Parabéns Porto!

>> domingo, 10 de maio de 2009

19 comentários:

Nuno da Costa Ferro 10 de maio de 2009 às 22:46  

Oh Tiago!

A azia é tramada... Achar que o Porto só ganhou este campeonato porque foi ajudado é, no mínimo, ridículo.

O Porto não ganhou pelas arbitragens, ganhou pela estrutura que tem montada. Se quiserem falar em sistema falem no sistema organizacional do FCP, é esse que dá vitórias, foi esse que levou o Porto às conquistas dos últimos tempos e isso é notório pelas prestações europeias do FCP.

Por último quero apenas deixar o meu repúdio pelas alusões que alguns adeptos do FCP fazem ao Benfica ou outros clubes. Sou adepto do clube, não sou, de forma alguma, adepto desses mentecaptos que são mais anti do que pró.

Tiago A. G. Fonseca 10 de maio de 2009 às 23:12  

Boas noites.

Nuno, falar do sistema sem falar do"sistema FPC" é impossível, pois é exactamente essa a definição que lhe deu o nome.

É impossível que não se veja, e basta ver o excelente texto escrito pelo Pedro Mendonça há 2 semanas sobre o Porto - Setúbal, para que se perceba o dito sistema.

Tudo mexe. Claro que, e admito, o Porto tem a melhor equipa, mas não são apenas os jogadores do FCP que ganham os jogos. De resto, não me importo muito. Vem a ser hábito e tudo tem o seu grau de familiaridade e eu, aos 22 anos, infelizmente já me habituei a isto!

Daí ir vendo o futebol inglês, espanhol, italiano... por aí fora! :)

Cumprimentos

Tibério Dinis 10 de maio de 2009 às 23:19  

Tiago só a azia de um doente não percebe que o Porto é um justo vencedor, o Benfica foi dos 3 grandes a pior equipa. O Benfica o que ganhou esta época é que ganhou roubado. Se a arbitragem deu algum título em Portugal deu ao Benfica!!!

Tiago, os benfistas não estão contentes com a equipa nem com o treinador. Não fizeram nada esta época, na europa fizeram o quê? Empatar com o Trofense a 3 jornadas do fim é para uma equipa que aspira a algo????

Pá deixa-te de merdas, o Porto foi a melhor equipa e já agora de onde veio este grafio? De algum benfiquista mal com a vida? Querem fazer este SLB campeão que está mais perto do 4 do que do 2º?

Dorme bem, abraço

Tiago Mendonça 10 de maio de 2009 às 23:20  

Nuno,

Eu não acho que o Porto só ganhou o campeonato por ser ajudado. Mas como está implicito no teu comentário e como resulta dos dados objectivos apresentados neste quadro (retirado do blogue Vedeta da Bola) o Porto, foi a equipa mais beneficiada.

O Benfica teve muito "azar" nas arbitragens. E teve uma escandalosa, contra a Académica. O Porto ganha porque é ajudado pelos arbitros.

Mas ganha também porque é a equipa da Europa que tem mais jogadores emprestados, e que permite escândalos como os de Setubal. Coisas estranhas como as de Leixões. E lesões aparentes como as com o Amadora. Poucas são as equipas que não se renderam ao dominio do Dragão.

Mas também tem uma boa equipa, um bom treinador, um fantástico corpo de olheiros, e uma mistica muito interessante.

Acho que dos três grandes a equipa que jogou pior futebol, foi o Benfica. De longe. A que apresentou melhor futebol, foi o Sporting.

O Sporting que tinha tudo para ser um clube modelo, não fosse, a subserviência que este ano demonstrou ao Futebol Clube do Porto. E alguma massa adepta, que insiste em continuar a guerrilha com o Benfica, quando já se percebeu que o "inimigo" a abater é o Porto.

Nada desculpa, para concluir, a péssima época do Benfica. Em especial, e a mim o que mais me choca, a prestação nas competições Europeias. Fui surreal. Também com Koeman fizemos um campeonato mais fraco, mas fomos fantásticos nas competições europeias. Com Fernando Santos, bem nas duas competições. Trappa, campeões. Não podemos é ter um ano onde jogamos mal e estamos mal em todas as frentes, exceptuando a Taça da Liga.

Ainda para mais, tendo investido tanto e contando com tantos talentos. Temos de aprender com o Sporting e investir mais na formação. De aprender com o Porto, contratando um técnico português que fique vários anos a liderar o plantel.

Tiago Mendonça 10 de maio de 2009 às 23:21  

Tibério,

Só agora vi o teu comentário. Acho que te excedeste um bocadinho. Vai lá festejar o campeonato e amanhã falamos.

Tibério Dinis 10 de maio de 2009 às 23:26  

Oh Tiago Fonseca, viste as substituições do Setubal na última jornada???
Viste o Setubal nos últimos 6 jogos ou tás a falar por falar?
Queres que também comete as substituiçôes e colocaçoes do grande treinador que é o Quinque, ou das escolhas do excelente director desportivo que é o Rui Costa, que coloca o melhor central a defesan esquerdo, o melhor trinco no banco, e o melhor estremo no banco??

Pá, falem à vontade, ficaram a ver navios. E a hazia é na última época terem ficado a 24 pontos, nesta época terem ficado em 3º, não serem nada na EUROPA, VEREM O PRESTIGIO NA LAMA.

Que Benfica é este??? Os adversários do Porto estão além fronteiras. Falar de arbitragem para o clube que a unica coisa que ganhou foi notorimente roubada é demagogico, desculpem-me mas chega a ser doentio.

Haja Saúde e veja se dorme bem

Tiago Mendonça 10 de maio de 2009 às 23:32  

Os comentários já estão a tocar as raias do inaceitável. Apela-se à contenção.

Mais uma vez, sobre a Taça da Liga, existiu um erro, que dá uma grande penalidade, que o Benfica consegue transformar, conseguindo o empate, e ganhando nos penalties. Não foi sequer directo. E como a maioria dos analistas afirmam, durante os 90 minutos, duas a três expulsões foram perdoadas ao SCP.

Já, no campeonato, foram roubados ao Benfica 15 pontos e adicionados 3 pontos. 12, portanto. Mas isso, como disse não desculpa tudo. O Benfica fez uma época miserável.

Mas deixa lá a Taça da Liga e o Benfica. Fala lá do Porto. Foste campeão. É altura de falar do Porto.

Tibério Dinis 10 de maio de 2009 às 23:38  

Tiago excedi-me??? Pá desculpa.

O Porto não teve um único golo mal anulado neste campeonato, deves estra a gozar comigo! A equipa que mais jogou no ataque e na grande área dos adversários quantos penaltys teve???

Falam do campeonato, para fazer barulho. Vá fala da Europa e da grande campanha do Benfica na Uefa. São os maiores não é?

Pá, vou beber o champanhe

Abraço

Tiago Mendonça 10 de maio de 2009 às 23:42  

Vamos fazer um jogo, Tibério.

Vais tentar comentar sem mencionar a palavra Benfica. Vais ver que consegues.

Bom champanhe. Normalmente é assim que o Porto ganha campeonatos. Numa mesa a oferecer champanhes. Desculpa. A beber champanhe.

Tiago A. G. Fonseca 10 de maio de 2009 às 23:46  

Com todo o respeito, caro Tibério, falar por falar parece essa conversa, onde se argumenta desmentindo o que foi dito, sem acrescentar nada ao discurso em prole do que se acredita e do que é a verdade.

Estás a confundir coisas. Nada tem a ver as opções dos técnicos do Benfica com as substituições suspeitas por partes dos clubes que defrontam o Porto.

Se queres falar dos técnicos do Benfica, posso dizer-te que para mim, apenas o Quique está ali mal, mostrando que não percebe muito dos jogadores que tem nem dos jogos que está a disputar, mas, mais uma vez, é extrapolar ao tema deste post e desta conversa que visa congratular o Porto por mais um titulo, o 14º em 20 anos, mostrando uma tabela que se conclui vergonhosa. Esta tabela existe para todos os anos e era um exercício bonito, ver essas tabelas e perceber realmente do que falamos aqui! :)

Mais uma vez, congratulo o Porto. Um dia o Benfica e o Sporting terão as mesmas oportunidades, e ai sim, se verá como é o futebol em Portugal, que não existe já há algum tempo.

