Em bom futebolês, por Pedro Mendonça

>> sexta-feira, 15 de maio de 2009

Os sete pecados mortais, versão de Quique Flores

1. Quique Flores chegou ao Benfica e pensou que uma boa imagem e boa comunicação seriam suficientes para cativar a massa adepta encarnada. Não teve problemas em assumir que não conhecia muito bem o futebol português, mas que com tempo iria adaptar-se... chegámos ao fim da época e o espanhol ainda não percebeu o futebol português nem a dimensão do clube que orienta... e não esquecer que prescindiu de Chalana e Diamantino.

2. O espanhol dispensou o melhor lateral esquerdo a actuar em Portugal – Léo. Primeiro disse que era a altura, depois a forma de jogar, mais tarde a capacidade física, depois que o defesa não estava com a cabeça no Benfica e agora diz que tem dados sobre Léo, mas que não os ia revelar. Tem ou não tem? Se sim, porque não revela?... E com isto queimou David Luiz na esquerda, já para não falar de Jorge Ribeiro, claro erro de casting.

3. Quique Flores chegou e quis impor o 4x4x2. 4 defesas, 4 médios, em que dois eram defensivos, e dois deviam ser extremos. Porém, o espanhol não percebeu que o Benfica tem de jogar para ganhar e que, por isso, só podia utilizar um médio defensivo, e outro mais ofensivo e que os jogadores das alas teriam de voar. Nem uma coisa nem outra... Uma equipa sem chama e sem criatividade foi o que o Benfica apresentou esta época. Além disso, Quique nunca teve um plano B quando era necessária outra solução.

4. Aimar chegou rotulado de craque. Um mágico argentino a altura de Rui Costa. Seria assim se não estivesse tanto tempo lesionado. Disso o argentino não tem culpa. O problema é que, quando estava bem, Quique teimava em colocá-lo na esquerda. Aimar é um criativo e não um extremo. É inteligente, mas não rápido. É fácil perceber que as suas características são de dez e não de extremo. Um erro crasso que custou muitos pontos aos encarnados.

5. Suazo era a primeira opção para Quique. Tudo bem. Sem discussão. Até certo ponto, o hondurenho era mesmo o melhor avançado. Mas desprezar Cardozo e Nuno Gomes? Porquê? Um treinador que gosta tanto de mudanças também não as deveria ter feito no ataque? Suazo é bom, mas não é excelente. E agora, no final da época, Quique descobriu que com Cardozo tudo seria mais fácil. O paraguaio é o único que no plantel tem instinto pelo golo.

6. Primeiro Quim, depois Moretto, depois Moreira e volta a Quim. Três mexidas na baliza, sector onde, dizem os livros, não se deve alterar. Quique mudou, não dando segunda oportunidade. Guarda-redes que errava, guarda-redes que saia. Resultado: nenhum guarda-redes esteve com a confiança no auge, já que, sabia que o menor erro seria caso para exclusão. Percebem porque razão o Benfica sofre tantos golos?

7. Quique Flores deveria ter abandonado o clube quando percebeu que não conseguia tirar o máximo das capacidades do plantel – o mais caro de sempre do Benfica. Deveria ter percebido que estava a mais e dado lugar a outro. Deveria ter percebido que não tem mão para uma equipa com tantos sócios, tantos adeptos e a necessitar rapidamente de títulos. Irá sempre dizer que ganhou a Taça da Liga... e isso consola quem?

NOTA1: Quique Flores vai sair do Benfica e não vai pedir indemnização. A melhor atitude desde que chegou à Luz.

NOTA2: Jorge Jesus deverá ser o próximo treinador dos encarnados. Aprovo a escolha. Do melhor que Portugal tem.

NOTA3: O FC Porto e a Académica têm estado reunidos para decidir...quem vai ser o próximo treinador da Briosa. Está controlado!

7 comentários:

Tiago Mendonça 16 de maio de 2009 às 00:53  

Já se estragou o esquema.

O Domingos ia para o Braga e lançava-se um outro nome para o Académica. Jorge Costa?

Isto já não dá para dizer mais nada. Enfim.

Sobre Quique e o Benfica guardo-me para um post daqui a uns dias.

António Lopes da Costa 16 de maio de 2009 às 12:40  

Na minha opinião, o Jorge Jesus não irá voltar a colocar o Benfica na rota do sucesso. Porque vai voltar ao 4-4-2 losângo, perdendo um Ruben Amorim que é mais eficaz quando joga acompanhado no centro do meio campo. E Katso está de saída. Quanto à defesa, mesmo com os laterais, dificilmente vai alterar grande coisa e os avançados vão ser os mesmos.
Assim sendo, o Benfica, ao escolher Jesus, comete um erro. Volta ao zero outra vez e todos vão pensar que o Benfica vai ser campeão, no princípio da época e, quanto muito, até ao Natal. Como tem acontecido.
Em 2010/2011, os benfiquistas voltarão a pôr em causa o trabalho de Vieira e o que este fará vai ser mudar...de treinador.
Estratégia errada. Mas o Benfica e os benfiquistas não aprendem com os erros. Estragam treinadores e jogadores, sempre sem resultados.

Para o ano, como nos últimas quatro temporadas, o Benfica voltará a jogar no campeonato do Braga, Vitória e Nacional.

O campeonato do Sporting é com o Porto. E, por isso, continuo preocupado, sem ver como poderemos, tanto tempo depois, levar a melhor num duelo que é cada vez mais, só, a dois.

Um abraço

Tiago Mendonça 16 de maio de 2009 às 13:57  

Também não acho que Jesus venha fazer qualquer milagre. Português, preferia, Peseiro, Fernando Santos, Humberto Coelho ou Manuel Machado. Pegando no exemplo deste último, pegou no Moreirense na II Divisão B e colocou-os na primeira liga. Fez bons trabalhos nos clubes por onde passou, e fez uma época estrondosa no Nacional, feito com tostões. Jesus, no Belenenses fez uma excelente época, mas no Braga, para além da excelente prestação europeia, não supreendeu no campeonato. Com a melhor equipa das últimas décadas poderá ficar no quinto lugar. Para além disso, criticou duramente a arbitragem quando foi prejudicado ante o Benfica e o Sporting, não o fazendo quando foi ainda mais prejudicado ante o Porto, o que mostra uma subserviência, que me deixa indignado. De todo o modo, se vier, será o meu treinador.

Quanto à questão do Sporting, discordo. Este ano, o Benfica ganhou um titulo e um Sporting não. Entre Benfica e Sporting, foi o Benfica a última equipa a ganhar o campeonato. A última grande campanha europeia foi protagonizada pelo Benfica e não pelo Sporting. Não creio que a luta seja a dois, ou que possamos sequer admitir que o Sporting descolou do Benfica. Nada disso.

António Lopes da Costa 16 de maio de 2009 às 18:19  

O Sporting ganhou a Supertaça. E ganhou sem espinhas, no Algarve, no princípio da época. Poderia, e deveria, ter ganho o único troféu que o Benfica venceu. Chegou a uma final europeia nos últimos anos e foi vencendo algumas taças e supertaças.
Mais. Nos últimos 4 anos, o Benfica nunca ficou à frente do Sporting. E este ano está aflito para ver se segura o terceiro lugar, que lhe escapou na época passada. Sinceramente, não acredito que para o ano consiga subir acima do terceiro lugar. E isso demonstra, pelo menos uma tendência. Que não poderia ser mais clara.

Tiago Mendonça 16 de maio de 2009 às 19:29  

António,

Lapso meu (grande) o esquecimento da SuperTaça. Mas também devo ser sincero: Para mim conta mais um troféu onde se jogam vários jogos, várias eliminatórias, como acontece com a Taça da Liga, relativamente à Supertaça, apenas um jogo. A Taça da Liga, acaba por ser um misto de aleatório e de regular.

Quanto à final em si, é como já afirmei. O Benfica foi objectivamente prejudicado em vários jogos este ano. 2 pontos com o Nacional, 2 pontos com o Porto, 2 pontos com a Naval, 2 pontos com o Trofense, 2 pontos com o Belenenses, 3 pontos com a Academica, 2 pontos novamente com o Nacional. 15 pontos. Desconto três, somados indevidamente com o Braga. Dá 12 pontos. Retirando apenas 1 ponto ao Porto, somado indevidamente com o Benfica, estaria o Benfica em igualdade pontual com o Porto. Melhor no confronto directo e por isso próximo de se sagrar campeão nacional.

Mas atribuo todos esses erros a infelicidade. Apenas no jogo com a Académica foi descarado.

Acho que apenas má fé poderá levar a que alguém afirme que Lucilio, após ter perdoado expulsões a Moutinho, Polga, Derlei e Pedro Silva (por falta sobre David Luiz, que motivou alguns protestos por alegado penalty) fez de propósito para ajuizar mal aquele lançe. Já se provou, com recurso a imagens virtuais, que era impossível Lucilio ajuizar de outra forma. Mais, sem todas aquelas repetições, benfiquistas e sportinguistas exclamaram que era grande penalidade. Um erro. Que deve ser entendido e perdoado da mesma forma que eu faço em relação a 12 dos 15 pontos espoliados ao Benfica.

Mais, esse erro, coloca o jogo empatado, com mais 15 minutos de jogo e um desempate na lotaria dos penalties pela frente.

Diferentemente, do que aconteceu, no jogo com o Nacional onde o golo anulado por alegada mão de Miguel Vitor é assinalado aos 93 minutos. E igual, ao golo do empate do Trofense, claro off-side, ao penalty mal assinalado sobre Lisandro que dá o empate ao Porto.

No ano da caminhada europeia do Sporting, fantástica, sem dúvida, o Benfica foi campeão. Foi campeão há menos tempo que o Sporting.

E depois dessa caminhada, fizemos uma estrondosa competição, na Champions.

Apesar de tudo, considero que, neste momento, Benfica e Sporting estão equiparados. Mas atrás do Futebol Clube do Porto. Que para além da organização e domina o futebol português através de expedientes pouco claros.

António Lopes da Costa 17 de maio de 2009 às 11:56  

Bom dia Tiago,

O sentido que eu queria dar quando comentei era o facto de que o Benfica, com novo treinador, nova revolução no planel, etc., vai voltar ao zero. De novo.
Veja o exemplo de Ferguson. Pegou no Man Utd há décadas. Até aí o Man Utd não ganhava nada. E não começou a ganhar logo no início, mas depois de um trabalho, longo, duro e difícil. Hoje é uma das equipas que mais vezes ganha no Mundo.
Quanto ao Benfica-Sporting, que temos alimentado, parece-me evidente que o Porto continua acima, pelos campeonatos que ganha. E as sucessivas classificações finais demonstram uma tendência.
Enquanto sportinguista, sinto que o Benfica já não me tira o sonho como antes tirava. E isso, sinceramente, não é bom, porque eu sou adepto dos grandes jogos.
Pessoalmente, acho que o Benfica comete um erro. E não será pelo facto da escolha do treinador em causa, o Jorge Jesus, que até considero ser o melhor treinador português, neste momento, a treinar em Portugal.
Veja o exemplo de Jesualdo. Os resultados no Porto mostram que é um excelente treinador. Mas lembra-se em que lugar ficou o Benfica com Jesualdo como treinador? Claro que o que o Benfica fez foi mudar logo de treinador. Como acontecerá este ano.

Em relação à final da Taça da Liga, para encerrarmos definitivamente esta "discussão", gostava de lhe dizer que estive no Algarve e lembro-me muito bem dos comentários que fizemos na bancada AO LONGO do jogo, em que o árbitro, desde o primeiro minuto(!), não puniu devidamente vários jogadores do Benfica. Claro que depois optou por manter o critério (errado) em relação às faltas de jogadores do Sporting.
O Benfica ganhou. Por causa de um penalty que não existiu. Porque não foi mão. Porque não foi sequer dentro da área. O árbitro não viu, mas marcou. Apesar do fiscal ter dito que não era e de ser este que tinha o melhor ângulo de visão. Ah! A decisão foi confirmada pelo outro fiscal, que estava a 50 metros de distância.
O Sporting foi muito melhor que o Benfica nesse jogo. Mesmo muito melhor. Foi isso que senti na bancada. Daí nos sentirmos tão injustiçados por um erro inacreditável e defraudados, porque nós merecemos ganhar. E, se as regras fossem aplicas, quem ganhava era o Sporting.
Enfim. A única coisa que lamento é o facto de ver os benfiquistas dizerem que ganharam um troféu. O Sporting também ganhou. E o Porto provavelmente ganhará dois. Só que o Sporting e o Porto venceram com justiça e com mérito. O Benfica não. Ainda disseram que tinhamos mau perder e apareceram com a taça. Isso revela a verdadeira dimensão e os verdadeiros valores actuais dessa instituição. E isso é lamentável.

Um abraço amigo

Tiago Mendonça 17 de maio de 2009 às 13:02  

António,

Uma breve resposta, apenas quanto à justiça dos títulos. Quanto à Supertaça, não vi, e por isso não comento. Dou de barato, que o Sporting tenha sido um justo vencedor.

Quanto ao campeonato, se seguirmos a tua tese, de análise objectiva de erros que condicionaram o resultado (no caso da Taça da Liga, que provocaram um empate) teremos que considerar que o Benfica foi espoliado em 12 pontos (15-3). O porto, foi no minimo, e só falo do jogo com o Benfica beneficiado num ponto. Assim, neste momento, estaria o Benfica em primeiro lugar, prestes a sagrar-se campeão.

Ora, não me parece esse ser o critério. São erros que foram sendo cometidos. Parece-me que, o mais equilibrado é considerarmos, que no final do dia, quem ganha os troféus os mereçe. Senão fosse assim então teriamos de discutir a veracidade de quase todos os campeonatos.

Quanto à qualidade de jogo, o Benfica, quanto muito, foi a 6ªEquipa a pratica melhor futebol. E estou a ser amigo.

Nesse dominio, sem dúvida, Sporting e Porto, muito melhor.

E claro que concordo quanto ao voltar à estaca zero.

Fernando Santos foi o maior erro dos últimos anos do Benfica. Logo a seguir, a trocar-se Mourinho por Toni.

Koeman poderia e deveria ter-se mantido, Trappa também. E mesmo Quique Flores, talvez também fosse melhor manter-se. Por isso é que digo. Quem me dera que o Benfica ganhe hoje 6-0. O segredo do sucesso do Sporting, nos ultimos anos, comparativamente a outros tempos, é precisamente a manutenção de Paulo Bento (para além de muitos outros factores como ser a melhor escola de formação do mundo). Jesualdo no Porto, a mesma coisa. E aí, sem dúvida, Benfica anos luz.