Ganhar uma Geração, por Tiago Mendonça

>> sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Já aqui muito vos escrevi sobre ideias que tenho para Ganhar esta Geração. Em particular, lancei aqui um conjunto de tópicos para reflexão de como gostaria que a Comissão Politica Distrital de Lisboa funcionasse para melhor alcançar esse desígnio.

Julgo que uma Comissão Politica Nacional, pela necessidade de criar uma equipa com elementos provenientes de vários distritos e até das ilhas, tem uma dificuldade enorme em se reunir e em conseguir ter um ritmo de trabalho aceitável (ainda que com os novos meios tecnológicos as coisas sejam mais fáceis). Para além de que tem um papel de índole nacional, cabendo-lhe referir as grandes bandeiras da JSD, isto é, afirmar as posições da JSD sobre as grandes temáticas de juventude. Poderá organizar iniciativas, de grande impacto. Por exemplo, gostaria de ver uma mega iniciativa sobre as alterações climáticas. E esse tipo de iniciativas, de nível nacional, e que apenas uma CPN consegue fazer, são objecto distinto do trabalho que uma CPD pode fazer.

Verdadeiramente, uma Distrital está bem mais próxima dos jovens. Sente com muito mais intensidade os seus anseios e percebe melhor os seus objectivos. Pode tomar iniciativas que no curto prazo mudem para melhor as suas vidas. Está mais apta para reivindicar medidas para solucionar os seus problemas. Pode ter uma equipa organizada a trabalhar nesse objectivo.

A Distrital de Lisboa, tem sob a sua jurisdição alguns dos concelhos de maior importância em todo o País. Opera na capital do país, e os problemas de Lisboa, são os problemas do país, com excepção para a desertificação e a acrescer os problemas de mobilidade. Tem uma especial responsabilidade. Tem que ser uma distrital ouvida. Os fundos sei bem que são muito menores que os de uma CPN. Mas mesmo assim, a Distrital que eu quero, é uma distrital muito mais activa que uma Nacional. Uma distrital com actividade, e que ao final do mandato, se possa olhar e perceber que conseguiu efectivamente mudar a vida dos jovens. Que fez algo de verdadeiramente útil.

E isso é possível. Os textos sobre como ganhar uma Geração vão ficar por aqui. Este é o penúltimo. O último é uma retrospectiva sobre o que fiz na Comissão Politica em Moscavide e os objectivos para os próximos dois semestres. Depois acaba por aqui. Mas daqui a dois meses, talvez não tanto, terão uma surpresa. E vão perceber que estes textos não foram em vão. Tiveram um sentido. Até lá!

0 comentários: