Em bom futebolês, por Pedro Mendonça

>> sexta-feira, 8 de maio de 2009

Podemos esquecer 2008/09?

A época desportiva está a chegar ao final e algumas considerações terão de ser feitas. Numa temporada de altos e baixos em que o FC Porto volta a dominar, o Benfica a defraudar, o Sporting a cumprir, a Selecção a falhar, os ordenados por pagar, a arbitragem... sem argumentos.

FC Porto – Volta a mostrar a eficácia habitual. Entrou mal no campeonato mas cresceu quando foi preciso. E quando não foi capaz utilizou a táctica de há muitos anos: controlar os clubes adversários com jogadores emprestados. E quandos desafios perdeu?

Benfica – Que desilusão! O melhor plantel dos últimos10 anos, o treinador com melhor discurso de sempre, mas provavelmente o mais fraco ao nível técnico. Com Reyes, Aimar e Suazo, para não falar de outros, o terceiro lugar é curto (a ver vamos se termina nessa posição). Muitos erros, e uma Taça da Liga que não apaga a péssima época...e péssima estreia de Rui Costa.

Sporting – Mérito de Paulo Bento. Com um plantel mediano, aproveitou para lançar mais jogadores da formação e arrisca-se a terminar em posição de ida à Champions. É verdade que não vai ganhar nada esta temporada, mas quantos jogadores não se valorizaram? Sabem com que orçamento? Três vezes menos que o de Benfica e duas vezes menor que o do FC Porto. Aposta na formação é exemplo a seguir.

Arbitragem – São efectivamente o elo mais fraco do futebol português. Não acredito que errem propositadamente. Se assim fosse, e vou ser polémico, seriam inteligentes porque aproveitariam a posição que têm para tirar dividendos. Porém, os erros, são de pura incompetência. Os árbitros portugueses são incompetentes. São maus tecnicamente, horríveis disciplinarmente e mal preparados fisicamente. Profissionalização? Dar mais dinheiro a uma classe que tão mal faz ao futebol português? Não creio! Nem Jorge Sousa, para mim o melhor árbitro em Portugal se safa. Exemplo disso foi a péssima arbitragem no jogo da Choupana, com demasiados erros para um só jogo. Já para não falar de Lucílio, Xistra, Proença, Paixão, Baptista e... não quero encher este blogue com nomes de incompetentes. Mas a lista é grande acreditem.

PS – Grande Ronaldo na Champions. Anseio pelo duelo CR7vsMessi na final da competição.

1 comentários:

Ana 9 de maio de 2009 às 13:42  

Esta época foi uma desilusão, para mim que sou Sportinguista lol. Esperei sempre muito mais do que o que vi ao longo da época e confesso, tinha mesmo a convicção de que seria este ano que veria o meu Sporting ser campeão outra vez.

Enfim, mais do mesmo ! Premier league é o que está a dar, é o campeonato mais show do momento.