Cocktail

>> sexta-feira, 31 de julho de 2009




Há dias assim, um cocktail de emoções. Uma pequena discussão ou crispação é o suficiente para tudo desabar. Por vezes, momentos, onde é mais difícil aguentar a pressão tornam-se num martírio desesperante. Em vésperas de umas férias, merecidas ou não, mas que se esperam revigorantes física e psicologicamente, este cocktail de emoções.

A coisa que mais gosto de fazer na vida é de conversar. E falo muito de uma realidade onde julgo ser relativamente bom: Gestão de timmings. Julgo que tudo na vida, tem o seu timming, e o mais importante é percebe-lo e agir da melhor forma nesse curto espaço de tempo. Ainda no outro dia vos falei sobre isso.

Por vezes é uma questão de segundos. Ainda hoje, me apareceu um gato pela frente, e tinha um carro do outro lado da estrada, em fracções de segundo tive de raciocinar. Se travasse bateria no gato, atropelando-o. Se virasse para o outro lado, poderia bater no outro carro. Em fracções de segundo tive que decidir. Bons reflexos, conhecimento do carro e sobretudo a mão de Deus, permitiram que em duas guinadas, deixasse a roda traseira a dois dedos do gato e a dianteira a dois dedos do carro. Um milésimo de segundo mais tarde, e batia num dos dois.

Isto é um exemplo extremo. Mas na vida, muitas vezes temos que tomar este tipo de decisões. E para isso importa já ter antecipado cenários. Mas depois da decisão tomada o que há a fazer? Para mim, importa perceber as causas da nossa acção, na perspectiva de entendermos donde viemos e porque é que fizemos determinada coisa. Apenas com isso perfeitamente lúcido para nós, poderemos passar à segunda parte, que é a parte das consequências.

Exemplificando, com o que vos falei do Conselho Distrital. Em segundos tive que perceber muito bem as causas que levaram àquilo, para perceber a motivação. E em segundos também tive que perceber que consequências iria dar àquele discurso. Em pouco tempo.

Mas às vezes as pessoas tem mais tempo. Têm meses. E continuam sem estar preocupadas em perceber a causa, e quando se percebem, resignam-se a admitirem que não são lá muito pessoas. E quanto a consequências, os outros que as paguem. E depois, com grande lata, alegam que já passou muito tempo. Enfim…virar de página, mesmo!

Enfim, e neste cocktail de irritação falamos mal com as pessoas que mais gostamos. Foi o que fiz hoje, e já enviei mensagem a pedir desculpa. E irritamo-nos, com questões de menor importância, como uma ficha ou discussões de se vai em 17º ou em 18º, que não interessam quando comparadas a coisas tão importantes. E, por pouco, deixávamos passar ao lado alguém que gosta de nós e que luta, verdadeiramente.

No final deste cocktail o que sobrou. Umas fichas assinadas. Uma SMS a dizer que está tudo bem. Uma pessoa que mostra arrependimento zero. E uma carta. Uma bela carta, que não é escrita em português nem em japonês. Uma carta escrita com o idioma da amizade e da admiração. E é isso que fica. E tem que ficar. Para o passado...

1 comentários:

OrangeGirl 31 de julho de 2009 às 17:04  

dia complicado está visto..
nem sempre nos corre da melhor forma mas é assim.. há dias melhores e dias piores.. decisões a tomar que por vezes gostavamos que tomassem por nós.. questões de sorte e reciocinio como no caso do gato.
por vezes as pessoas tomam o caminho mais fácil.

outra pessoa na mesma situação talvez tivesse pensado 'o carro ou o gato? o carro claro, não me arrisco a riscar o meu carro. gatos há muitos' mas reflectiu.. uma decisão rápida e eficaz.. a prova de que quando se quer há uma resolução favorável para todas as partes e todos saem satisfeitos.

tive uma situação razoavelmente comparavél com essa a uns dias e acabei por ter que tomar uma decisão rápida que iria por em causa terceiros. questões profissionais.. em segundos tive que decidir 'ou falas e sobes de cargo ou falas e 2 ou 3 pessoas vão embora' ..claro que subir de cargo é otimo mas por mérito, não pla maneira mais fácil.. foi o que fiz.. hoje, mantenho-me na posição em que estava.

relativamente aos 2 ultimos paragrafos, quando a amizade é sincera e existe vontade de estar bem com os que mais gostamos e merecem a nossa atenção existe sempre um perdão por muito que as pessoas estejam de cabeça quente, falem mal ou nao tenham a melhor atitude.

o tempo tudo cura.. os momentos maus fortalecem relações e elevam os momentos bons..

melhores dias virão.. acredite..