Sobre a campanha que o Sporting tem montado...

>> domingo, 19 de abril de 2009

...um excelente comentário de Nuno Figo, no blogue A vedeta da Bola. Como pano de fundo o jogo de ontem, em que o Sporting venceu o Vitória. A transcrição:

"NunoFigo disse...

A despropósito... ontem no final do Guimarães-Sporting, com aquela reacção absurda de Paulo Bento no final, fiquei a pensar que chorar e gritar, como o Sporting faz, vale a pena.

Parecia que o Sporting tinha sido saqueado... quando, no final de contas, apenas tinha visto um lance de jogo perigoso ser BEM anulado (não foi, portanto, um golo anulado). Pelo caminho, Derlei não levou amarelo por BÁRBARA simulação de grande penalidade, nem amarelo pelos protestos veementes num lance em que lhe assinalaram (bem) falta, nem vermelho por jogo brutal numa entrada sobre Moreno.

Lembrava-me ainda dos inúmeros livres directos que Paixão ofereceu ao Sporting, bem perto da área; da forma como conseguiu apitar sempre uma falta ao ataque do Vitória em cada centro feito para a área do Sporting.

Pensava também... se esta malta do Guimarães tivesse a mesma eficácia demonstrada contra nós (ou pela Académica... contra nós), o Sporting bem podia ter saído com uma goleada da cidade-berço.

Paulo Bento foi depois expulso... Escândalo? Eu pergunto é como é que está no banco, depois das declarações que tem feito!!!

Pergunto ainda como estão a jogar Pedro Silva, Moutinho, Caneira e Polga... que chamaram "ladrão" ao árbitro na final da Taça da Liga (Katso falou de "brincadeira" e levou prontamente um jogo).

Que interessa se o Sporting foi BENEFICIADO?
Os gritos e urros de dor dos técnicos, jogadores e dirigentes levam a opinião pública a gritar o contrário. E ao colinho e com choradinho, lá vão andando felizes e contentes.

É esta a merda de Liga que temos.
Cada vez vejo mais futebol inglês."

9 comentários:

Jorge Batista 19 de abril de 2009 às 20:04  

Post inútil e, permite-me a expressão, saturante. Um assunto que insistem e insistem quando se calhar nem tiveram olhos para ver, ou não os quiseram abrir durante o campeonato todo, para não falar da final da taça da liga.

O golo anulado ao Carriço foi mal anulado segundo muitos analistas, provavelmente mais neutros que vocês, o Bruno Paixão nem sequer teve dúvidas em validar o golo mas, mas uma vez, o fiscal de linha do outro lado lá conseguiu vislumbrar... isso sim, é campanha.

Olhem para o Porto quando é carregado ao colo, até para o Sporting quando de facto existe um jogo mais polémico, agora isto? Olhem antes para o vosso umbigo e para o magnífico futebol do glorioso.

Cumprimentos.

Ana 19 de abril de 2009 às 21:54  

É o 3º lugar desta época e o 4º lugar da época a falar mais alto, que é que se há de fazer. Em vez de falarem do próprio clube, não. Têm de vir falar do Sporting.

Também não dispenso dizer que este post era escusado. E posts assim não comentarei mais.

Anónimo 19 de abril de 2009 às 22:08  

este até podia ser um blogue de referencia de opinião e intervenção só que perde-se em comentarios inuteis e stupidos de bola

Tiago Mendonça 20 de abril de 2009 às 02:58  

Caros,

Em primeiro lugar este blogue não visa, embora agradeça o elogio, ser uma referência na blogosfera no que a blogues de intervenção política diz respeito.

Pelo contrário, é um blogue pessoal, intimista, de grande proximidade entre o autor e os seus leitores. Não pretende ser um exemplo. Não pretende sequer ser imparcial. Sou do Benfica, e como tal, provavelmente, serei parcial.

Falo de Futebol, Política, Direito, Amigos, Família, Religião. Enfim. De tudo. Acho que quem lê me fica a conhecer um pouco melhor.

Jorge,

Levo isto na brincadeira. De forma descontraída. Não vi o jogo. Talvez o Sporting tenha razão de queixa. E sim, nem comparo o Sporting ao Porto. Claro que a visão é parcial. Como tu, por exemplo, no Derby, és parcial. Dizeres que um erro isolado num jogo (final da taça da liga) é menos escandaloso que a roubalheira do Benfica-Académica só é desculpável por teres uns óculos verdes colocados.

Mas deixa-me elogiar-te: És o adepto do Sporting mais imparcial que conheço. Admiro em ti essa capacidade.

Ana,

"Têm de vir falar?" Enfim.

Anónimo,

Procurarei reduzir um número de post's sobre futebol. Não por achar que são "stupidos". Mas porque, ainda que em primeiro plano observe o blogue como o meu espaço de liberdade onde escrevo tudo o que me apetece, penso também no que o meu "público" gosta de ler.

Portanto, para todos:

Se estes post's são saturantes, tentarei moderar.

Obrigado por comentarem.

Anónimo 20 de abril de 2009 às 12:51  

Futebol português só vejo para me distrair. Para ver futebol a sério é ver a Premier League e o renovado calcio, que nos últimos 2/3 anos tem tido - ainda muito táctico, é certo - jogos corridos, com um cattenacio mais fluido). Espanha perde classe nestes mesmos 2\3 anos: muitas estrelas, muita correria, mas pouco futebol.

Quanto aos nossos casos há muito que tenho esta leitura: nem Benfica, nem Sporting, nem Porto têm moral para se queixar das arbitragens. São prejudicados e são beneficiados, nem sempre na medida certa. Tentem seguir uma equipa do meio da tabela e vejam o que é sofrer e ser prejudicado à grande. Este ano até foi bem notório as vezes que o Braga foi prejudicado; há dez anos era o Boavista.

Tiago Mendonça 20 de abril de 2009 às 13:25  

Nélson,

Concordo contigo. Da análise que faço este ano, baseando-me em dados de quem acompanha os três grandes (remeto para o Vedeta da Bola - basta carregarem na etiqueta real) dos três grandes o Benfica foi o mais prejudicado. Depois o Porto, e o mais beneficiado foi o Sporting.

Mas sem dúvida alguma, que provavelmente, os três grandes são os três mais beneficiados da prova. Braga foi prejudicado. Guimarães foi altamente prejudicado. E repara: O ano passado o Vitória foi levado ao colo, até conseguir o terceiro lugar, remetendo o nosso Benfica para quarto. Este ano, após o desentendimento com o Porto, porcausa da Champions é altamente prejudicado.

Não se percebe muito bem. Tudo isto soa a falso.

Sobre o Sporting, e para fechar o dossier, tenho saudades dos tempos de Dias da Cunha. Homem sério. Primeiro na linha de combate ao sistema e ao Sr.Pinto da Costa. Não se sentava ao lado.

Comprar Postiga por 10 milhões e ainda deixar ir para o Porto, um dos mais promissores talentos da academia (Diogo Viana) cheira-me a esturro. Em especial para um clube como o Sporting que contrata jogadores baratos e dá grande importância aos frutos da formação.

António Lopes da Costa 20 de abril de 2009 às 16:28  

Caro Tiago, eu não vou comentar este artigo.
O Benfica, na semana passada, pressionou o árbitro. O "boneco" que disse que o Sporting tinha mau perder foi o mesmo que, semanas depois, vem fazer o que o Sporting fez no Algarve.
Este ano, o Sporting foi afastado da Taça de Portugal, impedido de vencer a Taça da Liga e no campeonato, jornada após jornada, o Sporting vai sendo sucessivamente prejudicado. Desde a primeira jornada (do penalty a 3 metros da área até a pouca vergonha deste fim-de-semana.
Penso que chega dizer isto que lhe escrevi. Não vou comentar mais nada.

Tiago Mendonça 20 de abril de 2009 às 19:28  

Gosto de colocar estes post's, precisamente, porque despertam a clubite que existe em cada um de nós e tornam as discussões mais apaixonadas, emocionais, menos racionais.

Quanto aos comentários, três de adeptos do Sporting. Um de um adepto do Benfica (O Nélson). Três do sporting, afirmando que o Sporting é espoliado. Um do Benfica, falando que o Benfica é beneficiado como todos grandes afirmando que são os clubes de meio da tabela os mais prejudicados.

Eis a diferença. E com isto encerro o dossier :)

Diogo Agostinho 22 de abril de 2009 às 12:20  

Não se pode tirar essa conclusão.

Quem tá de barriga cheia não reclama! Ahahah