Cumprimentos :)

Ana 10 de maio de 2009 às 23:52  

Pá, pronto... Já me farta ver o Porto campeão todos os anos. É que já nem aquece nem arrefece o país.

Se um dos dois outros grandes tivesse sido campeão, o país inteiro estaria neste momento a mobilizar-se para uns festejos, ainda que antecipados, mas veríamos essa manifestação. Com o Porto, pá... Com o Porto é lá no cimo e pronto.

Falando no Porto ser campeão... Acho que o Porto tem a equipa mais consistente, mais sólida e têm uma mentalidade vencedora, coisa que acho importante ter-se nas alturas mais decisivas. No entanto, nada me tira da cabeça que o Porto ganha campeonatos porque é constantemente beneficiado... E à cara podre. Penalties marcados nos ultimos minutos, jogadores emprestados a clubes adversários não jogarem... Pá, isto não engana ninguém.

Agora, não vou dizer que não merecessem ganhar o campeonato... Mas digo que se não fossem essas "pequenas" trafulhices, talvez a tabela classificativa estivesse bem diferente do que o que está.

Tibério Dinis 11 de maio de 2009 às 12:21  

Tiago a necessidade não é falar do Benfica, é tu que falas do Porto. Mais uma vez, nem conseguem aguentar o barco até à última jornada.

Ah, a Taça da Liga foi uma "ajuda indirecto", muito bem, e como é que chegas-te â final da Taça da Liga?

Quanto ao quadro, falta saber quem é o autor. Mas, a quem viu os jogos desta época é óbvio um ponto, não houve nenhum golo mal anulado ao Porto??? Grande objectividade! Não devem ter visto os mesmos jogos do Porto que eu pois não.

Destes quadros há aos pontapés, querem colocar uma equipa que não joga nada no topo por força, olhando apenas para o que interessa.

O Benfica perdeu o campeonato por causa de um mau director desportivo e por causa de um mau treinador. Apenas isto. Justifiquem também a vossa campanha nas competições europeias com um quadro.

Não há dúvidas que o Porto tem grande equipa e grandes jogadores para todas as posições. Tentem fazer uma equipa da Liga e vejam quem é que colocam.

Vejam p.e. a defesa do SLB contra o Trofense, é uma defesa que quer ganhar alguma coisa

Haja Saúde

Pedro 11 de maio de 2009 às 13:56  

Depois de ler estes comentários já me consegui rir um pouco.
Por momentos pensei que os incidentes na Bela Vista, Setúbal, não passavam de um pesadelo, que a Gripe A afinal é apenas uma constipação, que a nova lei de financiamento dos partidos é um novo sketch do Gato Fedorento...

A minha análise, bem resumida:

FC Porto é um justo campeão, não só porque é a equipa mais equilibrada e competitiva, mas também porque usa todas as armas para chegar ao topo. Não ando a medir erros, porque não é aí que se ganham ou perdem campeonatos.
O FCP tem a melhor estrutura? Não duvido. Mas para os que, na altura da festa colocam duas palas em frente aos olhos, uma pequena reflexão:

Quantos jogadores fazem parte do plantel principal do FC Porto? 24? 25? 26? Se respondeu algum destes números está errado.

O grupo de trabalho do FC Porto tem mais de 40 jogadores, bem pagos, que são colocados nas posições que melhor servem os interesses do clube.

25 para ficarem no Porto, e os outros repartidos nos outros clubes nacionais. E não me venham dizer que isso não interfere na conquista do título. INTERFERE e muito.

Agora, o mérito está lá por utilizarem esta artimanha, a qual os mais directos rivais não são capazes de imitar.

Benfica e Sporting estão a anos luz do profissionalismo com que se trabalha no Dragão. Essa é a grande diferença. Dentro e fora do relvado...

Jorge Batista 12 de maio de 2009 às 00:03  

Finalmente um comentário à altura...

Espero pelo derby para dar a minha opinião ;)

Até lá contenham-se, bebam o champanhe ou façam gráficos, a realidade é a que temos e não podemos fugir dela. As suas causas... são obviamente discutíveis. Eu prefiro acreditar que nem tudo é manipulado.

Abraços.

