Lisboa com Sentido

>> quinta-feira, 2 de julho de 2009

Estive presente na Apresentação de Candidatura do Dr. Santana Lopes. Centenas, talvez milhares, de pessoas para ouvir o próximo presidente da Câmara de Lisboa. Claríssimo na exposição, com obra feita para defender, uma visão de futuro, vários projectos para melhorar a cidade de Lisboa. Demonstrou pensamento e maturidade política. Esteve, mais uma vez, muito, muito bem.

Creio, que em Outubro, Lisboa pode voltar a ter sentido. A deixar de ser um estaleiro, parada no tempo, sem obras, com uma actuação política que tenta passar nos intervalos da chuva. Pode voltar a ter sentido. A ter obra.

10 comentários:

Diogo Agostinho 2 de julho de 2009 às 09:47  

Vai voltar a fazer sentido. Ontem apresentou-se o candidato que melhor conhece os reais problemas de Lisboa. Que não precisa de fazer fretes por concertos de Carreiras ou paradas.

Lisboa vai fazer todo o sentido! Lisboa merece!

Bruno Antunes 2 de julho de 2009 às 22:12  

Caro Tiago, creio ser prematura a forma como já se "atiram foguetes antes da festa", aliás, como refere o ditado, não se devem atirar. O Dr. António Costa terá tirado a Câmara do abismo financeiro em que se encontrava antes de este tomar posse. Quanto a obras, já vi que as não encontras mas elas estão lá. Era necessário acabar com os esgotos no Tejo e essas obras foram e estão a ser feitas. Porém a obra não tem que ser palpável, a forma como a Câmara respira um ar mais saudável no que à falta de dinheiro diz respeito é também obra feita. Ouvi o Dr. Santana Lopes afirmar que não queria grandes investimentos mas também o ouvi falar em fazer um túnel. A pergunta que se coloca é: Um túnel não é um grande investimento?

Posto isto, considero que está tudo em aberto na Câmara Municipal de Lisboa e que a gestão do Dr. António Costa não foi perfeita mas teve bastantes pontos positivos.
Acima de tudo espero que ganhe Lisboa.

Tiago Mendonça 2 de julho de 2009 às 23:02  

Bruno,

O Dr.António Costa esteve exactamente o mesmo tempo em funções (contando o tempo até ao final do seu mandato) que o Dr.Santana Lopes. E comparar a obra feita pelos dois é muito simples.

Quando se fala do mandato do Dr.António Costa, não se encontra qualquer obra feita, com excepção da que enunciaste. De facto "o rio não poderia esperar". Mas a forma como as obras foram feitas, provocando o caos na cidade de Lisboa foi absolutamente desastrosa. Mas tudo bem. 1 Obra. Se conseguires, diz me mais alguma.

Já o Dr.Santana Lopes, tem muita obra feita. O Tunel do Marquês, a requalificação na Rua de São Bento, o edificio para estudantes na Avenida das Forças Armadas, a recuperação do Parque de Monsanto, a Quinta dos Lilases e a Quinta das Conchas, o terminal em sete rios e o jardim no Arco do Cego, 7 piscinas municipais, o Rock In Rio em Lisboa, enfim, e tantas outras obras. Em obra, acho que estamos conversados. 10-0, ou, para fazer a vontade, 10-1.

Quanto às finanças, fico chocado com a persistência nesse ponto. O Dr.Santana Lopes herdou uma Câmara com enormes problemas financeiros. Aliás, os grandes problemas financeiros, tiveram a sua origem nos executivos socialistas anteriores a 2002. Se afirmares que o Dr.Santana Lopes não melhorou as contas públicas, em termos absolutos, talvez concorde, embora tivesse que analisar os documentos. Mas, conseguir fazer toda a obra que ele fez, estabilisando as contas públicas, não as agravando, parece-me meritório.

O Dr.António Costa, poderá ter deixado as contas um pouco melhor, embora não tenha solucionado o problema estrutural. Mas fez 0 de obra.

É um erro, e é faltar à verdade, embora acredite que não o fazes deliberadamente, afirmar que o Dr.Santana Lopes levou as contas públicas para a ruína e que o Dr.António Costa é o salvador das finanças lisboetas. Não é verdade. E o problema, na sua origem, está nos executivos socialistas.

E nem vou entrar no problema dos contentores. Nem tão pouco na vergonha que foi a coligação com o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda e nos alegados jantarinhos com Carmona.

Bruno Antunes 3 de julho de 2009 às 02:08  

Caro Tiago, vou tentar responder a todos os pontos por ti levantados mas antes de mais ambicionava saber o que tens a dizer acerca do que afirmei. Desde logo queria saber se não achas prematura essa reacção tão optimista sobre resultado das eleições e depois também queria aferir da tua posição acerca da questão do túnel ser ou não um grande investimento e se não notas aqui alguma incoerência.

Quanto à obra que referi, não é a única mas já lá chego. Antes de mais referiste que esta obra causou o caos no trânsito. Pudera…não havia de causar… Aliás esta obra devia ter sido feita na altura em que se construiu a estação do Metro do Terreiro do Paço. Não o foi, teve que ser por este ano.

Quanto à obra que já vi que prezas, cabe dizer algo. Desde logo, não se devem fazer obras se não há dinheiro para as fazer, isso é óbvio. Um primeiro objectivo deve ser estabilizar as contas para depois investir. Foi isso que o Dr. António Costa fez, apesar de não ter deixado de fazer obra, mas reforço, já lá chego. Tu próprio referiste “Se afirmares que o Dr.Santana Lopes não melhorou as contas públicas, em termos absolutos, talvez concorde…”. Pelos vistos o Dr. Santana Lopes preferiu optar pelo investimento em vez de melhorar as contas públicas.

Quanto a contas diga-se ainda que soube através de uma intervenção do Dr. António Costa a 23 de Junho deste ano (não tenho razões para duvidar do que disse), que havia uma dívida antiga da CML que dizia respeito à eliminação de barracas, que custou caro mas que teve os seus efeitos positivos e cuja divida tem sido amortizada ao longo dos tempos. Outra dívida é a comercial que quando o Dr. António Costa chegou à CML era de 360000000 e agora é de 150000000 de euros. Essa divida, segundo o autarca, teria um valor tão alto há dois anos devido ao facto de a CML não ter reduzido a despesa, passando das dívidas à banca para as dívidas aos fornecedores.

Falemos então de obra feita. Em tempo de “vacas magras” como te disse cabe fazer uma contenção de custos e não desbaratar. Ainda assim, o Dr. António Costa ainda fez obra. Para além daquela relativa aos esgotos no Tejo, a CML neste mandato reabriu o Parque de São Pedro de Alcântara; reabriu ainda piscinas no município; iniciou a reabilitação do Parque Mayer através da abertura de concurso público entretanto já atribuído; reabilitou diversos prédios; aumentou as faixas de BUS, criou um projecto-piloto de postos de abastecimento de carros eléctricos; criou novas escolas; entre outras obras.

Como podes ver ainda existe alguma obra. Estes dados foram fornecidos pelo actual Presidente da CML mas reforço que não tenho razões para não acreditar no que afirma, creio que não correria esse risco.

Não quero aqui pretender colocar-me no papel de advogado de defesa do actual Presidente da República mas possivelmente é importante explanar estes factos.

Bruno Antunes 3 de julho de 2009 às 02:10  
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Antunes 3 de julho de 2009 às 02:11  

No anterior comentário "in fine" escrevi "Presidente da República" mas obviamente queria escrever "Presidente da Câmara Municipal de Lisboa".

Obrigado.

Tiago Mendonça 3 de julho de 2009 às 06:12  

Bruno,

Acho que deverias procurar melhores fontes para sustentares a tua argumentação que as afirmações do próprio António Costa.

Sobra a obra feita, não me parece, que uma Câmara Municipal, crie, strictu sensu, qualquer escola. E não sei de nada relativo a Lisboa, nesse dominio.

Reabriu as piscinas municipais? Que quem construiu?

Parque Mayer?? Está tudo louco. De quem é o projecto do Parque Mayer? Será com Santana Lopes, que esse o Parque Mayer será reabilitado, sem qualquer custo, através das contrapartidas do Casino Lisboa e será entregue aos artistas.

Reabilitar prédios, todos os fazem.

Enfim, fica-te então pela grande obra que foi o "alargamento das faixas de BUS".

Bruno,

Convence-te que António Costa é daquele tipo de políticos que gosta de passar nos intervalos da chuva. Não sabe decidir. E por isso para não "fazer borrada" prefere não decidir.

Já Santana Lopes, pode ter muitos defeitos, mas como autarca, é do melhor que este país tem.

António Costa e Sá Fernandes a passearem-se e a fazerem campanha no concerto de Tony Carreira, foi das coisas mais baixas que já vi.

O PS, está perdido. E perdido em toda a linha.

Não se recompôs dos 26% das Europeias, da goleada que sofreu e do desaire que foi Vital.

Já ninguém fala de maioria absoluta de Sócrates, o que começam é a aparecer perguntas a Manuela Ferreira Leite do que ela fará se não tiver maioria absoluta.

Nas Autárquicas, o PS prepara-se para levar outro banho. E para mim terá a cereja em cima do bolo: Lisboa.

O PS está a pagar a factura da arrogância, da incapacidade para explicar as políticas, da falta de resultados e do aparelhismo consumista que o impede de formar novos quadros políticos. A ausência de soluções dentro do PS, é gritante. Quando comparamos este partido com o PSD, é abismal a diferença.

Bruno Antunes 3 de julho de 2009 às 18:05  

Caro Tiago, vejo que ou por esquecimento ou sabe-se lá porquê ainda não respondeste às minhas questões. Acredito que seja por esquecimento. Se puderes então desta vez responder, agradeço.

