Costa – Nos Intervalos da Chuva

>> sábado, 16 de maio de 2009

Dois anos volvidos após a eleição de António Costa como Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na véspera de um novo acto eleitoral, que bom seria, estar aqui a discutir o trabalho feito pelo edil socialista. Que bom seria, que as páginas dos jornais, os debates nas rádios e nas televisões tivessem como pano de fundo as boas e as más decisões de António Costa. Mas não.

António Costa é aquele tipo de político que dificilmente se consegue dizer mal. Mas é também, seguramente, um político de quem nunca se conseguirá dizer bem. Simplesmente estes dois anos foram um rotundo 0. Nada foi feito e nada foi decidido. Hoje não podemos discutir uma única obra do executivo Socialista.

Os dois argumentos que vão sendo afiançados, é a minoria da Assembleia Municipal e as alegadas condições financeiras que António Costa teria encontrado em Lisboa. Quanto à segunda razão, nada poderia ser mais errado. Fazendo uma análise comparativa com outros orçamentos, Santana Lopes, por exemplo, pegou na Câmara com uma situação financeira, em nada melhor. Relembre-se, que foi poucos anos depois da Expo 98. Sobre a minoria, o mesmo sucedeu com Santana Lopes. Nada de novo, portanto. E basta de desculpas.

A verdade é só uma: António Costa gosta de andar pelos intervalos da chuva, de forma a não se molhar. Tem medo de decidir. Nada faz, para não ser criticado e julga que através desse expediente e de algumas coligações e jantares mais esquisitos, conseguirá ser reeleito. Não sei se será. Tenho a absoluta convicção de que não. Mas não posso garantir com toda a certeza de que isso irá acontecer. Acho improvável.

Mas uma certeza eu tenho. É que, nas Autárquicas para Lisboa, apenas poderei escrever sobre a obra de Santana Lopes.O edifício que serve centenas de estudantes na Avenida das Forças Armadas, a Quinta dos Lilases, o Terminal em Sete Rios, o Jardim do Arco do Cego, a Quinta das Conchas, o Túnel do Marquês ou as 7 piscinas municipais são apenas exemplos do mandato de Santana Lopes.

Pedro Santana Lopes, tem obra feita. Isso é inegável. Goste-se mais ou menos do estilo, valorize-se mais ou menos a obra, Pedro Santana Lopes decide. Quanto a mim bem. E é disso que se vai falar nestas eleições, algo inédito. Não há qualquer trabalho feito pelo actual presidente da Câmara. Vamos ter que falar do trabalho anterior. Costa, nos intervalos da chuva, nada tem para dizer aos lisboetas. É pena. Pode ser que se molhe.

6 comentários:

LP 16 de maio de 2009 às 20:50  

Fazer obra hipotecando o futuro financeiro em Lisboa e na Figueira? Tenha vergonha Tiago Mendonça e veja a gestão ruinosa que esse Sr fez por todo o lado onde passou. Mau era de Lisboa se ele fosse eleito. Podiam abrir a falência técnica e vender o edíficio da Praça do Munícipio.

Tiago Mendonça 16 de maio de 2009 às 23:20  

LP,

Obrigado pelo seu comentário.

Entre 2002 e 2006, isto é, durante os mandatos do Dr.Santana Lopes e do Eng.Carmona Rodrigues, as receitas da Câmara Municipal de Lisboa, foram de 2962,9 milhões de euros. As despesas 2941,8 milhões de euros, o que dá um lucro de 21,1milhões de euros.

E neste período o Dr.Santana Lopes fez obra. Enunciei-a no post. O Dr.António Costa tem 0 obras feitas. E a condição financeira e política era, em limite, igual à que o Dr.Santana Lopes tinha quando começou as suas funções.

Mas já não é mau partirmos do pressuposto, unanimemente aceite, que Santana Lopes tem obra e António Costa não.

Quanto à falência técnica e à venda do edificio da Praça do Municipio, não se preocupe. Santana Lopes vai mesmo ganhar, mas isso não vai, acontecer.

É preciso é calma. Cada vez mais, tudo faz sentido.

Tibério Dinis 17 de maio de 2009 às 00:21  

Tiago tens noção que qualquer obra que referiste no teu post é impossível no período que António Costa está na CML. Arranjar dinheiro, fazer projecto, começar a execução e inaugurar no tempo que António Costa está em Lisboa?

Quanto tempo demorou cada obra que referiste, desde a faze de projecto até à inauguração? Desafio-te a colocar entre aspas os tempos.

Quanto à AML, então porque é que o PSD também não fez cair a AML? Talvez para limitar o Presidente que fosse eleito, ACosta nã teve nem o tempo que Santana teve em Lisboa, nem a AML correspondente.

Haja Saúde

Tiago Mendonça 17 de maio de 2009 às 00:43  

Tibério,

Santana começou o seu mandato em 2002. Fez o ano de 2002 e 2003 completo, mais 6 meses em 2004. Retomou depois, meia duzia de meses em 2005. Tudo junto, no máximo 3 anos. António Costa irá fazer mais de 2 anos. Isto é, António Costa teve 2/3 do tempo que teve Santana Lopes. Apenas lhe pedia que apresentasse, va lá, 1/3 da obra.

Não te sei indicar tempos exactos, mas por exemplo, o jardim no Arco do Cego, e o terminal para Sete Rios, foi uma obra rápida. As piscinas municipais foram obras rápidas.

A questão é que em 2 anos, não se fez absolutamente nada. Nem muito, nem pouco. Nada.

LP 17 de maio de 2009 às 00:56  

Caro Tiago,
obviamente que tem noção do que as auditorias e as contas feitas por entidades imparciais dizem do período que indicou. Será a laranja que não o permite? Creio que sim.
Tenho de concordar consigo efectivamente, o edifício da Praça do Municipio só não será vendido porque não será mesmo o Sr. Santana Lopes a ganhar as eleições. Digo-lhe mais, haverá uma vitória da esquerda sim, resta saber se será esmagadora ou se o Sr. António Costa terá de partilhar alguns votos com a Vereadora Helena Roseta. A discussão passará apenas e só por aí. O Sr. Santana Lopes será um bom Vereador, ninguém duvidará.

Saudações

Tiago Mendonça 17 de maio de 2009 às 01:06  

LP,

Como lhe digo, não faço futorologia. Estou absolutamente convicto, no entanto, que será mesmo o Dr.Santana Lopes a ganhar as eleições. Embore considere, que não existirá uma vitória esmagadora em favor de qualquer um dos candidatos. Será uma vitória, não digo tangencial, mas por 5 ou 6 pontos percentuais. Creio que Santana terá vantagem.

Os dados que lhe apresentei são objectivos. E a obra está à vista de todos.