Tiago Mendonça 12 de maio de 2009 às 00:21  

Jorge,

Eu também não acho que, contrariamente ao que sucedia nos anos 90, tudo é manipulado, no que às arbitragens diz respeito. No entanto, parece-me objectivo, que o clube que foi mais "feliz" este ano, no que aos erros de arbitragem diz respeito, foi o Futebol Clube do Porto. Dos 15 pontos retirados ao Benfica, por erros dos homens do apito, apenas 3, tenho a certeza que foram intencionais. Diante a Académica.

O que me choca, e julgo que aí reside, o novo sistema, é o facto do Porto minar os outros clubes. Proponho alteração das regras dos empréstimos. Ou acabar definitivamente com os mesmos, ou obrigar a que os mesmos sejam de duraçao não inferior a dois anos, ou por exemplo, impedir que seja o clube-pai a pagar os ordenados. Tudo ideias, mas penso que a melhor seria a de proibir empréstimos entre clubes da mesma divisão. Se existem excedentes e se quer colocar a rodar jogadores, existem campeonatos estrangeiros, ou a Liga Vitalis. Não pode comprar para emprestar e minar. Não é etico.

Depois, claro que o Porto tem a melhor estrutura. Tem o melhor corpo olheiro, tem um excelente treinador, uma belissima equipa e uma cultura de vitória incomparável em Portugal.

É um clube muito bem organizado.

E também, já o tinha dito, mas sublinho, o Benfica não está sequer nas 5 equipas que melhor futebol praticaram. Foi muito fraquinho. E mau demais no que à Europa diz respeito.

O Porto, in the end of the day, é obviamente um justo campeão. Mas os factores que resultam do quadro, são evidentes também.

Outra coisa, em qualquer lugar do mundo, os 6 pontos são retirados, não retroactivamente, mas com efeitos de futuro. Isto é, o Porto deveria ter começado o campeonato com menos 6 pontos e não terem sido retirados 6 em 24. Até porque, sem ingenuidade, sabemos que se o Porto não tivesse aquela folga de pontos no ano passado, não teriam sido retirados os pontos.

Enfim.

Pedro 12 de maio de 2009 às 13:56  

Só para acrescentar:

Jogadores emprestados pelo FC Porto:

Sp. Braga (3) - Luís Aguiar, Alan e Renteria. Resultados: Braga, 0-FC Porto, 2.

Leixões(1) - Diogo Valente. Porto, 2-Leixões, 3 e Leixões, 1-Porto, 4.

Académica (1) - Edson (+Domingos Paciência). Porto, 2-Académica 1 e Académica, 0-Porto, 3.

E. Amadora (2). Nuno André e Tengarrinha. Estrela, 2-Porto, 4 e Porto, 3-Estrela, 0.

Rio Ave (2). Edson e Candeias. Rio Ave, 0-Porto 0. (nenhum dos jogadores estava lá nesta altura) e Porto, 3-Rio Ave, 1.

V. Setúbal (3) - Bruno Gama, Bruno Moraes e Leandro Lima. Setúbal, 0-Porto, 3 e Porto, 2-Setúbal, 0.

Trofense (1) - Hélder Barbosa. Porto, 0-Trofense, 1.

NOTA: 14 jogadores colocados em equipas da I Divisão. Não me dou ao trabalho de fazer o levantamento na Liga de Honra.

NOTA2: Curiosidade: o FC Porto terminou a aliança com o V. Guimarães. Em que posição estão os vimaranenses? O FC Porto terminou a aliança com o Belenenses. Em que posição estão os azuis?

NOTA3: Continuo a dar mérito aos dragões na conquista do título. São os melhores...em tudo.

Tiago Mendonça 12 de maio de 2009 às 23:16  

Excelente comentário, Mano.

Perante esse levantamento, nada mais me apraz afirmar.

Anónimo 13 de maio de 2009 às 01:49  

Vocês são do mais faccioso que anda por aí.

Sp. Braga (3) - Luís Aguiar, Alan e Renteria. Resultados: Braga, 0-FC Porto, 2.

Luis Aguiar não é jogador do FCP, o Porto tinha o direito de opção sobre o jogador mas não o exerceu. O Braga, como clube atento que é, foi buscá-lo, se calhar a culpa é dos vossos dirigentes que preferem ir buscar aimar's e carlos martins e companhia. Alan não é jogador do Porto, foi para o Braga depois de cortadas as relações com o Guimarães e rescindiu com o FCP. Renteria de facto é jogador do FCP e passou mais de metade da época a ser criticado por não marcar golos.

