Em bom futebolês, por Pedro Mendonça

>> sexta-feira, 1 de maio de 2009

Futebol, o paraíso fiscal do Século XXI

Hermínio Loureiro, presidente da Liga, veio pomposo falar aos microfones da comunicação social para dizer que a instituição a que preside não iria compactuar com os clubes que devem ordenados aos seus trabalhadores e que estes iriam sofrer penalizações graves se não liquidassem os salários. A intenção à primeira vista é boa, mas depois...

O esquema é simples: A proposta de Hermínio Loureiro é que os clubes que tiverem ordenados em atraso durante 3 meses sejam penalizados com 3 pontos no campeonato. Não está mal. Mas vejamos as coisas como elas são.

1) – A medida anunciada era a descida de divisão para os incumpridores; agora perdem 3 pontos (ui que medo, vou perder 3 pontinhos)
2) – Como todos sabem a maioria dos clubes devedores só falha pagamentos a partir de Novembro / Dezembro (excepção feita ao Estrela). Quer isto dizer, em termos práticos que: um clube falha o pagamento de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. No início de Março é notificado para pagar os meses em atraso, correndo o risco de, se não o fizer perder 3 pontos. Ok. Mas eu, presidente do clube, esperto, recorro da decisão e provo por A mais B que até já paguei qualquer coisa. Ora 1 mês para o recurso e já vamos em... Abril. Recurso indeferido. Ou paga ou perde 3 pontos. Pronto, está bem eu pago um mesinho e já estou na legalidade. Chegamos a Maio e novo aviso...AH! Esperem, o campeonato acabou e eu, presidente esperto, só paguei Setembro, Outubro, Novembro e um mês à vossa escolha...Mas tudo dentro da legalidade.
3) – O presidente do Varzim veio defender os clubes, dizendo que estamos numa época de crise e que o futebol não pode ser excepção, por isso estas são medidas descabidas... Ora então senhor Lopes de Castro, assim se chama o senhor, estamos em crise não pagamos aos jogadores, é isso? Eu tenho uma sugestão melhor: estamos em crise... fecha o clube?! E se não há dinheiro a culpa é de quem? Dos jogadores ou do presidentes?!
4) Hermínio Loureiro também apela à contenção salarial... Tem razão. Mas senhor Loureiro sabe qual é o ordenado médio nas equipas da metade inferior da classificação. Eu ajudo: 3500 euros. Quanto ganham os directores executivos da Liga? Contenção salarial senhor Loureiro.

ATÉ QUE ENFIM BENFICA
Gostei de ver o Benfica jogar com o Marítimo o Domingo. Sem preocupações defensivas, a equipa jogou desinibida e convenceu durante cerca de 60 minutos. Quique Flores é um Scolari mas em versão espanhola. Teimoso até mais não, mas finalmente percebeu como é que o Benfica pode render e que Nuno Gomes e Cardozo têm de jogar juntos, que Rúben Amorim é médio centro e não extremo, que Reyes tem de jogar na esquerda...por aí. Pena que a teimosia lhe tenha feito perder tantos pontos.

COINCIDENCIAS DO DRAGÃO
Este pequeno texto deveria vir no início porque se trata de uma piada. Não é um apanhado mas quase. O V. Setúbal foi jogar ao Dragão, com o FC Porto, e, na primeira parte, anulou o meio-campo azul e branco, sendo que, a única oportunidade do jogo foi de Bruno Gama. No entanto, o caudal ofensivo até era dos sadinos.
No entanto, no início da Segunda parte, Carlos Cardoso, histórico treinador setubalense tira...Leandro Lima, o melhor jogador em campo e 2 minuntos depois, Bruno Gama, o segundo melhor... O que é que isto tem de piada? Simples: ambos os jogadores estão vinculados ao FC Porto. E em casa mandam eles. Percebem agora como se vão juntando pontos importantes no campeonato. Não? Liguem ao senhor Jorge Nuno, ele explica.

0 comentários: