Estudo sobre o Futebol Português - Parte II

>> terça-feira, 25 de agosto de 2009

Para além disto existe negligência na gestão de alguns clubes, exemplo flagrante do que acontece no Sporting. Exceptuando Milão, em mais nenhum lado existem dois clubes que possam lutar pelo titulo na mesma cidade, isto em condições do funcionamento normal dos clubes, em Londres e Manchester, Chelsea e Manchester City foram comprados por magnatas. Evidentemente, que se o Sporting for adquirido e forem investidos 200 milhões de euros para contratações pode ganhar todas as competições onde está inserido. Mas o Olhanense, em caso idêntico, também. Portugal terá condições para ter dois grandes na mesma cidade? O Benfica, durante vários anos, foi o clube de todo o Portugal e esvaziou completamente o panorama desportivo no nosso país, surgindo agora o Porto, noutra lógica. O Sporting tem a estrutura directiva mais cara e tem menos dinheiro que Braga ou Marítimo. Repare-se, no drama que é, para os leões terem que esperar pelo dinheiro das pré-eliminatórias que vão passando para poder fazer uma aquisição, tendo orçamentos de 5 milhões de euros, absolutamente pouco competitivos. O Sporting, vive hoje da sua formação, que em tempos foi a melhor da Europa e de um treinador que sabe potenciar ao máximo os jogadores que tem ao dispor. Agora olhamos para o Sporting e comparamos com o Benfica, por exemplo, e em posição a posição retirando Liedson que poderia lutar pela titularidade (o Liedson do ano passado) e Moutinho que poderia lutar com Ramires, mais nenhum jogador teria lugar. E mesmo olhando para o Sporting de Braga, João Pereira é melhor que Abel, Vandinho melhor que André Marques, Eduardo melhor que Patrício, Viana tinha lugar de caras no SCP, e Postiga é inferior a Meyong. Tirando Liedson, nada mais o Sporting conseguiu fazer na sua politica de contratações que se baseia no principio “chapa ganha, chapa gasta” sem qualquer planeamento. Acredito que o plano de Soares Franco teria sido muito importante para a reabilitação do Sporting, que luta e lutará nos próximos anos para continuar como um grande em Portugal, deixando-se de festas quando empata com o Twente equipa de valia muito inferior ao Nacional da Madeira.

Também o Benfica, em especial até Vieira, teve gestões totalmente danosas, com graves problemas financeiros e desportivos, percorrendo um deserto de uma década a ganhar quase nada, com sextos lugares ao barulho. Manuel Damásio e João Vale e Azevedo, lapidaram o património desportivo e a cultura de vitória do Benfica, que só agora começa a ser, lentamente, recuperada, com a vitória na Taça de Camacho, Campeonato com Trappa, Supertaça e excelente prestação europeia com Koeman e Taça da Liga com Quique, e as excelentes perspectivas para este ano. A vantagem dos encarnados, é não ter uma estrutura directiva tão dispendiosa como a do Sporting.

Um outro problema é o da corrupção. Durante vários anos existiu corrupção no futebol português, comprovada. Foram os anos de apogeu do Futebol Clube do Porto. Hoje poderá não existir corrupção, mas existem favoritismos e temos uma nova maneira de fazer mal ao nosso futebol. O Porto, por exemplo, tem 50 jogadores no seu plantel, emprestando jogadores e treinadores a outras equipas, tentando dessa forma controlar o futebol português. Lembram-se do que disse de Beto, há uns meses atrás, após aquela palhaçada do jogo Leixões-Porto? Para onde ele iria? Pois. E alguém duvida que o próximo treinador do Porto, se chama Domingos Paciência? Continua a existir estes graves problemas que descredibilizam o nosso futebol. O que é certo é que todos os clubes que chegam ao titulo são os mais beneficiados. Sporting quando ganhou, foi levado ao colo, no ano de Jardel. Benfica, no ano de Trappatoni, teve vários jogos com arbitragens caseiras, Boavista foi escandaloso e Porto é sempre inaceitável. Contudo, curiosamente, nos anos de Mourinho e há dois anos com Jesualdo, parece-me que o Porto seria campeão de qualquer das maneiras. O Primeiro campeonato com Inácio também me pareceu justo e o ano do Benfica campeão, embora tenha sido um pouco beneficiado em alguns jogos, no global pareceu-me um justo vencedor. Mas mais do que erros de arbitragens, este clima de suspeição é mau para o futebol português. A profissionalização dos árbitros é um caminho, mais que não seja pela inerente responsabilização dos mesmos.

O caminho a trilhar é muito longo. Vamos ver as respostas que o nosso futebol saberá dar.

0 comentários: