Férias

>> domingo, 9 de agosto de 2009

Na viragem para a última semana de férias aqui no Algarve, acabei o livro sobre liderança, segundo Kennedy. Não fiz uma leitura exaustiva, vendo todos os pontos e aprofundando aqueles que mais me interessavam. Achei interessante ver algumas ideias e métodos que já utilizo plasmados naquela obra, como por exemplo, a ideia de se descentralizar muito, não devendo o presidente ou líder de uma organização ir a todas as reuniões. Tenho me batido por este principio, explicando não ser eu a estar presente em todas as reuniões que me pedem comparência. Às vezes, algumas mentes mais tacanhas não o percebem e até fazem discursos disparatados à volta disso. Outra lição é a ideia de fazer das desvantagens…vantagens. Toquei muito neste tema há uns meses atrás, a propósito de questões pessoais. Poderia voltar à carga agora, num momento diferente onde se exige uma nova adequação às circunstâncias, aliás, estes últimos meses muito me mudaram e fizeram crescer, em múltiplos aspectos que com o tempo e a frieza necessárias poderei por aqui explanar, para os mais interessados.

Entretanto, na leitura, antes de passar para o livro sobre Kennedy, este já uma análise do seu percurso político e da sua vida, deixando para último, os últimos anos de Salazar, adquiri na Feira do Livro local, o Processo de Kafka. Dizem-me que é um livro delicioso. Já li o primeiro capítulo e gostei. Também tenho aqui um livro sobre Vale e Azevedo. O meu irmão “papou” o livro em poucas horas e diz-me que existem lá pormenores de índole jurídica que me poderão fazer gostar de ler o livro. Tentarei, pelo menos, dar uma “pincelada”.

À distância, vou acompanhando o que se passa no processo autárquico em Loures. A poucos dias de ficar tudo fechado, existe sempre mais confusão. De todo o modo, saúda-se a recentemente eleita Comissão Política do PSD/Moscavide pelo tempo recorde com que conseguiu formar listas em todas as freguesias. Quanto à representação da JSD, nas freguesias, não tenho razões de queixas. Em alguns lados conseguiu-se posições históricas, mas, sinceramente, também acho que a prestação da JSD/Moscavide nos últimos anos tem sido histórica. O grande ponto negativo, posso afirmar, foi o que se passou com a JSD/Loures. Foi uma grande desilusão ou talvez a confirmação das piores expectativas. Algumas atitudes foram muito graves. Dessas, umas têm que ser postas de lado, outras deixadas para análise mais tarde, mas outras, outras de certeza absoluta que terão consequências políticas. Mesmo.

Mas, sobretudo, para além da leitura, da praia e dos mergulhos, do algum trabalho político que também estou a desenvolver, o mais importante é ter estes dias com a família. Durante o ano, sempre de um lado para o outro, desdobrando-me em mil e uma coisas, torna-se difícil passar tempo em quantidade e qualidade com aqueles que mais gosto. Aproveito estes 15 dias no Algarve, para conversar, rir, jogar às cartas e fazer tudo aquilo que nem sempre temos tempo para fazer durante o ano, onde nos sujeitamos ao ritmo imposto pela própria vida.

0 comentários: