Música, Enfermagem, Educação Sexual e Folhetim

>> quarta-feira, 13 de maio de 2009

Na Música, salienta-se o regresso de Amy Winehouse, aos palcos, e ao que parece, o regresso não foi o mais auspicioso. A cantora mostrou-se extraordinariamente embriagada, desequilibrando-se e esquecendo as letras diversas vezes. Uma pena, que uma voz fantástica como esta não seja ouvida pelos bons motivos. Pior, a sua desgraça é completamente explorada e é isso que dá milhões às editoras e afins.

O Sensation White, pelo que ouvi, não foi grande música. Bom na decoração, menos bom no line-up. Será que se as pessoas soubessem que iria ser transmitido na íntegra na SIC Radical pagariam os 65 euros? Melhor, como já disse, o alinhamento do Marés Vivas, que no que ao cartaz diz respeito, apresenta o melhor de todos os festivais, encostando ao próprio Rock in Rio.

Começam agora os arraiais e festas académicas. Quim Barreiros está em todas. É impressionante. Também não percebo como é que as pessoas vibram com a personagem. E Gentleman, que em tempos foi apontado como o futuro Jack Johnson, fazendo delirar os corações (e não só) das fans portuguesas, está confinado à obscuridade de algumas festinhas académicas. Previsível.

E fala-se em acampamentos e festas académicas e salienta-se o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem. Se não soubesse que era verdade, não acreditava. Em pleno Maio, vésperas do mês de Junho, mês de exames por Excelência, existem estudantes que ao invés de hibernarem, podem ter uma semana, descontraída, sem pensarem em nada. Investiguei e eis que descobri que os estudantes daquele curso não têm exames finais, a partir do segundo ano. Será mau?

Não necessariamente. Não fazia muito sentido, num curso, tão prático, ocupar-se os estudantes com teorias que em nada relevam para o desempenho da profissão. Bem, é conferido ao curso, uma dimensão prática importante. Não obstante disso, talvez fosse apologista de uma maior aproximação à realidade. Tendo estágios aos fins-de-semana, fazendo todos os turnos, tendo muito menos férias. Ou seja, é se profissional, é se profissional. Não se pode ter o melhor dos dois mundos. Também não acharia descabido uma cadeira de história e uma cadeira de cultura, para conferir alguma dimensão cognitiva a pessoas. É que não se podem só formar profissionais. Devem-se formar pessoas.

Neste contexto, introduzida, ainda que timidamente a Educação Sexual e a Distribuição Gratuita de Preservativos nas Escolas. Bem. Mas é pouco.

O folhetim sobre o Benfica é recorrente. O mesmo enjoo de sempre. Não se faz isto com mais nenhum clube. Quem será o treinador, dezenas de nomes apontados. Pelo que sei, será mesmo Jesus. Tenho uma objecção de consciência após as declarações depois do jogo do Benfica, comparativamente, às proferidas após o jogo com o Futebol Clube do Porto. Se for mesmo ele, quero ouvir a conferência de imprensa. Gosto de Fernando Santos, Manuel Machado, Peseiro, Humberto Coelho. Em Portugal. Scolari, não era mau. Pelo contrário. Jogadores, li uma entrevista ao Jardel, a dizer que se viesse jogar para o Benfica, seriamos campeões. Não custa tentar. Pior que o Makukula é difícil. Quaresma? Veremos. Mas não me parece.

0 comentários: