Debate Capital

>> terça-feira, 28 de julho de 2009

Hoje é dia de debate entre António Costa e Pedro Santana Lopes. Julgo que em debate, naturalmente, Pedro Santana Lopes se deverá sobrepor ao seu adversário nesta corrida eleitoral. António Costa, não tem obra, e por isso não pode falar da mesma. Não fez nada. Absolutamente nada. Tenta portanto falar das contas da Câmara Municipal. Ora em termos orçamentais, também já percebemos que o aumento ou o recuo do passivo não depende exclusivamente de quem dirige a Câmara Municipal, nesse caso, com o passivo a aumentar 50% no mandato de António Costa, estaríamos a dizer que António Costa teria sido um caos para Lisboa.

Quanto às questões financeiras, tenho para mim, que António Costa não foi pior que Santana. Mas, também não foi melhor. Ambos herdaram encargos complicados que se repercutiram nos seus orçamentos. Nem Santana, nem Costa foram melhores, neste capitulo.

Outro ponto que Costa, poderia pegar, era numa alegada falta de estabilidade na Assembleia Municipal. Ora também não o poderá fazer, porque também Santana Lopes não teve essa maioria.

Dito isto, o que nos resta, e o que é de longe o mais importante, é a obra feita e o projecto para o futuro. Santana Lopes, tem muita obra feita. Nesse ponto dá 10-0 a António Costa, poupando os leitores de referir, porque já aqui o fiz, as inúmeras obras de Santana Lopes. Poderia referir as de António Costa, deixando um espaço em branco. António Costa, que procurava centrar a sua candidatura na extrema esquerda, com os convites a José Sá Fernandes, Helena Roseta, PCP e BE, no que respeita a contas não as melhorou. Em limite, manteve. E não fez obra.

Quanto ao futuro, seria importante verem o discurso de Santana Lopes. Falou do túnel, talvez 5% do tempo. Não mais. E refira-se, não passou os restantes 95% a dizer mal de António Costa. Mas o túnel faz mesmo falta. A avenida da República é caótica, e não podemos sacrificar quem menos pode, com velocidades médias de 12 km/h dos autocarros. Os carros devem utilizar, em grande parte, o túnel, deixando a superfície para os transportes públicos circularem com grande rapidez. Aliás, o ponto óptimo seria aquele onde seria mais rápido ir de transportes públicos. Julgo que todos queremos menos carros na cidade e maior utilização dos transportes públicos.

Aguardo com expectativa pelo debate hoje, quando a imagem de competência e de rigor, que Costa se arrogou como sua patente exclusiva, começa a cair. Estou também ansioso para ver que moderação vamos ter. Mesmo!

1 comentários:

Armando Filhote 29 de julho de 2009 às 17:27  

Tivemos uma moderação que permitiu que António Costa poluísse a discussão com um discurso em loop durante 20 minutos! E depois, quando o gás acabou, foi a humilhação perante Santana Lopes