Leixões(1) - Diogo Valente. Porto, 2-Leixões, 3 e Leixões, 1-Porto, 4.

Este jogador faz mal a alguém?! Por favor. Além disso o Leixões ganhou no Dragão e na altura só se falou de crise do Porto e etc, nessa altura não vou ouvi falar.

Académica (1) - Edson (+Domingos Paciência). Porto, 2-Académica 1 e Académica, 0-Porto, 3.

O Porto nunca aposta em treinadores jovens, excepção feita (e bem) a Mourinho. Não temos culpa que clubes como o Sporting metam logo um tal de Paulo Bento a treinar a sua equipa A. Edson é defesa central, tem tanta influência que até mete dó falar nisso.

E. Amadora (2). Nuno André e Tengarrinha. Estrela, 2-Porto, 4 e Porto, 3-Estrela, 0.

Nuno André está a seguir as pisadas de jogadores como Ricardo Carvalho e Bruno Alves, que no início da sua carreira também foram emprestados a clubes menores. Vocês falam muito de empréstimo ao estrangeiro ou para a 2ª liga, mas se o FCP quer os jogadores com rotinas de primeira divisão e de futebol português não faz qualquer sentido ceder esses jogadores a outras ligas e outras divisões.

Rio Ave (2). Edson e Candeias. Rio Ave, 0-Porto 0. (nenhum dos jogadores estava lá nesta altura) e Porto, 3-Rio Ave, 1.

O Porto ganhou ao Rio Ave em casa só por estes terem dois jogadores nossos, claro! Como se o Candeias nem tivesse sido o melhor em campo deles nem nada, tenham vergonha sff!

V. Setúbal (3) - Bruno Gama, Bruno Moraes e Leandro Lima. Setúbal, 0-Porto, 3 e Porto, 2-Setúbal, 0.

Bruno Moraes joga tanto como eu! Os outros dois, habituais titulares, fazem pela vida. Jogam tanto contra o Porto como contra as equipas que restam.

NOTA2: Curiosidade: o FC Porto terminou a aliança com o V. Guimarães. Em que posição estão os vimaranenses? O FC Porto terminou a aliança com o Belenenses. Em que posição estão os azuis?

Vocês não devem ver o mesmo futebol que eu de certeza. Jogo após jogo são os próprios treinadores desta equipas que afirmam que estão bem piores que nas épocas anteriores e vocês falam de alianças com o FCP. É verdade que com o Guimarães houve um ruptura total de relações pelo episódio da champions mas acham que isso tem algo a ver? Em relação ao Belenenses nem vale a pena falar, é má exibição suguida de má exibição.

É uma estratégia do FCP, claro que é, mas não se trata de manipulação do campeonato. Não é em vão que dizem que o FCP normalmente não aposta nas suas escolas, excepção feita com os defesas centrais.

Já o Sporting em vez de emprestar os jogadores tenta integrar os mesmos no plantel principal. Os resultados estão à vista, vários segundos lugares consecutivos, mas falta-lhes sempre o estofo para ir mais longe.

O Benfica... nem sei o que dizer, época após época o que interessa é contratar, bem ou mal, isso pouco importa. Jogadores oriundos das camadas jovens(!?) são muito raros, só me lembro do Miguel Vitor mesmo e do João Pereira que se calhar também é pago pelo Porto para jogar o que joga.
Eu não vos queria "insultar" mas por favor abram os olhos, o Benfica neste momento não tem nada, nada!

Quanto à segunda liga também tem muita piada, se calhar o Olhanense só vai subir porque o Jorge Costa é o treinador e o Porto anda a manipular aquilo tudo..

Haja paciência para ler as coisas que vocês escrevem. Maior cego que os cegos é aquele que tem olhos para ver e não o faz.

Abraço

Tiago Mendonça 13 de maio de 2009 às 12:50  

Caro Anónimo,

Mais uma vez apelo à identificação de quem por aqui escreve. Por uma questão de frontalidade. Jogar o mesmo jogo.

Sobre a paciência para ler tais post's, louvo a sua. Afinal o comentário era grandito.

Boa continuação de comentários. Mas assinados, por favor.