Quanto a fontes, dizes que devia procurar melhores. Dizes-me tu então que o Dr. António Costa não é fiável? É que creio que o autarca não correria esse risco sob pena do prejuízo da sua própria imagem. Ainda relativamente a fontes, como viste, enunciei a fonte a que recorri, espero que o faças relativamente às tuas.

As piscinas até podiam estar construídas, mas estavam abertas? É que fazer obra por fazer é puramente contraproducente.

O Parque Mayer pode ter sido em tempos iniciativa do Dr. Santana Lopes, mas estava parado, não estava? Era preciso um concurso público e foi feito. Este mês iniciar-se-á a reabilitação.

Noto alguma ironia da tua parte quanto ao facto de se terem alargado as faixas BUS. Eu não tenho por hábito utilizar o autocarro mas acho esta uma medida fundamental. Aliás, agora, ao que parece, há faixas BUS de Algés a Moscavide, sendo que esta freguesia dir-te-á algum respeito, creio. Porque Lisboa não pode ser só obras, andaimes e guindastes é necessário assegurar o conforto dos seus cidadãos e a dos que a cidade visitam.

Posso ainda acrescentar à obra palpável, à visível, à qual já vi que dás muitíssima importância, a recuperação de pavimentos e calçadas no valor de 6000000 de euros a decorrer este ano.

Quanto à alegada falta de decisão do autarca, não me parece que colha o argumento. Veja-se que o Dr. António Costa não hesitou muito nas obras dos esgotos no Tejo sabendo que iria causar enormes transtornos no trânsito. Aliás, para além disto, alertou os cidadãos e nos primeiros dias da obra esteve no terreno a fazer os possíveis por explicar às pessoas o que se iria ali fazer e quais os meios alternativos.

Vejo também que extrapolaste esta análise de Lisboa a todo o país. Se o PS está perdido ou não, não sei. Sei que estas últimas semanas correram-lhe muito mal. No entanto, sei também que o PSD não se tem afirmado como uma alternativa. Dizer-se que não se querem obras públicas mas antes apostar nas pequenas e médias empresas, convenhamos que não revela muito.

Tibério Dinis 4 de julho de 2009 às 00:08  

Tiago alguns apontamentos:

1º. Repara que na tua defesa falas apenas do mandato de Santana e esqueces o mandato de Carmona. Mas, para atacar vais buscar mandatos além de ACosta.

2º. Desafio-te a fazer um post sobre a candidatura do PSD à anos e a actual candidatura. Os problemas e diagnósticos são completamente diferentes, o PSD parece andar ao sabor do momento e de prometer apenas o que num dado momento interessa.

3º. Falas em obra física, obra da câmara o qeu ao bom estilo "santanista" é suficiente para criar uma onda. Desafio-te a comparar os tempos de pagamento a fornecedores, os tempos de aprovação de obras, etc. Coisas que não são físicas, mas que são mais garante de boa administração do que fazer uma obra.

4º. Nota, que a nível nacional o PSD de MFL tem tido duas frentes: cumprimento do prazo de dívidas do Estado e calma nas grandes obras. Um túnel em Lisboa é percentualmente tanto para a CML, como o TGV ou aeroporto. Mais, um TGV e um aeroporto têm muito mais vantagens do que um túnel. Há algo paradoxal, na política de "obra". Isto sem querer tomar posição sobre os ditos investimentos.

Cheguei a Lisboa em 2005 e digo-te os espaços públicos e jardins estão hoje bem melhor, se não acreditares posso perder algum tempo e envio-te fotografias para comparares. Mas mesmo assim, desculpem, mas os espaços públicos e jardins de Lisboa comparando com os da Ilha Terceira e dos Açores em geral, são uma tristeza...

Haja Saúde

Tiago Mendonça 6 de julho de 2009 às 03:35  

Pedindo desculpa pelo atraso nas respostas,

Bruno,

Já muito debatemos sobre o assunto. E evidenciando elevação no debate. Parabéns por isso.

Julgo que podemos atentar em alguns factos que não me parecem ser controvertidos. Qual fase dos articulados, eu diria:

1º - Os problemas financeiros na CML tiveram o seu inicio nos mandatos socialistas anteriores a Santana Lopes.

2º - Nem o Dr.Santana Lopes, nem o Dr.António Costa, conseguiram sanear as contas da CML, mas admite-se que hoje estejam um pouco melhor do que após o mandato Carmona Rodrigues.

3º - O Dr.Santana Lopes, com o mesmo tempo de mandato, fez muito mais obra que o Dr.António Costa.

Parece-me que estes três factos são objectivos.

Tibério,

Ainda hoje falava com um morador em Lisboa que me afirmou que a vida em Lisboa piorou imenso. Ruas fechadas, trânsito caótico.

Mas enfim, os lisboetas lá saberão escolher.

Para mim, só faz sentido, Lisboa presidida pelo Dr.Santana Lopes.