira, 22 de outubro de 2009



José Saramago, ao longo dos últimos anos tem tomado várias posições anti nacionais, manifestando várias vezes o seu profundo amor por Espanha em detrimento do seu país, Portugal. Para Saramago, Portugal é sempre péssimo.

Assim, quando o escritor ganhou o Prémio Nobel da Literatura, não me aqueceu nem arrefeceu. Não sinto esse senhor como Português. Do ponto de vista literário, não me fascina a sua obra e até considero que a leitura é maçuda.

Mas agora foram ultrapassados todos os limites. Tem que haver o mínimo de decoro com o que se diz e da forma como se diz. É um exagero, em qualquer circunstância, já que são comentários ofensivos e que magoam profundamente um conjunto alargadíssimo de pessoas.

Para as pessoas que têm a certeza que Deus existe que com Ele estabelecem uma relação especial, grupo em que me incluo, é ainda mais chocante. Se é que as palavras vindas desse senhor ainda que conseguem chocar.

Mas gabo-lhe a inteligência. Não é a primeira nem a segunda vez que na esteira de um lançamento de um livro vem a público fazer declarações polémicas. Aposto que este seu livro vai andar no TOP durante várias semanas e entra mais um dinheirinho na sua choruda conta bancária.

1 comentários:

Ana 22 de outubro de 2009 às 12:41  

É um comuna de primeira e tá a ficar gágá de todo.

Cria polémica com intuitos meramente publicitários e vai-se a ver, tem mesmo sucesso nisso, tais são as pessoas que tencionam comprar o seu livro.

Quem agradece é a espanhola dele.